Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do II Encontro Regional do PSDB realizado na Ilha de Marajó/PA.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Registro do II Encontro Regional do PSDB realizado na Ilha de Marajó/PA.
Aparteantes
Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2008 - Página 7552
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DISCUSSÃO, ORGANIZAÇÃO, POLITICA PARTIDARIA, PARTICIPAÇÃO, MULHER, JUVENTUDE, PRESENÇA, VEREADOR, PREFEITO, ILHA DE MARAJO, MARIO COUTO, SENADOR, DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL.
  • COMENTARIO, REUNIÃO, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, BREVES (PA), ESTADO DO PARA (PA), DEBATE, INEFICACIA, ATUAÇÃO, ANA JULIA CAREPA, GOVERNADOR, SITUAÇÃO, PRODUTOR, MADEIRA, INTERVENÇÃO, POLICIA MILITAR, POLICIA FEDERAL, FORÇAS ARMADAS, PREJUIZO, TRABALHADOR, RESPEITO, LEI FEDERAL, DESMATAMENTO.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, PRESIDENTE, SENADO, DISCUSSÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), SOLUÇÃO, PROBLEMA, EXPLORAÇÃO, RIQUEZAS, REGIÃO.
  • REGISTRO, INSTALAÇÃO, SUBCOMISSÃO, ACOMPANHAMENTO, CRISE, AMBITO, MEIO AMBIENTE, REGIÃO AMAZONICA.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, venho hoje à tribuna do Senado Federal para, por meio da TV Senado e da Rádio Senado, falar com os nossos amigos e as nossas amigas do Pará, em especial da Ilha do Marajó, Senador Mário Couto, local em que estivemos para o II Encontro Regional do PSDB neste final de semana. Foi uma viagem bastante produtiva em que tivemos a oportunidade de discutir a organização partidária, o movimento do PSDB Mulher, do PSDB Jovem, a formação ideológica por meio do Instituto Teotônio Vilela, e também de rever os nossos companheiros daquela maravilhosa ilha, a Ilha do Marajó. Lá fomos recebidos pelo Prefeito de Breves, cidade escolhida como pólo regional para esse nosso II Encontro, o nosso amigo e companheiro Luiz Rebelo.

            Tivemos também a presença do Vereador Camilo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, e vários outros Vereadores aos quais eu saúdo nas pessoas dos Vereadores Everson Lobato e Eloi Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Curralinho, que teve a oportunidade de se pronunciar em nome de todos os Vereadores dos demais Municípios da Ilha do Marajó que lá estavam presentes e que não eram do Município que nos recebia para o encontro, o Município de Breves.

            A nossa comitiva, bastante representativa, contou com o nosso Senador Mário Couto, líder inconteste daquela ilha e que teve o privilégio de lá nascer. O Senador Mário Couto é marajoara, como dizemos no Pará, nascido no Município de Salvaterra, e teve toda a sua vida política dedicada primeiramente à Ilha do Marajó. Depois, os avanços da sua liderança se espraiou por todo o Estado do Pará, fazendo com que ele até aqui chegasse, como Senador da República, com mais de 1,5 milhão de votos no último pleito. O Senador Mário Couto esteve conosco em Breves nesse segundo encontro com os nossos Deputados Estaduais, como o Deputado César Colares, também uma liderança daquela região, o Deputado Manoel Pioneiro, a Deputada Tetê Santos, o ex-Deputado Bira Barbosa, que sempre dizemos que é eterno deputado, ele também filho do Marajó.

            Então esse encontro dá uma demonstração, Senador Garibaldi Alves, de que o PSDB do Estado do Pará é um partido fortalecido, um partido vibrante, um partido que se prepara para o processo eleitoral que se avizinha e tem o apoio do nosso Presidente nacional, Senador Sérgio Guerra, que nos dá condições para que possamos não só reeleger os Prefeitos que têm direito a um segundo mandato, mas também aumentar o número de Prefeitos do PSDB e aumentar a bancada de Vereadores.

            Para conhecimento, Senador Garibaldi Alves, o PSDB do Pará tem a maior bancada na Assembléia Legislativa do Estado, com 10 Deputados estaduais; tem três Deputados federais, o Deputado Nilson Pinto, o Deputado Zenaldo Coutinho, que é Líder da Minoria na Câmara e o Deputado Wandenkolk Gonçalves; e aqui no Senado Federal temos esse combativo Senador Mário Couto e o Senador Flexa Ribeiro, eu mesmo, que tenho a honra de presidir, Senador Garibaldi Alves, o Diretório Regional do PSDB.

            Eu quero aqui fazer um breve relato desse nosso encontro e agradecer ao Prefeito Luiz Rebelo, ao vice-Prefeito Idjalma, ao Sr. Mimo Rebelo, pai de Luiz Rebelo, que já foi prefeito de Breves e que é um companheiro nosso desde 1993. É uma liderança inconteste daquela região como empresário de sucesso no Estado do Pará. Depois da nossa reunião em que ouvimos vários candidatos a Prefeito, vários candidatos a Vereadores de diversos Municípios do Arquipélago do Marajó. Participamos, à noite, de uma sessão especial da Câmara Municipal de Breves. Para tratar do quê, Senador Garibaldi Alves? Simplesmente para tratarmos da crise do setor madeireiro do Estado do Pará.

            O Senador Mário Couto teve a oportunidade de aqui se pronunciar e pedir a V. Ex.ª, o que eu mesmo reitero, para que V. Ex.ª, como Presidente do Senado, possa abrir os contados para que os Senadores não só do Pará, mas os Senadores de toda a Região Amazônica, que está sendo inviabilizada pela ação desmedida do Ministério de Meio Ambiente. Digo desmedida porque nós não queremos e não iremos dar apoio à ação ilegal do setor madeireiro. Queremos tão-somente que o segmento organizado que representa a segunda economia do Estado do Pará...

            Senador Garibaldi Alves, só para V. Ex.ª tomar conhecimento, foi relatado nessa sessão especial da Câmara de Vereadores de Breves sediada em uma área de floresta da Ilha de Marajó... Explico: a ilha do Marajó tem área de floresta, onde ficam Breves e Portel, e tem área de campos, sem floresta. Mas na área de floresta já se explora madeira há 200 anos. E a floresta se recupera naturalmente porque não há devastação nessa área da Ilha do Marajó.

            Como eu disse, o Ministério do Meio Ambiente parte de uma premissa, que todos aceitamos, que devemos explorar conscientemente as riquezas florestais, mas não permite, por meio de licenciamento, que as empresas organizadas façam o manejo florestal, fazendo com que o Estado do Pará hoje viva quase que...

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Inscreva-me para um aparte, Senador.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Com muita honra, Senador Mário Couto.

            (...) fazendo com que o Pará hoje viva quase que em estado de guerra, já iniciada no Município de Tailândia, que se transformou com a presença da Força Nacional, da Polícia Federal, da Polícia Militar, enviada pela Governadora Ana Júlia, para prender, agir de forma ostensiva contra os trabalhadores, tendo sido perdidos, só no Município de Tailândia, mais de oito mil postos de trabalho. Tivemos a informação de que, no Município de Breves, só no primeiro trimestre deste ano, mais de mil empregos também foram perdidos.

            Nessa reunião que tivemos na Câmara Municipal, contamos com a participação não só do setor empresarial, do setor madeireiro lá da Ilha do Marajó, como também dos trabalhadores.

            Senador José Agripino, os empregados, de corpo presente na sessão, disseram que não precisam de esmola, não querem atendimento assistencialista; eles querem, sim, o direito de ter o seu emprego garantido.

            Então, Senador Garibaldi Alves, o Senador Mário Couto já lhe fez a solicitação e eu a retomo no sentido de que V. Exª assuma essa posição de, como Presidente do Senado, abra as portas para que possam os Senadores não só do Pará mas também de todos os Estados da Amazônia Legal possam dialogar com o Ministério de Meio Ambiente e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário para que juntos com o Governo do Estado, com a Governadora Ana Júlia, no caso do Pará, e com os outros Governadores, com o Secretário de Meio Ambiente, para que possamos encontrar os meios de explorar as riquezas da floresta da nossa Amazônia de forma legal, consciente e ecologicamente sustentável.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Flexa Ribeiro, o tempo de V. Exª já está esgotado.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Já encerro. Vou conceder um aparte ao Senador Mário Couto e, em seguida...

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Flexa Ribeiro, primeiramente quero parabenizar V. Exª pela administração do nosso Partido no Estado do Pará e pelos seminários que V. Exª está promovendo em todo o Estado. Há 143 municípios no Estado do Pará e V. Exª, corajosamente, começou esse trabalho, que, se Deus quiser, chegará a todos os municípios. Senador Flexa Ribeiro, chega de maltratar o nosso Estado. Nós não podemos mais permitir isso, Senador. As indústrias madeireiras do Estado do Pará constituem a parte produtiva do nosso Estado. Olhem esse dado, Senador Flexa Ribeiro e paraenses: é o setor da economia paraense que mais emprega. Senador Flexa Ribeiro, que mais emprega e querem destruí-lo e deixar milhões e milhões de paraenses desempregados. Nós não podemos aceitar isso. Quando V. Exª fala em Governadora, quando em falo em Governadora, não pense S. Exª que queremos criticá-la. Não é isso; nós queremos defender o Estado do Pará e disso nós não vamos abrir mão, Senador. Custe o que custar, nós não vamos abrir mão dessa luta. Essa guerra está declarada por V. Exª, por mim e pelos Senadores da Amazônia, que não querem ver os seus Estados gerando mais assassinos, mais bandidos, mais ladrões, porque o povo vai ficar desempregado. É assim que querem combater a violência? É desta maneira: desempregando o povo? Senador, está aberta a guerra. Aqueles que querem nos acompanhar que levantem a nossa bandeira! Muito obrigado.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Agradeço ao nobre Senador Mário Couto. Tenho certeza, Senador Mário Couto, de que o Senador José Nery também estará ao nosso lado e ao lado de todos os Senadores da Amazônia Legal para que possamos, de forma consciente e ordenada, chegar a uma solução para essa crise que realmente vai transformar não só o Pará mas também a Amazônia como um todo numa área conflagrada do território brasileiro.

            Eu quero aqui, Presidente Garibaldi Alves, agradecer aos nossos Pares da Comissão de Meio Ambiente, porque instalamos hoje uma subcomissão para acompanhar a crise ambiental na Amazônia, e, por concordância e gentileza dos meus Pares, tive a honra de presidi-la, tendo como vice-Presidente o Senador Sibá Machado. O Relator é o Senador Expedito Júnior. Essa Comissão tem como membro um Senador de cada unidade da Amazônia Legal. Nós vamos, por meio dessa Comissão, Senador Garibaldi Alves, com o seu apoio, como Presidente do Senado, chegar a todos os Estados da Federação brasileira e vamos...

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Flexa Ribeiro, eu só quero fazer uma correção. Eu acabei de receber um e-mail do Município de Paragominas, Estado do Pará, do nobre Deputado estadual Bosco Gabriel. Eu quero aqui - sei também que V. Exª tem esse desejo de mandar um abraço a ele -, dizer-lhe que nós não nos esquecemos de Paragominas e que estamos nessa guerra junto com eles.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Paragominas, Senador Garibaldi Alves, é um município modelo nessa questão ambientalmente sustentável. Paragominas, apesar de ter sido indevidamente incluído entre os 32 municípios da Amazônia que participam da Operação Arco de Fogo, é hoje, um município que já assinou um termo de ajuste de conduta entre o empresariado e o Executivo Municipal, por intermédio do vice-Prefeito Adnam, e o setor governamental, para torná-lo município verde, onde não será abatida mais nenhuma árvore; ao contrário, o Município terá suas florestas totalmente repovoadas. Senador Mozarildo, V. Exª é um amazônida e sabe - apesar de o Estado de Roraima ter mais áreas de campo do que de florestas - das dificuldades que os nossos companheiros da Amazônia têm.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Flexa Ribeiro...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Vou encerrar agradecendo ao Presidente Garibaldi Alves Filho o apoio que vai nos dar. Retornarei à tribuna amanhã ou quinta-feira para continuar a falar sobre o trabalho dessa Subcomissão da Comissão de Meio Ambiente, que vai acompanhar a ação do Ministério do Meio Ambiente e dos Governos, principalmente do Governo do Pará, na Amazônia Legal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2008 - Página 7552