Discurso durante a 29ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2006 - Página 9909
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, NELSON JOBIM, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Aldo Rebelo, Sr. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim, Srª vice-Presidente e Presidente eleita do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie, Sr. Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Roberto Busato, Sr. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Vantuil Abdala, Sr. Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Walton Alencar Rodrigues, representando o Presidente, se me permite meu amigo Nelson Jobim, eu quero falar um pouquinho da nossa caminhada na Assembléia Nacional Constituinte. Quero dar aqui um testemunho. Eu, jovem sindicalista, sem nenhuma experiência no Parlamento, cheguei à Assembléia Nacional Constituinte e aqui passei a conviver com alguns gigantes da política brasileira. Houve alguns que coordenaram a Assembléia Nacional Constituinte, pelos quais eu aprendi a ter enorme respeito.

Se me permite meu amigo Nelson Jobim, quero citar aqui o lendário e já falecido Mário Covas. Podem ter certeza de que todos nos orgulhamos da história de Mário Covas, com quem aprendi muito. Aprendi muito com o inesquecível Ulysses Guimarães. Aprendi muito também com o Relator Bernardo Cabral. Mas, Nelson Jobim, Presidente do Supremo Tribunal Federal, era com V. Exª que eu tinha mais intimidade, por isso tenho que dar este testemunho.

Falavam que a Constituição seria muito detalhista, mas precisávamos assegurar, naquele momento, o capítulo Da Ordem Social, e foi dialogando com V. Exª, por inúmeras vezes, que tive espaço para atuar nesse capítulo tão importante para o conjunto do povo brasileiro. Foi dialogando com V. Exª, talvez muitos não saibam, o capítulo da reforma agrária, numa noite quase que histórica. Debatemos com gigantes da Constituinte e lá redigimos uma saída. Lembro-me do direito de greve, que está colocado na Carta Magna, e quão delicado foi. E foi Jarbas Passarinho, depois de um longo debate entre nós, quem defendeu da tribuna a redação construída - que foi uma grande saída! - pelo conjunto dos trabalhadores deste País. Jarbas Passarinho foi à tribuna e defendeu construção da lavra de V. Exª.

Presidente Nelson Jobim, tenho certeza de que o Supremo Tribunal Federal neste momento perde a presença de V. Exª, mas o Rio Grande e o Brasil terão na vida pública, no grande debate político, este gigante que se chama Nelson Jobim.

Presidente Nelson Jobim, eu poderia dizer: o Rio Grande o espera de braços abertos, volte para casa. Mas eu não direi isso. O Brasil o espera, Presidente Nelson Jobim, e V. Exª estará na Casa de todos os brasileiros, continuando essa caminhada bonita da qual tive a alegria de participar junto com V. Exª.

Encerro dizendo: vida longa a V. Exª, Presidente Nelson Jobim! Vida longa a nossa Ministra Ellen, que assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal! É muito bom - podem ter certeza - estar aqui com V. Exªs neste momento histórico da vida nacional. Esta sessão de homenagem quero estender não somente a V. Exª; se me permitirem todos, na figura de Nelson Jobim, quero também estender uma homenagem carinhosa de quem viveu momentos muito bonitos na Assembléia Nacional Constituinte. Vida longa, Nelson Jobim! E aplausos à memória de Ulysses Guimarães e Mário Covas! Com eles, eu também aprendi muito.

Um abraço a todos. (Palmas)


Modelo1 7/18/244:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2006 - Página 9909