Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Sr. José Dirceu, que anunciou nesta tarde a sua renúncia ao cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Solidariedade ao Sr. José Dirceu, que anunciou nesta tarde a sua renúncia ao cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2005 - Página 20138
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, EX MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, CONFIANÇA, CORREÇÃO, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Nós estamos, neste momento, saindo da Liderança do Governo, onde assistimos ao pronunciamento do Ministro José Dirceu comunicando à Nação o seu pedido de afastamento encaminhado ao Presidente da República e seu retorno ao Congresso Nacional a partir de quarta-feira.

Eu queria deixar aqui, em primeiro lugar, registrada a minha emoção de ter assistido ao pronunciamento de um grande brasileiro, de um brasileiro que tem uma história de luta de compromisso com a democracia, de compromisso com os destinos do povo deste País história que talvez bem poucos possam apresentar. 

O Ministro José Dirceu, neste momento, nas palavras dele, retorna ao Congresso para poder fazer a defesa da sua honra, da sua história, do seu Partido, do meu Partido, do Partido dos Trabalhadores e do Governo que ele continua e continuará sempre integrando. Estará neste Congresso sendo o Parlamentar brilhante que ele sempre foi, na defesa daquilo que ele acredita, que o moveu, que o move e que, com certeza, continuará movendo.

Gostaria de deixar o registro, porque é exatamente nos momentos difíceis, nos momentos de crise, nos momentos em que muitos abandonam o barco que se provam as pessoas, os homens e mulheres, com fibra e com coragem para enfrentar todas as adversidades. E o Ministro José Dirceu é uma pessoa que pode fazê-lo de cabeça erguida, por toda a sua história, por tudo que ele representa e pelos milhares e milhares de militantes, de filiados, de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e das causas democráticas deste País, que ele emociona.

É com essa emoção, a emoção de alguém que conhece profundamente, pela convivência política e pessoal, esse homem sobre o qual temos certeza de que em nenhum momento possa pairar qualquer tipo de dúvida.

Quero falar daqui da tribuna o que terminei de dizer, neste momento, ao Ministro José Dirceu, que, depois do seu pronunciamento, ligou-me, como está ligando para todos aqueles que confiam nele, para agradecer a solidariedade que, em nenhum momento, lhe vai faltar. Venha, José Dirceu, para este Congresso Nacional, porque estaremos aqui unidos com você na defesa da democracia brasileira e na defesa dos interesses do povo brasileiro. Não permitiremos que se concretize algo que, infelizmente, já se repetiu à exaustão na história do Brasil, que é transformar as mentiras em verdade e solapar os interesses maiores do povo brasileiro.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Por isso, Senador Tião Viana, eu não poderia deixar de estar aqui, emocionada como estou por ouvir e ver o pronunciamento do Ministro José Dirceu, nosso companheiro, esse brasileiro digno com quem todos nós vamos ter muito orgulho de conviver, a partir de quarta-feira, aqui, no Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2005 - Página 20138