Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a participação das Cataratas do Iguaçu na votação que escolherá as Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Defende a participação das Cataratas do Iguaçu na votação que escolherá as Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37591
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • DEFESA, INCLUSÃO, RIQUEZAS, RECURSOS NATURAIS, CACHOEIRA, PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, ESTADO DO PARANA (PR), CONCURSO, ELEIÇÃO, PATRIMONIO, NATUREZA, AMBITO INTERNACIONAL, CONCLAMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, VOTAÇÃO, DETALHAMENTO, PROCEDIMENTO, INTERNET, OPÇÃO, VOTO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, PATRIMONIO TURISTICO, RECONHECIMENTO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), CAPACIDADE, REPRESENTAÇÃO, BRASIL.

     O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço, em primeiro lugar, ao Senador Arthur Virgílio por permitir essa inversão na ordem de inscrição.

     Com imensa satisfação, Sr. Presidente, destaco a participação das Cataratas do Iguaçu na votação que escolherá as Sete Novas Maravilhas da Natureza.

     A exemplo da votação que elegeu o Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, o concurso internacional também é promovido pela Fundação Suíça New Seven Wonders.

     Para votar, basta acessar o site da instituição, no endereço www.natural7wonders.com, e preencher o formulário indicando o nome “Iguaçu Falls” (Cataratas do Iguaçu) no item Nomination (nominação), escolher a categoria “Waterfall” (Cataratas) e, no país (Country), indicar o Brasil.

     Todos os que conhecem as Cataratas do Iguaçu sabem que esse grande monumento da natureza possui uma beleza extraordinária, digna de ser considerada uma das Sete Maravilhas.

     Entre os exemplos de monumentos naturais que também estão concorrendo, podemos citar o Grand Canyon, nos Estados Unidos; as Ilhas Galápagos, no Equador; o Mar de Aral, na Rússia; a Baía de Halong, no Vietnã; a magnífica barreira de corais Great Barrier Reef, na Austrália; o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia; o Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, nos Estados Unidos; o Glaciar (Glacier) de Aletsch, ao sul da Suíça; entre outros patrimônios mundiais da natureza.

Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, as Cataratas estão localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, mais precisamente no Parque Nacional do Iguaçu, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

     Ao todo, são 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. O nome Iguaçu, de origem Guarani, significa “água grande”, ou seja, rio de “grandes águas”.

     Orgulho dos paranaenses, as Cataratas são responsáveis pela ida de milhões de turistas de todas as partes do mundo para Foz do Iguaçu.

     Seja no lado brasileiro, que possui uma visão privilegiada das quedas, com dimensão panorâmica, seja no lado argentino, onde o contato e a integração com a natureza são mais acessíveis, a visita às Cataratas possibilita uma experiência maravilhosa.

     Esse cartão-postal do Brasil e da América do Sul certamente merece compor, Sr. Presidente, o rol de lugares considerados como uma das Maravilhas da Natureza.

     Por esse motivo, enalteço a participação das Cataratas no concurso e peço a todos, do Paraná e Brasil, que votem e ajudem a divulgar esta oportunidade de termos o Brasil mais uma vez presente entre as maravilhas mundiais.

     Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37591