Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende que os trabalhos voltem à normalidade e que todas as instituições da Casa funcionem sem pressão política.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Defende que os trabalhos voltem à normalidade e que todas as instituições da Casa funcionem sem pressão política.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2007 - Página 27499
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, DEMOCRACIA, DIREITOS, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, OPOSIÇÃO, MATERIA, TRAMITAÇÃO, QUESTIONAMENTO, DECISÃO, NATUREZA POLITICA, LOBBY, COMISSÃO DE ETICA, EXAME, DENUNCIA, PRESIDENTE, SENADO.
  • DEFESA, RETORNO, VOTAÇÃO, SENADO, AUSENCIA, LOBBY, PREJUIZO, FUNCIONAMENTO, COMISSÃO.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Eu gostaria de fazer, em primeiro lugar, a transferência do meu pronunciamento para a próxima sessão, tendo em vista que há oradores com mais urgência de falar do que eu, de vez que o assunto que eu pretendia abordar, a meu ver, nesta sessão, não mais interessa.

            Entretanto, eu gostaria também de me somar às preocupações do Senador Mercadante, no sentido de que a obstrução é legítima, principalmente quanto parte da Oposição. É um instrumento democrático, regimental e que tem de ser garantido pela Mesa. Entretanto, de forma normal, a obstrução acontece quando existem projetos em tramitação na Casa com os quais a Oposição não concorda. Não é o caso. Há uma decisão política em face de assuntos que estão sendo tratados no Conselho de Ética, que, pelo menos neste momento, não está sendo agredida nem atacada.

            Há um trabalho em pleno andamento no Conselho de Ética, e a pressão será indevida na medida em que apressemos a finalização daquilo que está sendo discutido naquele Conselho.

Portanto, minha ponderação, neste instante, é a de que os trabalhos voltem à normalidade e a de que todas as instituições da Casa funcionem sem pressão política, que, a meu ver, neste instante, não tem consistência, uma vez que todos os Senadores estão aptos a votar as matérias importantes em tramitação na Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2007 - Página 27499