Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Assentar trilhos para governar", de autoria do diretor da ANTT, Gregório Rabelo, publicado no jornal Gazeta Mercantil, edição de primeiro de outubro corrente. Registro da matéria intitulada "Ocupar e arruinar", publicada na revista Veja, edição de 29 de agosto último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registro do artigo intitulado "Assentar trilhos para governar", de autoria do diretor da ANTT, Gregório Rabelo, publicado no jornal Gazeta Mercantil, edição de primeiro de outubro corrente. Registro da matéria intitulada "Ocupar e arruinar", publicada na revista Veja, edição de 29 de agosto último.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2007 - Página 33897
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ADVERTENCIA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, TRANSPORTE FERROVIARIO, OBJETIVO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, INDUSTRIA, AGROPECUARIA, GARANTIA, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), CRITICA, CONDUTA, GRUPO, MOVIMENTO TRABALHISTA, VINCULAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), INVASÃO, FABRICA, DESVIO, RECURSOS, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Assentar trilhos para governar”, de autoria do diretor da ANTT, Gregório Rabelo, publicado no jornal Gazeta Mercantil de 1º de outubro do corrente.

O autor, em seu artigo, destaca a importância dos investimentos na logística ferroviária brasileira para melhor atender às imensas demandas do país. Tanto no transporte de carga quanto no de passageiros.

Segundo o diretor da ANTT, se não forem feitos os devidos investimentos na construção de ferrovias, “estaremos sujeitos a um apagão logístico e ao comprometimento da capacidade de crescimento do PIB, com reflexos óbvios no que se refere ao escoamento da nossa produção agropecuária e industrial”.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para registrar a matéria intitulada “Ocupar e arruinar”, publicada pela revista Veja de 29 de agosto do corrente.

A matéria destaca que os radicais do PT criaram o MST das fábricas e usam o dinheiro das empresas ocupadas em projeto próprio. Segundo a reportagem, o Movimento das Fabricas Ocupadas, ligado a Esquerda Marxista, facção radical do PT, toma de assalto a diretoria de fábricas administradas por cooperativas de funcionários. Segundo a investigação feita pela revista, além de lotear os cargos com militantes dessa facção, esse Movimento desvia o dinheiro que deveria ser usado para saldar dívidas trabalhistas para “ações revolucionárias”, como a tomada de outras fábricas em igual situação, o financiamento de campanhas políticas, o treinamento de auto defesa a ser usado em passeatas e viagens ao exterior. O dinheiro teria sido encontrado também na conta pessoal desses militantes.

Sr. Presidente, solicito que os artigos acima citados sejam considerados partes deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Assentar trilhos para governar”.

“Ocupar e arruinar”;


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2007 - Página 33897