Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa do artigo intitulado "Direito e Avesso", publicado nos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, edições de ontem.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Encaminhamento à Mesa do artigo intitulado "Direito e Avesso", publicado nos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, edições de ontem.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2007 - Página 42944
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, DEMOCRACIA, AMERICA LATINA, GOVERNO ESTRANGEIRO, TENTATIVA, REFORMA CONSTITUCIONAL, MANUTENÇÃO, PODER, AUTORITARISMO, AMEAÇA, PAZ, CONTINENTE, EXPECTATIVA, DECISÃO, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, LIMITAÇÃO, MANDATO, REGISTRO, ESTUDO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DEMONSTRAÇÃO, OPINIÃO, BRASILEIROS, DESAPROVAÇÃO, AMPLIAÇÃO, MANDATO ELETIVO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei bastante breve.

Encaminho à Mesa, para registro nos Anais da Casa, o artigo publicado nos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, de ontem, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, cujos título e subtítulo são os seguintes: Direito e avesso e Se for da vontade da maioria, um presidente se transforma em tirano.

É um artigo extremamente culto, oportuno, e mais oportuno do que nunca porque, agora, corroborado pela manifestação cidadã e democrática do povo venezuelano. A maioria não foi votar, nem foi votar! E, da minoria que o fez, Chávez perdeu. Ou seja, se Deus quiser, não se confirmará a posse da Venezuela por um tiranete que ameaça a paz subcontinental. Por outro lado, corroborado também pela manifestação absolutamente consciente do povo brasileiro que, segundo pesquisa Datafolha, à razão de 65% dos nossos patrícios, disse não à suposta aventura pelo terceiro mandato para o Presidente Lula ou para quem quer que fosse. Mais forte ainda é essa expressão não somente porque ela é a mesma, independentemente de classe social, de faixa etária, de nível cultural, de região e, mais ainda, porque a mesma pesquisa dá uma avaliação muito generosa para o governo do Presidente Lula, 50% de bom e ótimo, o que é uma marca, eu diria, bastante significativa. Ou seja, uma coisa é dizer “estamos gostando do governo que está fazendo o Presidente”; outra é dizerem “Senhor Presidente, terceiro mandato? Neca de pitibiriba”. Ou seja, governe, se Deus quiser aprovado até o final, mas nem sonhe com um terceiro mandato no Brasil. Dizíamos: o Brasil não é a Venezuela. Eu digo assim: a Venezuela está virando o Brasil. Terceiro mandato nem lá nem cá.

Peço a V. Exª que insira nos Anais do Senado a matéria que solicito, assinada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, intitulada Direito e Avesso, publicada no O Globo e no Estadão de ontem, Sr. Presidente.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*****************************************************************************

Matéria referida:

“Direito e avesso”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2007 - Página 42944