Discurso durante a 217ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 35 anos de criação da Secretaria Especial de Informática - PRODASEN.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 35 anos de criação da Secretaria Especial de Informática - PRODASEN.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2007 - Página 41924
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRO DE INFORMATICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DO SENADO FEDERAL (PRODASEN), AGRADECIMENTO, TRABALHO, APOIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ELOGIO, QUADRO DE PESSOAL, SENADO, QUALIDADE, INFRAESTRUTURA, ASSESSORIA, SENADOR.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado amigo, Senador Efraim Morais, que preside esta sessão, muito justa por sinal; prezado Senador Romeu Tuma, que acaba de emocionar a todos nós; Dr. Agaciel; colegas do Prodasen e desta estrutura fantástica de que o Senado dispõe na pessoa de vocês, 

Hoje comemoramos 35 anos do início de funcionamento de um organismo do Senado que se tornou indispensável; formou quadros valiosíssimos. Eu costumo dizer - espero que não melindre nenhum dos nossos colegas Senadores e Senadoras - que o nosso trabalho nesta Casa resulta de uma conjugação de esforços e de um aporte relevante, de fundamental importância, da inteligência e da capacidade de servidores que estão aqui dando brilho, fazendo com que o nosso trabalho parlamentar tenha alguma substância, tenha alguma objetividade, tenha alguma conseqüência. Rendo aqui as nossas homenagens neste dia que é de fato festivo.

A sociedade brasileira precisa saber, e essa é uma boa oportunidade para fazê-lo.... Via de regra, o que passa para o mundo exterior - e o Senador Tuma veio à tribuna e proferiu um discurso emocionado - é a fala do parlamentar, é a atividade do parlamentar. Mas quero dizer, dar o meu testemunho e, ao mesmo tempo, proferir o meu mais profundo agradecimento a todos os que atuam nesses organismos estratégicos de que o Senado dispõe, Prodasen, Interlegis, Consultoria do Senado.

O quadro de servidores do Senado é de uma riqueza impressionante! Graças a Deus, dependemos muito desses profissionais hoje para realizarmos nosso trabalho parlamentar. O aporte dado por esses servidores, mulheres e homens profissionais competentes, é de uma qualidade tão grande para o nosso próprio trabalho, que nos dá uma segurança enorme.

Em razão do corre-corre nesta Casa, muitas vezes recebemos o trabalho decorrente da atuação das senhoras e dos senhores, pareceres, trabalhos de envergadura e profundidade. A qualidade é tão grande, que temos a segurança de firmarmos, às vezes, pareceres que lemos rapidamente. Mas é a consistência, é o histórico, é a cultura implantada nesta Casa que nos empresta essa segurança.

Eu estava dizendo que o mundo exterior, os brasileiros precisam saber que esta Casa, por vezes, vive crises, mas tem vida. Há uma relação extremamente rica entre os parlamentares que por aqui passam, que são passageiros, e o corpo funcional desta Casa, seus organismos de suporte, de apoio, que fazem com que nosso trabalho possa ser mostrado e oferecido à sociedade brasileira.

Vocês são parceiros e parceiras, são partícipes deste trabalho de anos e anos nesta Casa, labutando para fazer com que a contribuição do Senado Federal para o crescimento e o desenvolvimento deste País seja a mais significativo possível.

Cabe-me apenas dar este testemunho, pessoal inclusive, acerca da admiração, do apreço e do respeito que tenho - e tenho certeza absoluta de que todos nós, Senadores e Senadoras, temos - pelos profissionais que atuam no Prodasen e nos demais organismos que funcionam de forma muito responsável nesta Casa. Cabe-me aqui apenas dizer isso, a par do meu mais profundo agradecimento, o meu maior respeito à seriedade com que colegas nossos, eventualmente - porque nós somos eventuais, vocês são permanentes - dirigem através das secretarias, coordenam a atuação, a atividade desses organismos tão importantes. É apenas isso.

Eu compreendi a emoção do Senador Tuma. A gente que vive aqui dentro sabe compreender porque o Senador Tuma se emocionou. É uma experiência muito rica, principalmente para ele que tem longos anos de mandato nesta Casa, que já teve a responsabilidade de, assim como o Senador Efraim Morais hoje tem, coordenar, de dirigir a atividade, a atuação conjugada de setores tão importantes e tão fundamentais para o Senado Federal.

Portanto, meus parabéns pelos 35 anos de consolidação de uma cultura de trabalho sério e responsável, um exemplo para este País. Este País precisa saber, nas entranhas do Senado Federal, como é que a coisa funciona, o nível e o grau de serviço profissional que nós temos por parte das senhoras e dos senhores.

O meu mais profundo respeito e o meu mais profundo agradecimento pelo privilégio de poder atuar conjuntamente com os senhores e com as senhoras. Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2007 - Página 41924