Discurso durante a 90ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Inserção nos Anais da entrevista concedida pelo Governador Cláudio Lembo, do PFL na revista CartaCapital.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Inserção nos Anais da entrevista concedida pelo Governador Cláudio Lembo, do PFL na revista CartaCapital.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2006 - Página 21721
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, CARTA CAPITAL, ENTREVISTA, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ELOGIO, TRATAMENTO, ADVERSARIO, NATUREZA POLITICA, DEFESA, RESPEITO, ESPECIFICAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, HISTORIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, obviamente estamos todos com muita vontade de assistir a Brasil versus Gana.

Desejo que seja um excelente jogo. Estou torcendo pelo Brasil, respeitando Gana. Imagino como é que estão todos.

A Senadora Patrícia Saboya Gomes está nos convidando para assistir à partida em sua residência. Estou aceitando o convite. Estarão lá a Senadora Heloísa Helena e o Senador Arthur Virgílio.

Sr. Presidente, quero registrar e requerer a inserção nos Anais do Senado Federal da entrevista concedida por um correligionário de V. Exª, o Governador Cláudio Lembo, do PFL, pessoa pela qual tenho tido, desde os anos setenta, uma relação de respeito e de amizade. Mas considero a entrevista dada pelo Governador ao Mauricio Stycer e Mino Carta, editor da revista CartaCapital, convém ser lida por todos os Senadores.

O Presidente Romeu Tuma já a leu e acredito que também a recomende. Estava conversando com o Líder do PFL, José Agripino, e com o Líder do PSDB, Arthur Virgílio. Há uma recomendação de como nos relacionarmos com nossos adversários políticos, da importância de sempre nos referirmos às pessoas com o respeito devido. Esse era um dos maiores ensinamentos do tão saudoso Presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães, do PMDB.

E eu ouvia isso com muito interesse. As pessoas devem sempre se referir aos demais colegas políticos, inclusive aos adversários, de tal maneira que possam conversar sem perder o respeito mútuo.

O Governador Cláudio Lembo - inclusive os seus próprios colegas do PFL, há poucos dias, no programa eleitoral, fizeram ofensas ao Presidente e a pessoas do Partido dos Trabalhadores - recomenda que se trate a figura do Presidente da República com respeito, para que sempre se possa ter um diálogo construtivo em defesa dos interesses maiores da Nação. Leio um pequeno trecho:

Eu confesso que tive grande respeito pela formação do PT, mas achava que não daria certo. Acredito ser importante a formação social vinda da base. Achava, porém, que a composição era muito difícil: a Igreja Católica, os sindicatos e a intelectualidade. São elementos que não têm amálgama. É isso está se vendo claramente hoje. O PT foi uma grande experiência histórica, muito rica, que eventualmente possa se recompor ao se afastar dessas origens. É possível. Tem um líder [e aí eu faço uma referência especial de como é que ele trata o Presidente] que tem carisma e qualidade intelectual, que é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode liderar a recomposição. O meu partido, o PFL, é um partido típico da pequena burguesia, de interesses locais. Ele passa a ser um defensor da liberdade nesse vazio de liberdade. Tem suas qualidades, mas participam dele ...

E também faz críticas. Não vou falar sobre todas as questões. Mas quando ressalta certos adjetivos com os quais o Presidente da República foi referido, ele diz: “Não gosto de agredir o Presidente da República, nem os Governadores, nem outras autoridades. Deve haver um respeito às instituições senão destruímos a democracia”.

Assim, Sr. Presidente, recomendo fortemente aos Líderes e aos Senadores desta Casa a leitura dessa entrevista, que requeiro seja inserida nos Anais da sessão do Senado.

Obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“No País dos Pilantras”, entrevista do Governador Cláudio Lembo publicada na revista CartaCapital.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2006 - Página 21721