Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugestão para que o Partido dos Trabalhadores publique diariamente na Internet todas as suas receitas e despesas na campanha eleitoral do próximo ano.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Sugestão para que o Partido dos Trabalhadores publique diariamente na Internet todas as suas receitas e despesas na campanha eleitoral do próximo ano.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2005 - Página 35386
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • RESPOSTA, DISCURSO, SENADOR, ACUSAÇÃO, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFESA, CORREÇÃO, ERRO, REFORÇO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • APRESENTAÇÃO, REUNIÃO, BANCADA, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SUGESTÃO, PROCEDIMENTO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, INTERNET, RECURSOS, CAMPANHA ELEITORAL, RECEITA, DESPESA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, COMPROMISSO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, ATENDIMENTO, PARTE, REFORMA POLITICA, APROVAÇÃO, SENADO.
  • CUMPRIMENTO, ELEIÇÃO, RICARDO BERZOINI, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, DEMOCRACIA, PROCESSO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Augusto Botelho, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de expressar, diante das inúmeras manifestações realizadas nesta tarde pelos Senadores Antonio Carlos Magalhães, Arthur Virgílio, Demóstenes Torres e outros, que se pronunciaram criticamente em relação ao Partido dos Trabalhadores e ao Presidente Lula, que é extremamente importante que nós, do PT, tomemos os passos para corrigir todo e qualquer problema havido e os erros cometidos. Contudo, sugerimos àqueles Senadores que estejam a generalizar a questão para todo o Partido e para todo o Governo que nós, do PT, por exemplo, nunca chegamos a dizer que deveria ser extinto o Partido do ex-Presidente Fernando Collor de Melo ou os Partidos que o apoiavam em face dos erros então cometidos e que foram objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito que levou à queda do Presidente da República à época.

Portanto, quando, numa organização constituída de seres humanos, erros são cometidos, é preciso separar a instituição dos erros cometidos, sobretudo quando há a disposição do Presidente Lula e da Direção do Partido dos Trabalhadores de tomar as medidas necessárias para a correção dos problemas havidos. E é justamente com o propósito de, à luz dos problemas que estão sendo examinados, sobretudo pelas Comissões Parlamentares de Inquérito - três aqui no Congresso Nacional, e pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pela Controladoria-Geral da União. À luz dos problemas havidos, quero aqui fazer uma sugestão, primeiro à Bancada de Senadores do Partido dos Trabalhadores, e depois à Direção Nacional do PT.

O Senador Delcídio Amaral marcou uma reunião para amanhã, às 19h. Vou aproveitar a oportunidade para apresentar essa sugestão e para cumprimentar o Deputado Ricardo Berzoini, que assume no próximo sábado, por ter sido eleito presidente Nacional do PT, em um pleito de que participaram cerca de 330 mil filiados.

O Partido dos Trabalhadores tem métodos democráticos, e seria ótimo se outros partidos os adotassem. Cito como exemplo o convite a todos os filiados do Partido dos Trabalhadores não só para escolher as chapas que iriam disputar a presidência do PT, mas também para votar e escolher o presidente. Foi escolhido o Deputado Ricardo Berzoini.

No primeiro turno, votei em Plínio de Arruda Sampaio e recomendei-lhe que permanecesse no PT. No segundo turno, após explicar a Ricardo Berzoini os meus motivos, recomendei o voto em Raul Pont, na medida em que tanto Plínio de Arruda Sampaio como Raul Pont haviam apoiado a minha decisão de assinar requerimento de formação da CPI, o que levou o grupo majoritário a excluir-me. Eu gostaria inclusive de aproveitar a presença no plenário de nosso Líder, Senador Delcídio Amaral, para fazer esta comunicação.

Senador Delcídio Amaral, estou justamente informando que amanhã, em nossa reunião de Bancada, vou apresentar a sugestão que já transmiti a V. Exª e também ao Presidente Ricardo Berzoini, recentemente eleito, que assume no próximo sábado, dia 22. Faço isso levando em conta que o Senado Federal já aprovou a proposta de reforma política, cujo art. 26 estabelece:

Art. 26. São considerados gastos eleitorais, sujeitos a registro e aos limites fixados nesta lei...:[definem-se quais os gastos].

Parágrafo único. Os partidos políticos, coligações e os candidatos são obrigados a divulgar, na rede mundial de computadores (internet), ou, sendo inviável esse instrumento, mediante outro meio definido pela Justiça Eleitoral:

I - diariamente, o relatório discriminando valores e fontes de recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e a destinação desses recursos;

II - em até 10 (dez) dias após a proclamação do resultado da eleição, a escrituração contábil de seus gastos, discriminados por diretório e por candidato, com identificação dos valores e fontes dos recursos, considerando-se, para todos os fins legais e jurídicos, essa veiculação como declaração oficial do partido, ao qual se imputa integral responsabilidade pela veracidade das informações, sob as penas da Lei;

III - se houver segundo turno, até 10 (dez) dias após a divulgação do seu resultado, as informações a que se refere o inciso II. (NR)

Art. 26-A. Constitui crime eleitoral, punível com detenção de 3 (três) a 5 (cinco) anos e multa no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) a R$50.000,00 (cinqüenta mil reais), além de cassação do registro do candidato beneficiado e perda do fundo partidário, o não-registro ou contabilização de doações ou contribuições em dinheiro ou estimáveis em dinheiro.

Qual é a proposta que formulo a nossa Bancada? Que possamos transmitir à Direção Nacional, que assume no próximo sábado, que o Partido dos Trabalhadores deve, desde o momento em que assumir a nova direção, cumprir o que está sugerido neste projeto de lei, independentemente da decisão da Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que lá tramita, depois de já aprovado pelo Senado.

Isso quer dizer que nós, do Partido dos Trabalhadores, a partir de agora e na eleição de 2006, assumiríamos o compromisso de em nenhum momento utilizar caixa dois, formas não-contabilizadas de arrecadação de recursos. Teríamos assim o compromisso, que já aprovamos para todos os partidos, embora ainda não tenha sido transformado em lei, de registrar na Internet todas as receitas e despesas de campanha eleitoral, demonstrando a vontade e a determinação do nosso Partido de corrigir erros que, muitas vezes, ocorreram não apenas no âmbito do PT. Nós assumiríamos, assim, a responsabilidade de adotar um novo procedimento.

Quero informar que dialoguei com o Presidente do PT, Ricardo Berzoini, que achou essa proposta séria e merecedora da consideração tanto de nossa Bancada de Senadores como da nova Direção Nacional do Partido.

Eu quero transmitir a todos - já o fiz ao Deputado Ricardo Berzoini - a minha disposição de colaborar com o PT e com a sua direção, inclusive com sugestões, tais como esta que amanhã apresentarei a nossa Bancada.

Registro que o próprio Senador Delcídio Amaral e diversos Senadores que aqui estavam presentes há pouco, como os Senadores Flávio Arns, Aloizio Mercadante e Serys Slhessarenko, consideraram positiva essa sugestão, que espero seja acolhida como a sugestão de nossa Bancada à Direção Nacional, presidida por Ricardo Berzoini.

É este, portanto, o propósito de meu pronunciamento, Sr. Presidente: que possa o PT dar o exemplo e tomar a iniciativa à frente, no sentido de que venhamos a abraçar a sugestão do Deputado Chico Alencar de, à luz de termos hoje a possibilidade de registrar, em tempo real, despesas e receitas, podermos efetivamente fazê-lo pela Internet, para que a opinião pública, todos os eleitores e a população possam acompanhar tudo o que fazemos, em termos de receitas e despesas, no âmbito de nosso Partido.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2005 - Página 35386