Discurso durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações ao pronunciamento do Presidente Lula. Posicionamento de S.Exa. em defesa do Governo.

Autor
Luiz Otavio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Considerações ao pronunciamento do Presidente Lula. Posicionamento de S.Exa. em defesa do Governo.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2005 - Página 27380
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO, GRAVIDADE, CRISE, POLITICA NACIONAL, REITERAÇÃO, RESPONSABILIDADE, GOVERNO.
  • COMPROMISSO, ORADOR, DEFESA, GOVERNO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, há poucos minutos, tivemos que suspender a sessão não-deliberativa do Senado Federal de hoje para ouvirmos o pronunciamento do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para então retornarmos para a sessão.

Eu diria que o pronunciamento feito à Nação pelo Presidente Lula deixa claro o grau de gravidade do momento. Iniciei a minha manifestação, dizendo da minha preocupação e de todos nesta Casa, do Brasil todo, mas não vou fugir à minha responsabilidade. Como há poucos Senadores da Base do Governo nesta sessão, permanecerei aqui para ouvir as manifestações dos meus companheiros, meus amigos, Líderes da Oposição, tanto o Senador José Agripino como o Senador Arthur Virgílio, para poder defender o Governo.

Sou um caboclo lá do Pará, que aprendi ao longo da minha vida, não da minha vida pública, porque tenho apenas 14 anos de vida pública, mas tenho 51 anos de vida, algo que me permite dizer que aceito desafios. Eu topo a parada. Vou defender o Presidente Lula, hoje, aqui. Vou defender o seu Governo, independentemente de procuração ou autorização para tal.

Como sou da Base do Governo, sou Vice-Líder do PMDB, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, vou me permitir, Sr. Presidente, aguardar a manifestação dos Líderes de Oposição, ouvir suas posições, para retornar à tribuna e, aí, sim, como Líder do meu Partido ou como Líder do Governo em exercício, se por qualquer motivo o tempo do meu Partido tiver sido usado, defender o Governo do Presidente Lula.

Este é, com certeza, um momento grave, sério. Tenho a convicção de que nesses momentos precisamos mostrar à população brasileira que não somos de usar os bons momentos da vida, temos que ter a capacidade de superar os momentos difíceis como esse. E vejo a coragem do Presidente Lula de ir à televisão, dizer claramente ao povo brasileiro da sua convicção, da sua certeza de que precisa continuar governando o Brasil. Sua Excelência sabe da sua responsabilidade e posiciona-se como um homem certo, sério, honesto e determinado. E vou defendê-lo na tribuna do Senado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2005 - Página 27380