Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à atuação do Senador Sérgio Guerra na liderança do Bloco da Minoria e cumprimentos ao Senador José Jorge que assume aquela liderança. (como Líder)

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogios à atuação do Senador Sérgio Guerra na liderança do Bloco da Minoria e cumprimentos ao Senador José Jorge que assume aquela liderança. (como Líder)
Aparteantes
Eduardo Azeredo.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2005 - Página 13331
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, COMPETENCIA, SERGIO GUERRA, SENADOR, LIDERANÇA, MINORIA.
  • CONGRATULAÇÕES, POSSE, JOSE JORGE, SENADOR, LIDERANÇA, BANCADA, MINORIA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela Liderança do PSDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Romeu Tuma, quero dizer que V. Exª é um dos Parlamentares mais respeitados do nosso Congresso. Não apenas São Paulo lhe admira, mas o Brasil inteiro, especialmente Santa Catarina. Por isso, queremos agradecer a forma elástica adotada por V. Exª para que todos os Senadores possam usar da tribuna.

Primeiramente, quero cumprimentar o meu amigo Sérgio Guerra, este homem que é um dos grandes Parlamentares do nosso País. Durante o período em que foi Líder da Minoria aqui no Senado Federal, S. Exª fez uma oposição com respeito, uma oposição de transparência, sem raiva, mostrando o lado que o Governo deve seguir, mostrando os erros do Governo. A própria Base do Governo aqui usou o microfone da mesma forma, reconhecendo o brilhante trabalho de Sérgio Guerra.

Nós o temos como um dos nossos melhores amigos. Aprendemos muito com Sérgio Guerra, pelo brilhante Parlamentar que foi como Deputado Federal e que é como Senador. Então, meus cumprimentos, Senador Sérgio Guerra.

O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Senador Leonel Pavan, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Da mesma forma, desejo um bom trabalho e que faça também uma oposição segura e firme o Senador Eduardo Jorge, ou melhor, o Senador José Jorge, do PFL - Eduardo Jorge é do PSDB, mas é também da Oposição e a faz com respeito.

Concedo um aparte, com muito orgulho, ao nosso Presidente do PSDB, Senador Eduardo Azeredo.

O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Senador Leonel Pavan, eu não poderia deixar também de me manifestar aqui, neste aparte a V. Exª, porque, nesse período em que a Minoria esteve sob a Liderança do Senador Sérgio Guerra, realmente pudemos aprender mais sobre S. Exª. O Senador Sérgio Guerra é uma pessoa de argumentação muito forte, que realmente convence; possui uma capacidade de articulação, de buscar a conciliação. Na verdade, o Parlamento é feito dessa maneira. É preciso entender as diversas posições para se poder chegar a um consenso ou, pelo menos, ao que seja a vontade da maioria. Além disso, o Senador Sérgio Guerra foi muito leal com os seus colegas e companheiros nesse período. Não é à toa que o nome de S. Exª é lembrado para vir a disputar o Governo de Pernambuco, nas eleições no próximo ano, pelo nosso Partido, o PSDB. Dessa maneira, quero aqui registrar os nossos cumprimentos e agradecimentos ao Senador Sérgio Guerra, pela sua atuação. Reitero que uma de suas qualidades principais é exatamente a da argumentação. S. Exª é extremamente convincente na sua argumentação. Assim, fica registrado o nosso cumprimento. Da mesma maneira, Senador Pavan - só mais um momento -, quero desejar a outro pernambucano, o Senador José Jorge, que assume agora a Liderança da Minoria, que tenha esse mesmo trabalho de oposição madura que fazemos aqui no Congresso Nacional. Não é uma Oposição barulhenta, como foi feita no passado contra o Governo tucano. É uma Oposição de quem quer realmente discutir e colocar o interesse do País à frente. Não são meras palavras. Sou uma pessoa de pouco discurso, de poucas palavras. Gosto realmente de buscar ações. Isso tem sido feito por nós do PSDB, do PFL e do PDT, partidos que compõem a Bancada da Minoria. Concluo, cumprimentando também o Senador José Jorge e desejando muito sucesso a S. Exª.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Em respeito aos demais companheiros - vejo o Senador Heráclito Fortes já angustiado -, eu tinha um pronunciamento a fazer referente à Cide, sobre rodovias, sobre a infra-estrutura do nosso País, sobre os descasos com as rodovias, em todos os cantos do Brasil, sobre um decreto do Governo que reduziu os impostos da Cide...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Falaria ainda sobre o salário mínimo, que sobe menos do que nos anos de Fernando Henrique Cardoso, mas deixarei esse pronunciamento para uma próxima oportunidade, para que todos possam também usar a tribuna hoje, já que tantas e tantas vezes também colaboraram conosco. Então, agradeço ao Presidente.

Senador Heráclito Fortes, tenha certeza absoluta de que o PSDB e o PFL sempre vão fazer oposição com firmeza, mostrando ao PT o caminho que realmente deve seguir, já que se perdeu no caminho pelo qual entrou. Tenho dito que o Partido está mais perdido do que cego em tiroteio, infelizmente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2005 - Página 13331