Discurso durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Fórum Social Mundial, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará, em janeiro de 2009, sob o lema "Um Outro Mundo é Possível".

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. POLITICA EXTERNA.:
  • Homenagem ao Fórum Social Mundial, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará, em janeiro de 2009, sob o lema "Um Outro Mundo é Possível".
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36192
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • EXPECTATIVA, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, NATUREZA SOCIAL, PROPOSTA, DEBATE, ESPECIALISTA, RENDA MINIMA, REGISTRO, ANTERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, DISCUSSÃO, POSSIBILIDADE, MELHORIA, RENDA, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, ENCONTRO, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APRESENTAÇÃO, DADOS, BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), CENTRO DE ESTUDO, NATUREZA SOCIAL, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), COMPROVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, QUALIDADE DE VIDA, IMPORTANCIA, AMBITO INTERNACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, ESFORÇO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL.
  • ENCAMINHAMENTO, RELATORIO, VIAGEM, ORADOR, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, PROPOSTA, CRIAÇÃO, FUNDO SOCIAL, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, TENTATIVA, OBTENÇÃO, PAZ.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente José Nery, que propôs e preside esta sessão em comemoração ao Fórum Social Mundial, que se realizará em janeiro próximo, em Belém do Pará; Exmº Sr. Senador José Luiz Del Roio, que elaborou o Fórum Social Mundial de 2000 e participou desse Núcleo do Conselho Internacional, que representa os ítalo-brasileiros no Senado italiano; Srª Tatiana Cibele da Silva Oliveira, que representa a Marcha Mundial de Mulheres na Comissão Organizadora, em Belém, do Fórum Social Mundial; Srª Ana Cláudia Cardoso, Secretária de Estado de Governo, que aqui representa nossa querida Governadora Ana Júlia Carepa, que foi nossa colega aqui no Senado Federal; prezados Secretários e Representantes do Corpo Diplomático que aqui se encontram, Srs. Senadores, Srªs Senadoras; quero saudar esta iniciativa, Senador José Nery. Como V. Exª participou, nós tivemos um encontro muito importante nesta manhã em que o Presidente Lula nos convidou - que terminou há cerca de quinze minutos - foi o tempo de chegar aqui, rapidamente, para apresentação de dados muito significativos pelo Presidente da Petrobras, do BNDES e da Fundação Getúlio Vargas, do Centro de Estudos de Políticas Sociais, onde foram apresentados dados muito significativos sobre como o Brasil vem evoluindo positivamente, tanto do ponto de vista do crescimento econômico, mas com melhoria da distribuição de renda, diminuição da pobreza absoluta, e com perspectiva de investimentos nos mais diversos setores que nos permitem ter uma perspectiva muito positiva de que o Brasil vem melhorando. E, como parte da consciência maior de todos nós sobre como modificar uma realidade que ainda é caracterizada por grandes problemas sociais, grandes desigualdades, porque estamos avançando, mas falta muito para nos considerarmos um País com problemas sociais resolvidos. Muito tem contribuído a seqüência de fóruns sociais mundiais desde o primeiro realizado em Porto Alegre. Eu participei de todos os fóruns sociais realizados em Porto Alegre e ali pude estar, a partir de 2000, colaborando, participando sempre de mesas de debates, debates que normalmente corresponderam à reunião de grandes especialistas, alguns dos melhores filósofos e cientistas sociais no mundo que compareceram ao Fórum Social Mundial.

Recordo-me de mesas em que, por exemplo, o Professor Philippe Van Parijs e o próprio Ministro Patrus Ananais, eu próprio e tantos outros, representantes, por exemplo, da Fiam, quando discutimos as perspectivas de um dia termos, no Brasil como em outros países do mundo, uma renda básica como um direito à cidadania.

Acabo de encaminhar aos membros da Mesa, o relatório recente de viagem que fiz ao Iraque, justamente propondo que eles, tendo as grandes reservas de petróleo que, como nós agora descobrimos, lá tem em grande quantidade, que eles possam aproveitar essa riqueza natural para criar um fundo que proporcione aos 30 milhões de iraquianos um meio de todos se sentirem vivendo com maior solidariedade e justiça na sociedade, até para que possa a paz existir naqueles país, que infelizmente há mais de cinco anos, vive, a toda hora, com explosão de bombas, matando pessoas e assim por diante.

Assim, Senador José Nery, meus cumprimentos e toda força, inclusive aos responsáveis pelo fórum e à Governadora Ana Júlia Carepa. Espero poder estar em janeiro próximo a Belém.

Faço a sugestão aos organizadores do fórum que convidem algumas das pessoas que mais têm estudado no mundo a proposição da renda básica de cidadania para, quem sabe, ali também tenhamos um debate a respeito desse tema e dos outros todos que estão estimulando os participantes do Fórum Social Mundial. Toda força e sucesso ao Fórum Social Mundial.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36192