Discurso no Senado Federal

Designação de membros para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, destinada a apurar as denúncias de recebimento de quaisquer vantagens patrimoniais e/ou pecuniárias indevidas por membros do Congresso Nacional, com a finalidade de aprovar as matérias de interesse do Poder Executivo.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.:
  • Designação de membros para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, destinada a apurar as denúncias de recebimento de quaisquer vantagens patrimoniais e/ou pecuniárias indevidas por membros do Congresso Nacional, com a finalidade de aprovar as matérias de interesse do Poder Executivo.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2005 - Página 24822
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ACORDO, PARTIDO POLITICO, SENADO, INDICAÇÃO, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, RECEBIMENTO, PROPINA, BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, APOIO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Na realidade, não vou usar esse tempo todo, Sr. Presidente.

Em primeiro lugar, congratulo-me com V. Exª pela instalação desta CPI hoje. V. Exª está fazendo exatamente aquilo que disse que faria. Todos nós sabemos que V. Exª preferia que houvesse uma CPI sobre este tema apenas na Câmara. Mas, na realidade, as condições políticas ensejaram a realização desta CPI também aqui no Senado.

Agora já são três CPIs aqui no Senado, além de CPIs sobre outros temas. Temos a CPI dos Correios, a dos Bingos e a do Mensalão. Então, eu gostaria de fazer um apelo às Lideranças do Governo para que nesta CPI, ao contrário do que ocorreu na CPI dos Bingos, possamos fazer um acordo em torno da relatoria, da Presidência e Vice-Presidência da Comissão. Isso foi feito na CPI dos Correios, na qual fomos majoritários; elegemos o Presidente, o Senador Efraim. Mas, naquela CPI, mesmo podendo indicar o Relator, fizemos questão de que ele fosse indicado pela Liderança do Governo. Por que fazemos esse pedido? Por entendermos que, sendo o Presidente e o Relator, um do Governo e outro da Oposição respectivamente, teremos melhores condições de encaminhar os trabalhos da Comissão.

A partir da denúncia do Deputado Roberto Jefferson, desde a gravação do Sr. Roberto Marinho, infelizmente, a cada dia novas denúncias vão surgindo, novas pessoas são comprometidas, pessoas estão sendo retiradas do Governo. Infelizmente, tudo aquilo que o Deputado Roberto Jefferson disse em sua entrevista e, posteriormente, nas declarações na Câmara e no Senado estão se confirmando. É necessário que tenhamos muito sangue frio e muita competência para que possamos condenar aqueles que erraram e inocentar os que efetivamente não participaram dessas irregularidades. Mas acho que, para que a Comissão se inicie com o pé direito, tem de haver consenso, mostrando que o queremos é apurar. Para isso, é necessário que tenhamos Relator e Presidente, um da base do Governo e outro da base da Oposição.

Era só isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2005 - Página 24822