Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a existência de uma sindicância dentro da CPMI dos Correios, em especial sobre documentos do Banco Rural.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Comenta a existência de uma sindicância dentro da CPMI dos Correios, em especial sobre documentos do Banco Rural.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2005 - Página 28062
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • COMENTARIO, EXISTENCIA, SINDICANCIA, AMBITO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, OCORRENCIA, DESAPARECIMENTO, DOCUMENTO, DIVULGAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ALTERAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, BANCO PARTICULAR, NOTA FISCAL, DESCONHECIMENTO, AUTOR, IRREGULARIDADE.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Estarei fora daqui. Não há nenhum problema. Isso está na lei. No dia em que o edital for publicado no Diário Oficial da União, estarei fora daqui. Virei aqui apenas para cumprimentar V. Exªs, se assim me for permitido.

Acompanho os debates e estranho mesmo a posição da CPI, de onde sumiram documentos por duas vezes e houve alteração de documentos do Banco Rural. Não se sabe quem foi, mas é preciso que se investigue. Precisamos ainda investigar pessoas que gravam audiências fechadas, que, no outro dia, são divulgadas pela TVs - e não sou eu. Não posso admitir quem quer que seja fazendo isso.

Quero corrigir-me retirando a generalização feita e para qual a Senadora Heloísa Helena, corretamente, me chamou a atenção. Isso não existe. Mas quero afirmar que assisto e que acompanho todos os trabalhos. Essas duas CPIs têm, sim, um nervosismo nos debates, o que é peculiar entre partes que estão trabalhando em pontos tão divergentes. Mas, na CPI do Mensalão, Sr. Presidente, esse tipo de debate não está posto. E, se não está, eu não posso julgar que é por incompetência de quem está lá dentro. É uma nova relação; é outro tipo de harmonia. Nós estamos convivendo em outro patamar que não o da CPI dos Correios. E pretendemos, sim, segundo o nosso Relator, não fugir do foco, não atirar para todos os lados para, depois, abraçar algo que não podemos. Pretendemos, sim, fechar um relatório à altura do que serve a esta Casa e aos propósitos dessas duas CPIs.

Então, diante disso, agradeço a todos e especialmente às pessoas que aqui me ajudam a crescer e a prestar um bom serviço. E quanto ao meu mandato, vou cumpri-lo enquanto aqui estiver.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2005 - Página 28062