Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Orgulho de todos os piauienses com a divulgação, pela imprensa, da nota obtida no Enem por três escolas privadas de Teresina.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.:
  • Orgulho de todos os piauienses com a divulgação, pela imprensa, da nota obtida no Enem por três escolas privadas de Teresina.
Publicação
Publicação no DSF de 10/02/2006 - Página 3819
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, DIVULGAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SUPERIORIDADE, AVALIAÇÃO, ESCOLA PARTICULAR, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), EXAME, ENSINO MEDIO, CONGRATULAÇÕES, PROFESSOR.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou ocupar esta tribuna para fazer um registro que, tenho certeza, é do seu agrado, Senador Mão Santa. Certamente, V. Exª, dessa Presidência, endossará minhas palavras.

A Folha de S. Paulo de ontem divulgou, na sua coluna Painel, uma nota que enche de orgulho todos os piauienses. A nota diz o seguinte:

Três estrelas

Um dado chamou a atenção do MEC na lista das escolas cujos alunos obtiveram as melhores médias do Enem [atenção, Senador Cristovam Buarque] a ser divulgada hoje pelo Ministro Fernando Haddad: três dos cinqüenta estabelecimentos privados ficam em Teresina (PI). São os Colégios Dom Barreto, Santa Maria Gorete e São Francisco de Salles.

Ao trazer esse registro a esta tribuna, Senador Mão Santa, tenho a certeza de que estamos aqui homenageando uma classe de professores abnegados não somente de Teresina, mas também do Piauí. V. Exª, filho de professora, melhor que ninguém, sabe o que estou dizendo.

Teresina tem uma rede de ensino privado exemplar. E, ao verificar o reconhecimento por parte do Enem dessas três escolas, dentre as 50 brasileiras, só podemos sentir-nos orgulhosos da dedicação e da abnegação dos que fazem o ensino público e privado do nosso Estado.

Lamentamos que o sistema público não consiga acompanhar o privado. São questões já por diversas vezes aqui discutidas: as dificuldades e o contingenciamento de verbas. São temas recorrentes nesta Casa, mas, neste momento, o que nos cabe é homenagear os que fazem o Colégio São Francisco de Salles, tradicional colégio de padres jesuítas que, ao longo dos anos, vem dedicando toda a sua experiência ao ensino piauiense. A administração do colégio foi iniciada por eles na década de 60, uma vez que o estabelecimento já existia. Os padres jesuítas de origem italiana chegaram a Teresina comandados pelos Padres Moisés Fumagalli, Carlos Bresser, Florêncio, irmão Guido, Adriano e tantos outros que para lá se dirigiram, oriundos da Itália, e fizeram uma verdadeira revolução no ensino. É esse o Colégio São Francisco de Salles, que nós chamamos de Colégio Diocesano, hoje dirigido pelo Padre Anchieta Lima, que recebe esse destaque.

Outro colégio é o Santa Maria Gorete, tão bem dirigido pela Professora Tecia Leal. Ele tem dado grande contribuição para o ensino da nossa capital e do nosso Estado.

A terceira entidade é o tradicional Colégio Dom Barreto, antigamente dirigido por irmãs. A partir da década de 60 ou 70, não me lembro bem, passou a ter à frente da sua administração uma extraordinária figura de educador que é o Professor Marcílio Marques.

Tive oportunidade de ver minhas filhas estudando naquela escola quando fui Prefeito de Teresina, para onde me mudei. Admirava o seu corpo docente pela maneira dedicada com que, ao longo de todo esse tempo, vem desempenhando esse misterioso e fascinante exercício do ensino. O Prof. Marcílio é uma pessoa admirada, idolatrada por alunos e ex-alunos, e o Colégio Dom Barreto é uma referência no ensino.

As três instituições que acabo de mencionar são as que mais aprovam nos vestibulares aqueles alunos que passaram pelas suas salas de aula.

            Senador Mão Santa, no momento em que o Piauí tem se pontificado por notícias ruins e notícias de desesperança, notícias de pouca perspectiva, é, portanto, com muito orgulho, com muita alegria, que faço aqui este registro, pedindo à Mesa do Senado que transmita aos diretores os nossos votos de parabéns, para que eles sirvam de incentivo, de estímulo aos que fazem esses três educandários, para que sirvam também de exemplo a todos os que fazem ensino no Piauí, para que acompanhem e sigam esse extraordinário exemplo que tanto orgulho traz à nossa terra.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/02/2006 - Página 3819