Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15345
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, embora aqui plenamente representada pela nossa querida Líder Ideli Salvatti, quero me associar às suas palavras e também, neste momento, prestar minha homenagem a essa figura que diz respeito, e muito, à minha vida política: o Senador Sibá Machado, que, como diz o Senador Paulo Paim, é o suplente mais titular que já houve nesta Casa.

            É com orgulho, Senador Sibá, que venho aqui neste momento testemunhar essa nossa relação, que vai além da política; ela começa numa amizade - não há como não embargar a voz neste momento -, uma amizade que vem lá dos idos dos anos 90, quando V. Exª - e digo com muito prazer e orgulho esse termo “V. Exª” - era um militante da Central Única dos Trabalhadores, representando os trabalhadores rurais. Enquanto eu representava os trabalhadores urbanos na Central Única dos Trabalhadores, em Rondônia, V. Exª lutava, no Estado do Acre, e nós começávamos, naquela época, uma jornada para implantar na Amazônia uma rede chamada Rede CUT Amazônia.

            É com muito prazer que digo agora, aqui, para você, Senador Sibá Machado, que foi maravilhoso estar ao seu lado, tê-lo conosco na bancada do PT, tê-lo conosco nas mais difíceis horas que esta bancada enfrentou, neste Senado Federal, nestes últimos cinco anos. É um prazer muito grande ter uma figura com o seu quilate, com o seu valor.

            Acredito muito que, brevemente, V. Exª estará de volta a este Congresso Nacional.

            Quero, neste momento, Sr. Presidente, agradecer ao Senador Sibá Machado pela oportunidade dessa convivência de amizade, convivência política, o que não significa dizer que tenhamos, a vida inteira, apenas trocado elogios um para o outro. Há momentos em nossa relação um tanto quanto acirrados, mas na luta para podermos fazer sempre o melhor, e o Senador Sibá sempre foi essa pessoa aqui dentro que buscou puxar a gente para que sempre fizéssemos o melhor. É uma honra muito grande tê-lo tido aqui como parceiro, no Senado Federal, nesses cinco anos em que, desde o primeiro dia, V. Exª esteve conosco.

            Quero aqui também aproveitar para me referir à minha companheira Rose, também uma - por que não dizer - experiente companheira de luta, tanto do Sibá, quanto nossa, da Amazônia em todas as frentes, nas frentes mais difíceis, que são a do movimento sindical, a da defesa das mulheres, das crianças, dos adolescentes. Sibá Machado sempre contou com a Rose e a gente também. Então, Rose, você também está de parabéns por ter, nesse período, dado o suporte necessário, familiar, amoroso para que o Sibá pudesse ser aqui, hoje, a pessoa reconhecida que é, tanto pelo Governo quanto pela Oposição.

            Sibá, nós nos orgulhamos de você e esperamos vê-lo aqui o mais breve possível. Seja muito feliz no seu retorno e conte conosco.

            A parceria Rondônia-Acre vai continuar e, tenho certeza, cada vez mais fortalecida pela sua presença agora lá no Estado do Acre, sempre nos olhando com muito carinho.

            Foi um prazer estar com você aqui e sempre será um prazer contar com sua presença em todos os momentos da vida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15345