Discurso durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a CPI dos Correios. (como Líder)

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Considerações sobre a CPI dos Correios. (como Líder)
Aparteantes
Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2005 - Página 16340
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO). GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ACUSAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), PROTEÇÃO, EMPRESA, LAVAGEM DE DINHEIRO.
  • NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, HOMICIDIO, EX PREFEITO, TESTEMUNHA, MUNICIPIO, SANTO ANDRE (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, OBSTACULO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • LEITURA, RESUMO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENCONTRO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), DISCUSSÃO, REFORMULAÇÃO, BANCADA, APOIO, GOVERNO.
  • CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, PROVIDENCIA, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Pela Liderança do PSDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não tive chance de falar hoje na sessão do Congresso Nacional.

O Deputado Professor Luizinho, que é da região de Santo André, acabou fazendo lá uma série de colocações, inclusive algumas sobre a CPI do Banestado, de que não tem absolutamente conhecimento. Vou aqui rememorar alguns fatos. Entre as muitas razões pelas quais o Relator da CPI, durante um bom tempo, pediu verificação de quórum e a não-realização da CPI, estavam os problemas de Santo André.

Ficou registrado - está divulgado, é público e, portanto, posso falar - que o Senhor Ronan Maria Pinto é dono de uma empresa Roanoake, que fez lavagem de dinheiro de mais de US$8 milhões. Isso tudo está registrado, está no Ministério Público Federal à disposição das autoridades brasileiras, e era do conhecimento do PT. Esse Ronan Maria Pinto é ninguém menos do que um dos financiadores de alguns jornais que dão apoio ao PT no interior de São Paulo. Esse Ronan Maria Pinto não é nada mais, nada menos do que sócio de Sérgio Gomes da Silva. E esse Deputado Professor Luizinho, que é lá da região, é citado inclusive nas reportagens publicadas sobre o episódio de Santo André.

Jornal de hoje publica que a investigação sobre Celso Daniel é reaberta. A Promotoria Criminal pede a reabertura da investigação do caso Celso Daniel. E quem será o primeiro ouvido nessa nova fase da investigação criminal? Será ninguém mais, ninguém menos do que o Sr. Gilberto Carvalho, Secretário do Presidente Lula. Publicou-se também que já morreram seis testemunhas do caso de Santo André. O cidadão que fica sabendo de alguma coisa morre.

E o que chegou, agora, na Promotoria Criminal? Um envelope. A esse respeito publicou a Folha de S.Paulo:

O envelope, encontrado por familiares no antigo apartamento de Daniel, não é datado. Na capa, está escrito “Da parte de Gilberto”. Dentro, um organograma de empresas de transporte (...)

Trata-se das mesmas empresas de transporte coletivo em função das quais o Relator impediu que investigássemos o caso Roanoake na CPMI do Banestado. Essa é uma das verdades. As verdades aparecem, Deputado Luizinho, que é pequenininho, que é pigmeu, que é envolvido com essa gente, que protege essa gente.

Quero dizer, Sr. Presidente, que realizaremos a CPI dos Correios, mas que é necessário apurar para valer essa questão de Santo André.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Permite-me V. Exª um aparte? É rápido, sobre essa questão de Santo André.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT) - Pois não.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - A autoridade que iniciou a investigação chama-se Delegado Romeu Tuma Júnior, que avançou profundamente na investigação e depois foi substituído. Porém, ele não deixou de repassar ao Ministério Público tudo aquilo que apurou, inclusive a prisão de um dos participantes, que foi assassinado na cadeia. V. Exª tem razão: até o garçom foi morto. Hoje, não é possível acusar nem o mordomo, porque já o mataram. Esse é um fato gravíssimo, que deve ser averiguado. Não quero acusar ninguém, mas há subsídios suficientes para alcançar a responsabilidade e os objetivos desse assassinato.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT) - Agradeço o aparte de V. Exª, que fala com experiência histórica, por ter sido um dos grandes policiais deste País, embora, evidentemente, o aparte seja na condição de Senador.

Dizer que não há fato determinado na questão da CPI dos Correios? Por que o Governo se enlambuza? Cada Presidente tem uma marca. Qual foi a marca de Getúlio Vargas? Foi a CLT. O pai dos pobres, o Presidente Getúlio Vargas, foi quem organizou a Consolidação das Leis do Trabalho. Qual foi a marca de Juscelino Kubitschek? Foi o Plano de Metas, foi a inauguração de Brasília como capital da República. Qual foi a marca de Fernando Henrique Cardoso? Foi a estabilidade, o combate à inflação, o domínio da inflação, uma conquista importante do Governo do Presidente Fernando Henrique e do Senador Marco Maciel. Qual é a marca deste Governo? O Governo queria ter como marca o Fome Zero. Não conseguiu. Sabem qual é a marca deste Governo? A marca do Governo Lula é de exterminador de CPI, de coveiro da ética. É um Governo que atenta contra o princípio constitucional da CPI, de qualquer CPI, do Oiapoque ao Chuí, dos pampas aos seringais.

O jornal Folha de S. Paulo traz hoje, em resumo, as seguintes notas na coluna Painel:

Escala

“Você é só um degrau”, disse José Dirceu a Roberto Jefferson. “O que eles querem é nos pegar”, completou o Ministro.

Joelho na porta

Dirceu e Aldo Rebelo, que na véspera haviam tentado sem sucesso ser recebidos, apareceram sem avisar na casa de Jefferson. A conversa, segundo o petebista, foi “muito áspera”.

Lugar guardado

Jefferson despejou sobre a dupla um caminhão de queixas ao tratamento dispensado por governo e PT ao PTB. Chamado de “degrau”, concordou: “Na mesma cadeira em que eu sentar, vão sentar você” - não explica quem; provavelmente seja José Dirceu, pois não deve ser Aldo Rebelo -, “o Sílvio Pereira e o Delúbio Soares*.”

Só faltava...

O Deputado esbravejou especialmente contra José Genoino. “Ajudei o governo em tudo e agora tenho de agüentar essa conversa de ‘requalificar a base’.”

Uma das conclusões do encontro do PT, Senador Jefferson Péres, anunciada pelo Presidente José Genoino, foi a de que eles vão requalificar a base. Eu estava perguntando a alguns petistas se nessa requalificação entra gente também do PT. Acho que não. Eles acham que vão requalificar apenas dos outros partidos. Ou seja, vão investigar mais.

Sei que meu tempo está terminando, Sr. Presidente, mas gostaria de encerrar dando um recado ao Presidente Lula: Lula, faça de conta que você é capaz de tomar decisão. Organize com um dos seus amigos - se é que tem amigo no Ministério - para que ele puxe a fila e peça demissão, para que entregue o cargo. Faça de conta que é por iniciativa própria, para inaugurar o Governo, porque um governo ético, como votou o povo brasileiro, um governo de mudança, como votou o povo brasileiro, um governo para fazer a transformação social, como votou o povo brasileiro, um governo para mudar a política econômica, como votou o povo brasileiro, esse governo não começou. Lula, faça de conta que não há apego. Aí o Lula vai poder tomar providência com relação ao Banco Central, com relação ao Ministério da Previdência, ao Banco do Brasil, à GTech, ao IRB, a todas essas situações. Vamos ter a CPI do fato determinado para os Correios. Mas que há, infelizmente, corrupção grassando e nenhuma providência sendo tomada pelo Governo brasileiro, isso há. Tão grave quanto roubar é deixar roubar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2005 - Página 16340