Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do Projeto de Lei do Senado 154, de 2005, de autoria de S.Exa., que tem por objetivo autorizar o Poder Executivo a federalizar a Universidade da Região da Campanha - URCAMP, localizada na cidade de Bagé, e com campus em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Sant'ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Itaqui.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Defesa do Projeto de Lei do Senado 154, de 2005, de autoria de S.Exa., que tem por objetivo autorizar o Poder Executivo a federalizar a Universidade da Região da Campanha - URCAMP, localizada na cidade de Bagé, e com campus em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Sant'ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Itaqui.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2005 - Página 15502
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, FEDERALIZAÇÃO, UNIVERSIDADE, REGIÃO, MUNICIPIO, BAGE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CAMPUS AVANÇADO, MUNICIPIOS, INTERIOR, OBJETIVO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, INCENTIVO, INVESTIMENTO, PESQUISA CIENTIFICA, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, ESTUDO TECNICO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, CAMPANHA, MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, CONCLAMAÇÃO, APOIO, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Região da Campanha no Rio Grande do Sul tem acumulado ao longo dos últimos anos um enorme atraso econômico que vem provocando o aumento gradativo das taxas de desemprego e, por conseqüência, o empobrecimento da população.

Preocupado com a falta de investimentos, com o desenvolvimento da região e, também, pensando em fomentar políticas eficazes para o seu crescimento econômico e social, apresentei o PLS 154/2005.

O projeto tem por objetivo autorizar o Poder Executivo a federalizar a Universidade da Região da Campanha - URCAMP, localizada na cidade de Bagé, e com campus em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Sant’ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Itaqui.

Tenho a certeza de que com a transformação da URCAMP em universidade federal iremos estimular as produções científicas, tecnológicas e de conhecimento, que sem dúvida, influenciarão nos setores produtivos e econômicos.

A Reitoria da Universidade já entregou ao Ministério da Educação um projeto de viabilidade e descrição da região econômica atendida pela instituição a fim de argumentar a respeito da importância da federalização desta entidade educacional.

O projeto contempla um estudo aprofundado da situação econômica e acadêmica da instituição e uma radiografia da região da campanha e da fronteira sudoeste em seu contexto socioeconômico.

A Direção da Universidade está promovendo uma verdadeira movimentação popular na região para a concretização da federalização. Estão sendo organizadas audiências públicas em seus 8 campus universitários com a participação de toda a comunidade local.

Foi, também disponibilizado no site da URCAMP um abaixo assinado eletrônico, online, na busca de apoio para a concretização desse projeto.

Recebi do Reitor da URCAMP, Francisco Arno Vaz da Cunha, o honroso convite para integrar a Comissão de Coordenação Central que trata do projeto de federalização da Universidade.

O Projeto que apresentei está na Comissão de Educação do Senado Federal. O Senador Hélio Costa, presidente da referida Comissão, chamou para si a responsabilidade da relatoria do projeto, demonstrando sua preocupação com todas as regiões do país.

Confio na disposição do Ministro Tarso Genro para com o desenvolvimento da região e no apoio das senhoras e senhores senadores para a aprovação do PLS 154/2005.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2005 - Página 15502