Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização do trigésimo segundo Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Feira das Américas.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Realização do trigésimo segundo Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Feira das Américas.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2004 - Página 32543
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONGRESSO BRASILEIRO, AGENCIA DE TURISMO, VIAGEM, FEIRA, AMERICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, SIMPOSIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SETOR, TURISMO, BRASIL.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sempre vislumbrei no turismo uma oportunidade de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social de forma perene e sustentável. A indústria do turismo vem ocupando, a cada dia, uma importância maior na economia das nações, chegando a representar, em alguns casos, a principal fonte de renda e de geração de empregos.

Por isso é enorme meu entusiasmo em ter sido convidado para o 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Feira das Américas, o maior e mais importante evento profissional do setor. Este evento, idealizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, instituição de grande credibilidade e que é uma forte aliada na luta pelo incremento do turismo brasileiro, é também uma oportunidade para selar a aliança rumo ao desenvolvimento do setor.

A prova de sua credibilidade fica explícita na presença maciça e significativa de autoridades e empresários turísticos com a realização anual deste Congresso. Na edição de 2002, que aconteceu no mês de agosto em Recife, a ABAV recebeu 15 mil profissionais e, para entrar no calendário mundial e aumentar a visibilidade de seu evento, a ABAV escolheu o Rio como sede fixa da sua exposição. Apesar de todas os problemas acerca da segurança, a cidade maravilhosa é um pólo turístico que representa nosso país em todo o mundo.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) conta hoje com cerca de três mil empresas associadas que controlam 80% do movimento de mercado nacional, englobando a cadeia de comercialização de passagens aéreas, hospedagem, transportes terrestres, locação de automóveis, cruzeiros marítimos e outros fornecedores. As agências das viagens brasileiras representam uma das maiores redes distribuidoras de produtos do Brasil. É um segmento que mantém 35 mil empregos diretos e mais de 100 mil empregos indiretos, além de ser responsável por cerca de 80% da comercialização de passagens aéreas no País.

Aproveito o tema para reiterar elogios ao Exmº Sr. Ministro Walfrido dos Mares Guia e sua equipe, assim como a Embratur, órgãos que estão implementando ainda mais o trabalho de conscientização do brasileiro para o turismo. Prova do trabalho empenhado por todos esses órgãos e empresários do setor é que hoje temos as Subcomissões de Turismo - tanto na Câmara Federal como no Senado, a qual criei e hoje presido.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil, com seu imenso potencial, não pode desperdiçar uma oportunidade dessas. Com um território de dimensões continentais, mais de sete mil quilômetros de praias maravilhosas e sol o ano inteiro, não pode abdicar da exploração da atividade turística. Felizmente, nossas autoridades, nossos empresários e os brasileiros em geral estão se convencendo do nosso potencial turístico e de sua importância como forma de entretenimento e como fonte de renda.

Como Presidente da Subcomissão de Turismo, quero solicitar o apoio de todos os colegas e de todo o setor ligado ao turismo nessa missão. Parabenizo assim a ABAV e seu presidenteTasso Gadzanis, pela perfeitaorganização, um exemplo de como um evento deve ser realizado. Parabéns a todos os presentes que honraram tão digno evento para a indústria do turismo brasileiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2004 - Página 32543