Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Questiona o discurso do Senador Sibá Machado que apresentou dados sobre o governo do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Questiona o discurso do Senador Sibá Machado que apresentou dados sobre o governo do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2008 - Página 5074
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ACUSAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, INEXATIDÃO, DADOS, GESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, CONTRADIÇÃO, INDICE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Só para dar um ensinamento ao jovem que nasceu lá no Piauí. O Piauí tem três Senadores aqui, e eu nunca vi nenhum falar tantas inverdades. São três Senadores! E também nunca vi um Deputado Federal do Piauí ter a ousadia de usar isso.

            Agora, eu ensinaria - e é meu dever ensinar ao Sibá: o Benjamin Disraeli, no tempo da Rainha Vitória, teria ouvido desta, acertadamente, que o papel aceita qualquer coisa. Então, o papel que ele leu, sem fundamento, aceita qualquer coisa e aceitou muita mentira.

            Eu só ia dar um quadro, porque a verdade é transparente, límpida. Um quadro vale por dez mil palavras.

            Presidente Garibaldi, o Piauí votou. Três milhões de piauienses honrados votaram, mulheres e homens que trabalham e estudam, e conseguimos tirá-los dos piores índices. Vencemos os do Maranhão todos; alguns índices melhores da Paraíba, do Rio Grande do Norte. Sabe como é: índices. E, agora, o IBGE, que é do Governo, disse que o Piauí perdeu em todos os índices. Então, é um quadro. E veja: a própria Rainha Vitória teria dito ao seu primeiro-ministro, Benjamin Disraeli, que o papel aceita tudo. Então, o papel aceitou muitas mentiras.

            Agora, esse homem tem uma qualidade: nasceu lá e tem coragem. É muita coragem e ousadia! Nenhum Senador teve coragem de dizer tantas mentiras, bem como nenhum Deputado Federal do Piauí.

            Essas são as minhas palavras. Veja, o papel aceita tudo. O papel aceitou mentiras, mentiras e mentiras!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2008 - Página 5074