Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Exército.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Dia do Exército.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9755
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, INDIO, COMENTARIO, NECESSIDADE, PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA.
  • HOMENAGEM, DIA, EXERCITO, DEFESA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, CIDADANIA, BEM ESTAR SOCIAL, POPULAÇÃO, COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, HISTORIA, BRASIL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o dia de hoje, 19 de abril, constitui-se numa data muito especial para todos os brasileiros. Além de comemorarmos o Dia do Índio, comemoramos também o Dia do Exército, em uma homenagem das mais justas e merecidas a essa instituição que tantos serviços presta ao País.

O Dia do Índio nos remete a uma profunda reflexão sobre o que temos feito e o que podemos fazer para proteger e preservar as diversas nações e etnias indígenas que habitam o nosso País, mantendo, assim, vivas a nossa história, a nossa cultura e a nossa tradição.

Pretendo, porém, neste curto espaço de tempo, destacar a importância do Exército Brasileiro na promoção da cidadania e do bem-estar da população. Instituição secular, o Exército brasileiro completa hoje 357 anos de existência, data que marca a vitória brasileira na 1ª Batalha dos Guararapes, em 1648, ocasião em que as três raças formadoras do nosso povo, índios, brancos e negros, uniram-se para expulsar o invasor estrangeiro do Nordeste do País.

Na memorável epopéia dos Guararapes não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de expulsar o invasor. Ali foram lançadas as sementes da nacionalidade brasileira e do nosso Exército.

Desde então, o Exército vem prestando inestimáveis serviços à Nação brasileira. A sua presença e atuação podem ser sentidas não só na proteção de nossas fronteiras e na defesa de nossa soberania, mas também no dia-a-dia da população. O Exército promove e participa de diversas ações voltadas para a promoção e o exercício da cidadania.

O glorioso Exército brasileiro promove, ainda, o País no concerto das nações. Exemplo dessa promoção é a respeitada presença do Exército brasileiro em território estrangeiro, atendendo aos reclamos da ONU. Testemunhei uma dessas missões do Exército, juntamente com as outras Armas brasileiras e em cooperação com forças de outros países, não em uma ocupação militar mas em uma presença de paz, procurando contribuir para o grande esforço de reordenamento institucional do Haiti. Em uma situação caótica de conflagração civil, as forças da ONU, comandadas pelo operoso brasileiro, General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, e o Exército brasileiro, comandado pelo competente General Américo Salvador de Oliveira, buscavam restabelecer a harmonia, o respeito e a ordem naquela nação, onde uma luta fratricida ceifava vidas de homens, mulheres e crianças.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a situação em que se encontrava o cidadão haitiano realmente agredia a dignidade humana, até que a ONU, com destaque para a presença das Forças brasileiras, particularmente o Exército, restabeleceu a harmonia, a busca pelo entendimento, conseguindo expulsar do meio da sociedade haitiana as mazelas que a afligiam.

Portanto, o peito do cidadão brasileiro encheu-se de orgulho por ter uma instituição importante do Brasil dando inestimável contribuição ao Haiti, na hora em que o país mais precisava.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao render as minhas homenagens ao Exército brasileiro, desejo, na pessoa do seu comandante, o General-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque, cumprimentar cada um dos integrantes dessa corporação, formada por homens e mulheres, brasileiros de todos os cantos do País, representantes genuínos de nossa gente, pelos relevantes serviços que prestam à Nação. Agradeço, ainda, a honrosa distinção que me foi concedida, a Ordem do Mérito Militar, na manhã de hoje.

O Exército brasileiro honra, no presente, os exemplos legados de seu patrono, o Marechal Duque de Caxias, e cultiva suas mais caras tradições, cumprindo, diuturnamente, seu sagrado dever de preservar a soberania e a integridade do Brasil.

Parabéns ao Exército brasileiro!

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2005 - Página 9755