Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do Ministro Edson Vidigal, Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Defesa do Ministro Edson Vidigal, Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2005 - Página 31526
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • CRITICA, INJUSTIÇA, IMPRENSA, DIVULGAÇÃO, DENUNCIA, AUSENCIA, COMPROVAÇÃO, NEGLIGENCIA, EXPOSIÇÃO, VERDADE, ESCLARECIMENTOS, DEFESA, REPUTAÇÃO, PRESIDENTE, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, AUTORIA, MINISTRO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as autoridades constituídas e a classe política, em nosso País, estão vivendo um infeliz estágio de denuncismo. Não que não haja boas razões para que muitos homens públicos, nesta etapa, sejam regularmente denunciados e submetidos a rigorosas investigações. O fato lamentável é que, na esteira dessas denúncias, ampliam-se injustamente os espaços e focos que, não raro, alcançam pessoas inocentes. A dignidade de cidadãos probos, nessa ânsia denuncista, muitas vezes é oferecida à execração pública. No correr dos dias, provada a improcedência das acusações, não se divulga a inocência com a mesma tinta forte com que se anunciaram as falsas denúncias.

É a isto que chamo “denuncismo”, que nos últimos dias tenta inutilmente enredar o Ministro Edson Vidigal, digno Presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Quem o conhece e com ele convive há mais de 40 anos, como eu, admira-lhe não somente a competência e a retidão de caráter de um homem simples e sério, mas também nele admira a coragem de um lutador. Vidigal não deixa coisa alguma sem resposta. Erram, pois, os que tentam envolvê-lo em fatos e versões incorretos.

A propósito de noticiário recente que lhe atribui procedimentos não condizentes com a sua personalidade, o Ministro Edson Vidigal distribuiu nota de esclarecimento que, por si mesma, repõe detalhes nos seus devidos lugares.

Creio, Sr. Presidente, que essa nota deva constar de nossos anais como uma homenagem ao jurista maranhense que tanto tem elevado o prestígio do Tribunal que preside.

É a transcrição que requeiro.

Obrigado.

 

******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDISON LOBÃO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matéria referida:

“Presidente do STJ é flagrado em relações suspeitas.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2005 - Página 31526