Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a matéria intitulada "Minas puxa crescimento da indústria", publicada no jornal O Globo, edição de 10 de maio corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL. ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Destaque para a matéria intitulada "Minas puxa crescimento da indústria", publicada no jornal O Globo, edição de 10 de maio corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2007 - Página 17476
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL. ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REGISTRO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, INDUSTRIA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESPECIFICAÇÃO, AREA, METALURGIA, SAUDAÇÃO, ORADOR, ADMINISTRAÇÃO, GOVERNADOR, INCENTIVO, PRODUÇÃO.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna para destacar matéria intitulada “Minas puxa crescimento da indústria”, veiculada no jornal O Globo de hoje, 10 de maio. Assinada pelos repórteres Fabiana Ribeiro e Henrique Gomes Batista, a matéria afirma que “a expansão da atividade industrial brasileira foi puxada, em março, por Minas Gerais - que registrou alta de 5,3% sobre fevereiro, já com ajuste sazonal”. Os dados são da Pesquisa Industrial Regional divulgada pelo IBGE.

            Mais adiante, o texto informa que, em Minas, o crescimento de 7,3% do setor extrativo explica o avanço de 7,8% da indústria, quando comparado a março de 2006. Também contribuíram para o avanço da produção no estado, diz a pesquisa do IBGE retratada na matéria, os segmentos de veículos (com crescimento de 22%), metalurgia (4,8%) e produtos de metal (20%). “No primeiro trimestre, o estado de Minas Gerais cresceu 5,8% em relação a igual período de 2006”.

            Ainda de acordo com o texto, a expansão da produção em Minas Gerais foi seguida por Pernambuco (4,9%), Paraná e Rio de Janeiro (ambos com crescimento de 3,6%).

            Termino saudando, mais uma vez, a administração arrojada do Governador Aécio Neves que tem adotado iniciativas de incentivo à produção, voltando a colocar a economia de Minas Gerais em posição de destaque.

            Encaminho ainda que a referida matéria para que conste dos Anais desta Casa.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Minas puxa crescimento da indústria.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2007 - Página 17476