Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Saúda a publicação do Livro Andrômaca, obra póstuma do grande escritor amazonense Péricles Moraes, por iniciativa da acadêmica Carmen Novoa Silva para quem encaminha um voto de aplauso. Voto de pesar pelo falecimento do amazonense Raimundo Petrosa. Voto de aplauso ao lutador, atleta e empresário Ricardo Lobório pelo exito de sua academia de jiu-jitsu nos Estados Unidos.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVISÃO TERRITORIAL. HOMENAGEM.:
  • Saúda a publicação do Livro Andrômaca, obra póstuma do grande escritor amazonense Péricles Moraes, por iniciativa da acadêmica Carmen Novoa Silva para quem encaminha um voto de aplauso. Voto de pesar pelo falecimento do amazonense Raimundo Petrosa. Voto de aplauso ao lutador, atleta e empresário Ricardo Lobório pelo exito de sua academia de jiu-jitsu nos Estados Unidos.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39831
Assunto
Outros > DIVISÃO TERRITORIAL. HOMENAGEM.
Indexação
  • CONCLAMAÇÃO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), VOTAÇÃO, MATERIA, REGULAMENTAÇÃO, CRIAÇÃO, MUNICIPIOS.
  • ELOGIO, INICIATIVA, HOMENAGEM POSTUMA, ESCRITOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ORGANIZAÇÃO, PUBLICAÇÃO, LIVRO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, CIDADÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • HOMENAGEM, ATLETA PROFISSIONAL, EMPRESARIO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de mais nada, convoco todos os Senadores do PSDB presentes à Casa no dia de hoje a comparecerem ao plenário, porque nós estamos nos preparando para votar importante matéria referente à questão municipalista, que exigirá 41 votos “Sim” para a sua aprovação. E precisamos fazer esse teste, mais do que vendo a presença no painel, vendo a presença física dos colegas. Portanto, convoco todos os Senadores tucanos a comparecerem - há um número muito significativo no plenário, mas peço que venham todos os presentes à Casa.

            Ainda, Sr. Presidente, encaminho à Mesa voto de aplauso à acadêmica amazonense Carmen Novoa Silva, assinado por mim e pelo Senador Jefferson Praia, para ver organizado e dado à publicação o livro Andrômaca, obra póstuma do grande escritor amazonense Pericles Moraes. Trata-se de figura da melhor qualidade intelectual e que a todos nos orgulha.

            E, junto com esse voto de aplauso, encaminho para publicação pronunciamento em que homenageio tanto Pericles Moraes quanto a acadêmica Carmen Novoa.

            E ainda, Sr. Presidente, voto de pesar pelo falecimento do amazonense Raimundo Pedrosa, pai de queridos amigos meus: Célio, Silvio, Sidney, Silas, Sales, Sandra e Sirlene, sendo o Sidney e o Silvio vitoriosos empresários no ramo de supermercados na minha terra e, repito, figuras muito queridas.

            E ainda, Sr. Presidente, voto de aplauso, e aí é com muita alegria que o faço, ao lutador, atleta e empresário Ricardo Libório pelo êxito alcançado por sua academia nos Estados Unidos, American Top Team - ATT, que é a maior daquele grande país, e é gerenciada e tocada exclusivamente por brasileiros. Esse cidadão foi campeão mundial de jiu-jitsu e considerado pelo grande mestre Carlson Gracie o seu melhor e mais técnico aluno de todos os que teve; além do mais, revelou ser um empresário de muito tino, que vai vencendo num país como os Estados Unidos, gerando empregos, às dezenas, às centenas, e honrando o nosso esporte lá fora.

            Portanto, requeiro este voto de aplauso junto com o voto de aplauso a Carmen Novoa da Silva e o voto de pesar pelo falecimento do Sr. Raimundo Pedrosa, figura tão querida, além dos pronunciamentos em que homenageio Carmen Novoa e o grande escrito amazonense Pericles Moraes, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ARTHUR

VIRGÍLIO.

*********************************************************************************

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro, com muito prazer, o recebimento de correspondência que recebi da acadêmica amazonense Carmen Novoa Silva, encaminhando-me um exemplar do livro Andrômaca (Do meu livro de memórias).

            Trata-se de obra póstuma de um dos maiores intelectuais que o Amazonas já teve, Péricles Moraes, falecido em 1956. Preparando seu livro de memórias, ele começara, talvez numa premonição, pelo último capítulo, dedicado à sua esposa e grande companheira Andrômaca. Falei em premonição, porque das projetadas memórias, só conseguiu deixar a homenagem à esposa. A morte interrompeu o trabalho.

            Há pouco tempo, um amigo fraterno meu e da acadêmica Carmen, João Albino Pereira, amazonense residente no Rio de Janeiro, conseguiu o material deixado por Péricles Moraes e o enviou à Carmen. Ela o organizou e fez publicar o livro, lançado, em abril, em sessão solene da Academia Amazonense de Letras, realizada para a entrega da Medalha de Mérito Cultural que traz justamente o nome de Pericles Moraes.

            O Prof. Pericles Moraes foi figura de destaque na vida intelectual amazonense. E não apenas na vida intelectual. Teve participação também na vida pública. Foi, em 1926, prefeito de Coari e Parintins; em 1932 integrou o Conselho Consultivo do Governo estadual e foi Secretário-Geral do Estado em dois governos.

            Na obra póstuma, Pericles Moraes destaca o relevante papel que sua esposa, Andrômaca, desempenhou em sua atividade literária. Ela tinha, como ele, amor às letras e foi incansável companheira de estudos.

            Registro aqui os parabéns à acadêmica Carmen, por haver organizado essa obra póstuma e agradecimentos pela gentileza de ter-me agraciado com um exemplar. Pela sua contribuição à cultura do Amazonas, estou encaminhando à mesa requerimento de voto de aplauso.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39831