Discurso durante a 204ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao septuagésimo primeiro aniversário de nascimento e o primeiro aniversário de falecimento do Senador Ramez Tebet, Presidente do Senado Federal, no período 2001-2003.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao septuagésimo primeiro aniversário de nascimento e o primeiro aniversário de falecimento do Senador Ramez Tebet, Presidente do Senado Federal, no período 2001-2003.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2007 - Página 39301
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANIVERSARIO DE MORTE, RAMEZ TEBET, EX SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - Sr. Presidente, pelo fato de o Senador Garibaldi Alves Filho ser membro do PMDB, companheiro de longas datas do Senador Ramez Tebet, deixo a tribuna à disposição de S. Exª. Após a palavra de S. Exª, voltarei para fazer meu pronunciamento.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Senador Papaléo Paes, pelo amor de Deus, fale! Eu estou vendo a hora de perder uns votos por conta disso.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - V. Exª sabe que o meu voto já tem há muito tempo.

Cumprimento o Exmº Sr. Presidente desta sessão; a Senadora Marisa Serrano; o Exmº Sr. André Puccinelli, Governador do Estado do Mato Grosso do Sul; a Srª Prefeita Simone Tebet; o Professor Rodrigo Tebet; assim como estender meus cumprimentos ao Sr. Ramez Tebet Filho e à Drª Eduarda, que é médica, bem como a D. Fairte Nassar Tebet, que não pôde estar presente aqui entre nós.

Cumprimento ainda os Srs. Deputados, os Srs. Prefeitos, as lideranças partidárias do Mato Grosso do Sul, bem como todos aqueles que foram convidados e estão aqui prestigiando esta homenagem justa ao nosso querido Ramez Tebet.

O querido Ramez Tebet, que eu conheci nesta Casa e de quem tive a honra de ter sido amigo, porque S. Exª dedicava uma atenção toda especial a mim, o que me deixava muito honrado e até vaidoso. Relatava, em conversa com amigos, a amizade e o carinho que o Senador Ramez Tebet me concedia.

Confesso que, pelo pouco tempo que convivi com ele, por cerca de quatro anos, aprendi a amar o Senador Ramez Tebet., em quem vi um exemplo de homem público, que realmente dignificou a família, dignificou o seu Estado, dignificou esta Casa - todos já relataram a conduta dele no momento em que assumiu a Presidência da Casa -, dignificou o Brasil.

Temos de guardar essa grande imagem positiva que o Senador Ramez Tebet nos deixou como exemplo. Tenho certeza absoluta de que os descendentes de S. Exª, assim como a sua esposa e demais familiares, os companheiros políticos - como o Governador André, há pouco, me disse que deu os seus primeiros passos na política com o ensinamento do Senador Ramez Tebet, que também o conduziu ao ápice da sua carreira política.

Nesta tribuna tive a oportunidade de ver e ouvir, muitas vezes, o Senador Ramez Tebet, que, com muita propriedade, sempre nos trouxe muitos temas importantes, sobretudo na defesa dos interesses do seu Estado, Mato Grosso do Sul, e do nosso País.

Ramez Tebet, homem sereno, equilibrado, determinado e de espírito democrático exemplar, deixou um grande exemplo, que sempre servirá de força para todos nós continuarmos a defender os interesses da sociedade brasileira.

Lembrando de Ramez Tebet, procurei atributos de sua pessoa e pensei nas sábias palavras de George Elliot, que um dia escreveu:

Não é o gênio, nem a glória, nem o amor que medem a elevação da alma: é a bondade. O que importa é o conceito que mereceis dos outros. Entre os que hão de contribuir para forma vossa reputação, haverá quem nunca convosco tenha convivido e, não obstante, falará bem de vós.

           Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Srs. Convidados, o conceito que esta Casa tem do Senador Ramez Tebet é o de que foi um homem bondoso. Creio que disso ninguém tem dúvida. E agora, Sr. Presidente, nós lamentamos que o Senador Ramez Tebet, nós últimos dias de sua vida, tenha presenciado no cenário político fatos e acontecimentos que macularam a vida institucional do País. Por isso, ele nunca se afastou dessa Casa.

           Nos últimos dias que o Senador Ramez Tebet compareceu a esta Casa, a esta tribuna, nós observávamos a dificuldade que ele tinha para subir essa escada. Um dia, eu até o aconselhei, como médico, para que guardasse repouso, e ele me disse que o repouso ele conseguia nesta Casa, trabalhando.

Mesmo debilitado, ele se fez presente nas discussões, mostrou sua indignação, reivindicou providências, exigiu postura ética e cobrou punição para os corruptos e bandidos.

Que falta faz Ramez Tebet neste Senado! Que falta faz sua voz, principalmente em discussões como a da importância do Parlamento para o Brasil! Que falta faz sua voz nas discussões sobre a prorrogação da CPMF, aqui neste Plenário! Tenho certeza absoluta de que a palavra do Senador Ramez Tebet, na discussão de tema tão importante, seria ouvida por nós todos, assim como nós o ouvimos dentro do PMDB quando da reforma da Previdência, uma reforma mal estruturada, uma reforma punitiva que veio a esta Casa. O Senador Ramez Tebet, fazendo parte do PMDB, como eu fazia parte, o Senador Pedro Simon e o Senador Mão Santa, mantivemos nossa conduta de bons brasileiros, pessoas que reconhecem no servidor, no trabalhador, os seus direitos, e votamos contrariamente à reforma da Previdência.

E o Senador Ramez Tebet sempre nos deu a sua opinião.

Posso dizer que o Senador Ramez Tebet sonhava com um Brasil passado a limpo, mais solidário, mais comprometido com os ideais do direito, da justiça, da democracia e da cidadania.

Espero que os ideais Ramez Tebet estejam sempre presentes e que todos nós, Senadores da República, e todos os senhores que são seguidores da boa conduta do Senador Ramez Tebet jamais nos esqueçamos dele.

Não estou repetindo isso por causa do momento importante que estamos vivendo, pois talvez isso não importe muito às pessoas que com ele não conviveram, mas quero que fique registrado o meu amor e o meu carinho pelo Senador Ramez Tebet.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2007 - Página 39301