Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição do artigo intitulado "Como mentir com as estatísticas", publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9 do corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO.:
  • Transcrição do artigo intitulado "Como mentir com as estatísticas", publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2005 - Página 39180
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, MANIPULAÇÃO, ESTATISTICA, CRIAÇÃO, EMPREGO, COMPARAÇÃO, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ALTERAÇÃO, METODOLOGIA.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo hoje esta tribuna para registrar o artigo intitulado “Como mentir com as estatísticas”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9 do corrente, de autoria do Deputado Federal Walter Barelli do PSDB de São Paulo.

O artigo destaca que o Presidente Lula não tem se saído bem nas suas afirmações sobre a criação de empregos em seu governo e as comparações com os governos anteriores do PSDB.

Por várias vezes, ocupei esta tribuna para denunciar as distorções apresentadas pelo Planalto, que insiste em torná-las verdade pela sua repetição.

            Já disse alguém que uma distorção repetida muitas vezes acaba se transformando em uma versão da verdade, mas ela sempre vence, como mostra o excelente artigo do eminente, competente e laborioso, ex-Ministro do Trabalho, ex-Secretário de Trabalho de São Paulo, Deputado Federal Walter Barelli, do meu Partido.

            Como reconhecido especialista que é, diz ele: “O Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de janeiro de 2002, mudou a metodologia do CAGED, que mede a criação de empregos formais utilizada, que passou a contabilizar imediatamente todos os empregos notificados. Isto superdimensiona as notificações, pois se sabe que muitos desses postos não são realmente novos, porque podem ter sido formalizados pela ação de fiscalização ou mesmo de alterações formais no registro de empresas, com a manutenção do mesmo quadro funcional. Seriam postos “reciclados”, não novos. E conclui sobre as distorções de comparar estatísticas de antes de janeiro de 2002 com as posteriores: “As séries não são comparáveis, portanto não se pode relacionar uma com a outra”.

O artigo que passo a ler para que fique integrando este pronunciamento é o seguinte:

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Como mentir com as estatísticas”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2005 - Página 39180