Discurso durante a 18ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Preocupação com a violência infanto-juvenil em todo o país e reflexão sobre a redução da maioridade penal. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA SOCIAL.:
  • Preocupação com a violência infanto-juvenil em todo o país e reflexão sobre a redução da maioridade penal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2007 - Página 3781
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, INICIATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEBATE, CRIAÇÃO, POLITICA SOCIAL, FAVORECIMENTO, JUVENTUDE, CONCENTRAÇÃO, NUCLEO URBANO, OBJETIVO, REDUÇÃO, VIOLENCIA, BRASIL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DADOS, PESQUISA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), DEMONSTRAÇÃO, AUMENTO, INCIDENCIA, VIOLENCIA, JUVENTUDE, COMPARAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTADOS, DIVULGAÇÃO, REDUÇÃO, VINCULAÇÃO, MENOR, HOMICIDIO, CAPITAL DE ESTADO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), MOTIVO, EFICACIA, INICIATIVA, EX PREFEITO, IMPLANTAÇÃO, PROJETO, ASSISTENCIA, ADOLESCENTE, SAUDAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL, RECEBIMENTO, RECONHECIMENTO, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA).
  • COMENTARIO, RETIRADA, APOIO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REDUÇÃO, LIMITE DE IDADE, IMPUTABILIDADE PENAL, MOTIVO, RECONHECIMENTO, POSSIBILIDADE, RECUPERAÇÃO, JUVENTUDE, VINCULAÇÃO, VIOLENCIA, AMPLIAÇÃO, AMBITO NACIONAL, PROJETO, PREFEITURA MUNICIPAL, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a gentileza do Senador Cristovam Buarque de permitir que eu possa rapidamente fazer alguns registros que considero importantes.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro quero dizer que hoje mesmo, neste plenário, assim como todos os dias, debate-se a questão da violência que tomou conta do nosso País - é matéria de pauta de qualquer mídia -, em especial a violência contra os jovens e efetuada pelos jovens.

O Presidente Lula está construindo uma proposta de consolidação de políticas para jovens que visam integrar e minorar essa perspectiva de violência, que é crescente. E sobre a questão da violência infanto-juvenil, quero me ater a uma publicação de um estudo recém-divulgado pelo IBGE, que trata da evolução da violência infanto-juvenil no Brasil.

Entre 1991 a 2000, houve um aumento no número total de homicídios no Brasil de 52% e um aumento no número de jovens vítimas de homicídio de 77% - ou seja, um valor bem alto do número de homicídios ocorridos nesse período.

A taxa de homicídios de jovens aumentou em 48%, na década, e nas capitais, aumentou 75,9%. Portanto, algo extremamente sério.

Esse estudo do IBGE traça o perfil das capitais, mostrando, no período de 1999 a 2004, a evolução da violência em cada capital do País. Para satisfação do nosso Estado de Roraima, e é por isso que quero fazer registro, a cidade de Boa Vista, que foi comandada durante dez anos pela Prefeita Teresa Jucá, diferente da maioria das outras capitais do País, teve involução no número de homicídios. Foi a cidade em que houve a maior diminuição de homicídios nesse período - 59,48% de queda dos homicídios entre jovens -, enquanto, no resto do País, cresceu 77%.

O IBGE destaca o trabalho participativo que foi realizado, principalmente pelo Projeto Crescer. Esse é o modelo que entendo deva ser ampliado para o restante do País.

Muito está se discutindo a questão da maioridade penal, e quero aqui fazer uma reflexão. Em 1999, apresentei uma emenda constitucional para diminuir a maioridade penal. Fui um dos autores de emendas que estão tramitando. Mas, depois de 1999, quando Teresa assumiu a Prefeitura e começou a fazer esse trabalho do Projeto Crescer, tive contato com outra realidade e pedi para retirar o meu projeto, porque não é diminuindo a maioridade que se vai resolver o problema da violência. Não é. Convivi com esses jovens; ela conviveu diariamente com esses jovens, baixou em 59% as mortes entre jovens em Boa Vista porque deu amor, atenção, porque se preocupou, criou canais e caminhos para que esses jovens voltassem a ter esperança.

Muitas vezes influiu inclusive na relação com a Polícia, porque esses jovens, desde muito cedo, são maltratados. Muitos deles só recebem pancadas da sociedade, portanto retribuem da mesma forma. Não é a exacerbação da violência que vai resolver.

Então, gostaria de fazer esse registro, Sr. Presidente, pedindo a transcrição não só da matéria “Lula prepara nova política social para jovens de centros urbanos”, mas também os dados do IBGE “Violência infanto-juvenil no Brasil”, inclusive com a publicação do quadro que demonstra a evolução ou involução dos assassinatos de jovens em nosso País.

Encerro parabenizando toda a equipe da Prefeitura de Boa Vista, que fez esse excelente trabalho, reconhecido nacionalmente e também publicado pela OEA, portanto, reconhecido internacionalmente. Era importante que muitos segmentos conhecessem o que foi feito em Boa Vista, porque é da forma que se trabalhou lá que se têm resultados palpáveis, mensuráveis, como os que estão sendo demonstrados pelo IBGE.

Peço a transcrição e agradeço a V. Exª. Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Lula prepara nova política social para jovens de centros urbanos”.

“Violência infanto-juvenil no Brasil”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2007 - Página 3781