Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Roberto Marinho.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Roberto Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2004 - Página 41501
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, ROBERTO MARINHO, JORNALISTA, EMPRESARIO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, gostaria de fazer coro às vozes dos Líderes José Agripino e Arthur Virgílio, homenageando o grande comunicador Roberto Marinho.

É bom lembrar Roberto Marinho como um sonhador, homem de idéias firmes, que sempre respeitou a idéia dos adversários. Talvez isso explique a unanimidade que hoje seu nome representa neste País.

Todos nós lembramos o homem que integrou o País por uma rede de telecomunicações que atinge 99,8% dos municípios brasileiros. São 113 emissoras geradoras e afiliadas, e uma programação que leva a cultura brasileira a 130 países.

Mas esse grande empreendedor, o empresário que contribuiu para projetar o Brasil no cenário internacional, não construiu apenas um império da comunicação.

Gostaria aqui, neste dia em que se comemorariam seus cem anos, de destacar o papel de Roberto Marinho na educação e na defesa da cidadania. Ele pautou a atuação de suas empresas por extrema sensibilidade social. As campanhas Criança Esperança, Ação Global, Ciranda da Educação, Amigos da Escola, Globo Comunidade, Prêmio Jovem Cientista, além das vinhetas de cidadania, solidariedade, saúde, paz no trânsito, são apenas alguns exemplos, de milhares, do cotidiano da TV Globo, iniciativa e sonho desse grande homem.

Fazem parte da memória afetiva de todos nós os capítulos do Sítio do Pica Pau Amarelo, os programas Globinho, Globo Ciência, Globo Ecologia, como também o Canal Futura.

As crianças brasileiras talvez não saibam, mas é preciso que este momento seja reverenciado, para que aprendam no futuro a conhecer o grande brasileiro Roberto Marinho, um homem que sempre amou a vida, a arte, os esportes e o Brasil.

            Portanto, mais uma vez, quero aqui aplaudir a iniciativa dos Líderes Arthur Virgílio e José Agripino, por prestarem nesta Casa essa justa homenagem a um brasileiro que é orgulho para este País.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2004 - Página 41501