Fala da Presidência durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A crise de alimentos e a produção de biocombustível. Saúda a aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. SAUDE.:
  • A crise de alimentos e a produção de biocombustível. Saúda a aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2008 - Página 12230
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, HISTORIA, BRASIL, CULTIVO, CANA DE AÇUCAR, PRODUÇÃO, ALCOOL.
  • SAUDAÇÃO, EFICIENCIA, SENADO, VITORIA, APROVAÇÃO, MATERIA, REGULAMENTAÇÃO, FINANCIAMENTO, SAUDE, CUMPRIMENTO, CONGRESSISTA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Realmente, V. Exª mostra grande competência na área da produção de alimentos. Tanto isso é verdade que, hoje, é uma das figuras cotadas para ser presidente nacional dos representantes da agricultura de nosso País. Se isso ocorrer, será uma felicidade.

            Quero dizer para qualquer um, até internacionalmente, que este País foi descoberto em 1500 - e estamos em 2008. Em 1536, Mem de Sá já trazia cana para cá. E aqui, depois do Tratado de Tordesilhas, metade do Continente era de Portugal, metade, da Espanha.

            Entrou nesse mercado da cana a Holanda, que também ocupou nossas costas. Houve uma grande evolução, tanto é verdade que Nassau foi o grande governante das terras pernambucanas e nos desenvolvemos desde aí.

            A produção de energia vem desde o Governo revolucionário. Nos anos 70, o Governo revolucionário já pesquisava a energia proveniente do álcool, daí o Brasil, hoje, ser um ícone. Os Estados Unidos usam como alimento o milho, mas o usam também para fazer álcool e até uísque.

            Wellington Salgado, o uísque Jack Daniel’s, que é o favorito de Frank Sinatra, é feito de milho. Eles o usam de acordo com a necessidade. Lá, eles fazem uísque de milho e não o estão usando como alimento.

            Agradeço a Deus por presidir esta sessão e por encerrá-la.

            Hoje, dia 6 de maio, foram votadas várias autoridades, o que mostra a eficiência do Senado. Rememoro que este foi um dos dias mais felizes deste Senado, em que aprovamos a regulamentação da EC nº 29. Como, no passado, os legisladores colocaram no Orçamento 25% fixos para a educação, agora, nós, legisladores, com a EC nº 29, regulamentada por meio de um projeto de autoria do Senador Tião Viana, estabelecemos que 10% do Orçamento bruto da União serão destinados à saúde.

            É uma vitória! Aqui tivemos a participação de vários Deputados Estaduais, comemorando esse avanço na legislação, que vai dar recursos para a saúde do Brasil. Os Parlamentares que fazem frente à saúde deste Parlamento são os Deputados Guerra e Peroni, o Senador Camata, e dois piauienses, os Deputados Átila Lira e Nazareno Fonteles, mostrando interesse pela sua aprovação.

            Parabenizo o Senado da República por encontrar uma maneira responsável de encaminhar mais recursos para a saúde do povo do Brasil!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2008 - Página 12230