Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição do discurso de posse do novo Presidente do TCU, Ministro Walton Alencar Rodrigues.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Transcrição do discurso de posse do novo Presidente do TCU, Ministro Walton Alencar Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 08/02/2007 - Página 1271
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CERIMONIA, POSSE, VICE-PRESIDENTE, PRESIDENTE, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, MINISTRO, DEFESA, CONTENÇÃO, GASTOS PUBLICOS, CORRUPÇÃO, RELEVANCIA, PARCERIA, CONGRESSO NACIONAL, EXECUTIVO, EFICACIA, FISCALIZAÇÃO, CONTAS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, PRESIDENTE, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recentemente assumiram a Presidência e a Vice-Presidência do Tribunal de Contas da União, respectivamente, os ilustres Ministros Walton Alencar Rodrigues e Guilherme Palmeira. A presença ao ato dos dignos Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, além de senadores, deputados e altas autoridades da República reafirmou o respeito e a estima que todos devotamos a esse Tribunal, que tem cumprido com grande eficiência e credibilidade a sua missão constitucional.

O recém-empossado Presidente do TCU, Ministro Walton Alencar Rodrigues, proferiu na oportunidade substancioso discurso, no qual destacou a continuidade, sempre aprimorada, do trabalho que cabe a esse Tribunal. Disse Sua Excelência em trechos da sua fala:

            “...Os desperdícios, assim como a improbidade, têm de ser expostos e corrigidos. E muitas vezes são os desperdícios a maior barreira na implementação dos objetivos do Estado, causa última da miséria e do descalabro.”

“...Justiça se faça aos Poderes Executivo e Legislativo, cujo apoio às atribuições do controle externo, nesta especialíssima oportunidade, reconheço, realço e louvo.”

E acrescentou:

“...Com o Poder Legislativo, a interação é plena e deve permanecer tal. O Tribunal atua como fornecedor de dados e informações, acuradas e necessárias, à formulação das políticas públicas. Também na função de atender, com exação cada vez mais intensa, as demandas de cada Casa do Congresso, sobretudo para o exercício da democrática função de fiscalizar a correta execução orçamentária.”

            Sr. Presidente, em virtude da importância do discurso do novo Presidente do TCU, solicito a transcrição do mesmo em nossos Anais.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDISON LOBÃO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Discurso de posse no cargo de Presidente do TCU - Walton Alencar Rodrigues.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/02/2007 - Página 1271