Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicações em razão do pronunciamento do Senador Gerson Camata.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Explicações em razão do pronunciamento do Senador Gerson Camata.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2008 - Página 17865
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, GERSON CAMATA, SENADOR, ANTERIORIDADE, ATUAÇÃO, ORADOR, INTERMEDIARIO, CARTA, AUTORIA, CHEFE, GRUPO, GUERRILHA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, DESTINAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FORMA, PACIFICAÇÃO, CONFLITO, AMERICA LATINA.
  • REITERAÇÃO, DISPOSIÇÃO, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, TENTATIVA, CONTRIBUIÇÃO, LIBERDADE, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, REFEM, GRUPO, GUERRILHA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Estando sem voz, eu vou pedir ao próprio Senador Gerson Camata...

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE) - Eu peço ao estúdio que aumente o volume do microfone para que o Senador Suplicy, que está afônico, possa falar.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O médico recomenda que eu não fale.

            Pelos registros, é fato que encaminhei a carta do Sr. Raúl Reyes, por solicitação do Vereador Albertão, ao Frei Betto, em 2003, dirigida ao Presidente Lula. Frei Betto me diz que não se recorda bem do episódio. Mas é fato que eu encaminhei - eu não sabia bem quem era Raúl Reyes.

            Eu acabo de colocar em contato o Senador Gerson Camata com o Vereador Albertão. O apelo dele e meu para que seja Ingrid Betancourt libertada o quanto antes permanece e é cada vez mais urgente. E eu disse ao Vereador Albertão, de Guarulhos, hoje no PSOL, que eu me disponho, inclusive, a me deslocar para onde for, se puder contribuir para a libertação de Ingrid Betancourt e de todos que estão seqüestrados e/ou detidos na Colômbia, e quero colaborar para promover a paz. Inclusive, naquela oportunidade, eu encaminhei o livro da Renda de Cidadania pelo jornalista Maisonnave, da Folha, pelo Vereador Albertão, que o entregou ao Raúl Reyes, porque eu acho que, dentre os itens para pacificação da Colômbia, o direito de todos partilharem da riqueza da Nação, através de um renda básica de cidadania, será um instrumento muito positivo. Mas eu reitero a importância do assunto e a minha disposição de colaborar pela libertação de Ingrid Betancourt.

            Explicou-me o Vereador Albertão - e eu peço até para o Senador Gerson Camata complementar - que esse Sr. Raúl Reyes se colocava favorável às negociações de paz e à libertação dela e dos demais seqüestrados.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2008 - Página 17865