Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reafirma os compromissos assumidos por S.Exa., na eleição para o cargo de Senador da República pelo Estado do Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.:
  • Reafirma os compromissos assumidos por S.Exa., na eleição para o cargo de Senador da República pelo Estado do Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2007 - Página 848
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MAIORIA, VOTO, POVO, ELEIÇÃO, ORADOR, ELOGIO, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, CULTURA, REGIÃO, VALORIZAÇÃO, LIBERALISMO, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, MANDATO, RESPEITO, DEMOCRACIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), DEFESA, ETICA, JUSTIÇA SOCIAL, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, FAVORECIMENTO, INICIATIVA PRIVADA.
  • HOMENAGEM, ANTERO PAES DE BARROS, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. JAYME CAMPOS (PFL - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, um primeiro sentimento me impulsiona a esta sagrada tribuna, de onde homens e mulheres de estatura cívica e moral inatingíveis proclamaram as suas orações em favor do Brasil: o sentimento de gratidão ao povo mato-grossense, que me outorgou a procuração de Senador da República com 61% dos votos apurados nas últimas eleições.

Minha vocação, portanto, foi temperada na flamejante contenda popular. Uma luta que não produz vencidos nem vencedores, apenas revigora a seiva democrática da Nação.

Chego ao Senado Federal portando a confiança ideal de centenas de milhares de compatriotas mato-grossenses.

Trago em minha bagagem, também, a experiência de um mandato de governador e três de prefeito. Mas, sobretudo, carrego comigo o espírito de altivez da minha gente e a sua inquestionável aptidão para viver em consonância com os ciclos do tempo, compartilhando a terra e dividindo os sonhos.

Nossas tradições cívicas remontam a época em que os fuzis soaram alto para defender as fronteiras nacionais em guerras de outrora. Somos uma porção do Brasil onde os cerrados, as florestas e o Pantanal se entrelaçam para emoldurar um painel humano plural e estimulante. Nessas paisagens, a Nação renasce em cores vibrantes e redescobre seu temperamento otimista e empreendedor.

Mato Grosso deu as costas para a apatia e o conformismo cartorial recrutando brasileiros de todos os cantos do País para semear esperança num terreno fértil e generoso. Hoje colhemos os auspiciosos frutos do trabalho e da dedicação desses pioneiros que escolheram o rumo norte, guiados tão somente pela bússola da coragem e do amor ao Brasil. Caminho ontem percorrido com heroísmo e bravura pelo conterrâneo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que ensinou que, quando domamos as fronteiras do coração, não existem limites para as façanhas humanas. Rondon demarcou os horizontes de nossa vocação bandeirante, reinventando rotas, enxergando o futuro e profetizando o desenvolvimento do oeste brasileiro.

Nos trilhos desses desbravadores, formamos um admirável laboratório humano, regido por correntes migratórias que se orientam para o nosso Estado em busca de novas oportunidades. Lá cultivam com o calor de suas mãos a expectativa de uma vida melhor. São empreendedores e praticantes do mais legítimo e primitivo espírito liberal. Pouco pedem ao Estado; querem apenas a liberdade de gerir o próprio destino, sem intervencionismos estúpidos e tributos escorchantes.

Mato-grossenses natos e migrantes se fundem como elos simétricos, numa corrente firme e vigorosa. Somos uma sociedade de muitos sotaques, mas de um único crédito político: a crença inabalável no futuro do Brasil. Nossa gente é acolhedora e múltipla culturalmente. E não apenas por nossa posição geográfica, mas por nossa disposição patriótica, somos o coração do novo Brasil, de um Brasil solidário e produtivo.

Centro geodésico da América do Sul, Mato Grosso aprendeu a cultivar, entre imensas lavouras, homens e mulheres de valor, gente de espírito tão largo quanto as baías do Pantanal, de dignidade tão transparente quanto as manhãs do Cerrado, e de caráter tão soberano quanto a majestade das florestas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho ao Parlamento brasileiro, com orgulho e respeito cívico, falar por este grande Estado: Mato Grosso! 

Cerro fileiras em torno do postulado democrático e independente do meu partido, o PFL. Farei de minha atuação nesta Casa uma trincheira do liberalismo e da luta pelo desenvolvimento social e econômico de nossa Nação. Não renunciarei, jamais, às convicções e às propostas que me conduziram até aqui. Sou daqueles que acredita que a coerência é um patrimônio inegociável. Ética, portanto, é uma expressão que se conjuga com virtudes inalienáveis à natureza política, tais como lealdade, honestidade e espírito público.

Faço questão de rememorar alguns dos compromissos que assumi neste último pleito, fazendo deles o pêndulo de minha responsabilidade parlamentar na busca de soluções políticas que possam significar mais oportunidade, paz e justiça social para nossa gente: investimentos em infra-estrutura, principalmente em logística, como forma de alavancar o crescimento econômico; redução da carga tributária e adoção de uma política mais equilibrada de juros, como fonte de estímulo para uma participação mais segura da iniciativa privada no desenvolvimento do País; aquisição de tecnologia, investimento em educação e capacitação de mão-de-obra como instrumento de geração de empregos; implementação de métodos sustentados de desenvolvimento sem agressões ao meio ambiente e ao modo de vida dos brasileiros; qualificação da rede de proteção social, gerando oportunidades, combatendo desigualdades e lutando contra a violência.

Especificamente para Mato Grosso, meu caro amigo, Senador Garibaldi, pretendo focar os esforços da implementação de obras de infra-estrutura, que ao mesmo tempo despertem investimentos e produzam empregos. São elas: a duplicação da BR-364 no trecho compreendido entre Rondonópolis e Posto Gil, passando por Cuiabá; pavimentação das rodovias BR-163 e BR-158; extensão dos trilhos da ferrovia Vicente Vuolo, de Alto Araguaia até Rondonópolis, e depois até Cuiabá, com ramais para regiões produtoras do médio-norte.

A defesa dessa plataforma não é atribuição para um só homem; é sim uma tarefa para toda uma geração, principalmente porque representa a aspiração da grande maioria dos mato-grossenses. Por isso, tenho certeza de que, ao lado do Senador Jonas Pinheiro, esse valoroso companheiro de tantas jornadas, da Ilustre companheira, Senadora Serys Slhessarenko, incansável combatente das lutas populares, haveremos de empunhar juntos as bandeiras em favor do nosso Estado. Falo isso, pois confio na estirpe e no elevado senso de dever de S. Exªs.

Presto aqui também uma homenagem ao Senador Antero Paes de Barros, personagem valente e idealista, a quem tenho a honra de suceder nesta Casa. Cadeira que também já pertenceu ao meu dileto e querido irmão, ex-Governador e ex-Senador, Júlio Campos, que hoje empresta sua experiência ao exame dos princípios de boa gestão pública como Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, rogo a Deus que me ilumine nesta nova missão e que minhas palavras sejam ferramenta para entendimento e união. Chego sem rancores, disposto a produzir diálogo. Sim, farei oposição aos enganos e aos equívocos do Governo, sem raiva e sem agressividade. Jamais serei adversário das boas causas e do Brasil. Meu papel será o de encontrar atalhos entre o necessário e o possível, para que a minha ação não seja estéril e descartável. Estou aqui para representar Mato Grosso e defender sua gente.

Louvo a sabedoria e a eloqüência do patriotismo que guardam as paredes deste Parlamento, depositando aqui o meu coração, a minha coragem e a minha história. A raiz do futuro nada mais é do que a semente de fé que plantamos agora. Se cultivarmos boas sementes, vamos repetir os doces frutos da justiça e da fraternidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quem semeia esperança colhe prosperidade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2007 - Página 848