Discurso durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Associação Comercial do Rio de Janeiro, um dos maiores patrimônios do Estado, e à gestão do atual Presidente, Olavo Monteiro de Carvalho.

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Homenagem à Associação Comercial do Rio de Janeiro, um dos maiores patrimônios do Estado, e à gestão do atual Presidente, Olavo Monteiro de Carvalho.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2009 - Página 19550
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), HISTORIA, RENOVAÇÃO, CENTENARIO, TRADIÇÃO, FORO, DISCUSSÃO, INDEPENDENCIA, DEMOCRACIA, PARCERIA, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, RETOMADA, CRESCIMENTO ECONOMICO, ELOGIO, GESTÃO, PRESIDENTE, IDENTIFICAÇÃO, PRIORIDADE, DIAGNOSTICO, PLANEJAMENTO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA, REGIÃO METROPOLITANA, INCENTIVO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, COMBATE, ECONOMIA INFORMAL, DETALHAMENTO, ATUAÇÃO, AREA, TURISMO, JOGOS PANAMERICANOS, DISPUTA, SEDE, OLIMPIADAS, BENEFICIO, RESSEGURO, MODERNIZAÇÃO, PORTO, RESTAURAÇÃO, EDIFICIO SEDE, PATRIMONIO CULTURAL, ANUNCIO, POSSE, EMPRESARIO, ELEIÇÃO, DIRETORIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FRANCISCO DORNELLES (PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente Mão Santa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, pela sua história, tradição, participação nos grandes eventos estaduais e nacionais, presença em todos os importantes acontecimentos que tiveram lugar no Brasil, é um dos maiores patrimônios do Estado e da cidade do Rio de Janeiro.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro tem representado a classe empresarial e os interesses da sociedade, participando ativamente dos momentos mais importantes da história do País nos últimos 200 anos. Seus dois séculos de atividade a credenciam como fórum privilegiado de discussões, fórum democrático e independente.

Na Casa do Empresário, como é também conhecida a Associação Comercial do Rio de Janeiro, a convergência de objetivos transforma projetos em ações, ideias em inovação, parcerias em resultados. É assim que a Associação Comercial do Rio de Janeiro tem ajudado o Rio a mudar e a retomar seu crescimento e liderança.

Ruy Gomes de Almeida, Ruy Barreto, Amaury Temporal, Manoel Protásio, Humberto Motta, Artur Sendas, Marcílio Marques Moreira são alguns nomes que engrandeceram a Presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Nos últimos quatro anos, o trabalho da Associação Comercial do Rio de Janeiro ganhou força e projeção, impulsionado pela determinação de uma pessoa dona de um otimismo contagioso, disposta a lutar sem trégua pelo Rio de Janeiro: Olavo Monteiro de Carvalho.

Sua primeira preocupação na Presidência da Associação foi identificar as prioridades que deveriam guiar o trabalho da instituição. Junto com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, traçou um diagnóstico do Rio de Janeiro. Esse diagnóstico foi o ponto de partida para a definição de projetos direcionados às vocações da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que deveriam contemplar a retomada dos investimentos, a geração de empregos e a recuperação da autoestima do carioca.

No início de 2007, a Associação Comercial do Rio lançou o Fórum do Rio, ambicioso programa focado na melhoria do ambiente de negócios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com ênfase em ações e projetos para proporcionar aos micro e pequenos empreendedores meios para expandirem seus negócios e entrarem na economia formal.

O Fórum do Rio também entregou ao Governo do Estado, no fim do ano passado, o Plano de Dinamização Econômica para as comunidades atendidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As ações previstas vão incentivar a entrada de micro e pequenos empreendedores no mercado formal, oferecer condições para estimular os negócios já formalizados e atrair empresas de médio e grande porte para o entorno dessas áreas atendidas pelo PAC, além de prever a criação de uma rede de empreendedorismo.

Na eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo, em 2007, Olavo Monteiro de Carvalho teve uma participação importante. Quase dois anos depois, o incremento de mais de 30% do número de visitantes ao monumento prova como foi importante o apoio da Associação Comercial à campanha “Vote no Cristo. Ele é uma Maravilha”!

Já ao assumir a Presidência da Associação Comercial, Olavo Monteiro de Carvalho encontrou pela frente o desafio de contribuir para que os Jogos Pan-americanos de 2007 fossem um sucesso, que credenciasse o Rio de Janeiro a pretender sediar as Olimpíadas de 2016.

Também foi a Associação Comercial do Rio de Janeiro, na gestão de Olavo Monteiro de Carvalho, que mobilizou governo e entidades em torno da criação do Rio Resseguros, para aproveitar as oportunidades surgidas com a quebra do monopólio do setor e transformar o Rio num pólo internacional de seguros e resseguros.

Olavo Monteiro de Carvalho entrou também na briga para tirar do papel os projetos de revitalização do Centro do Rio e da Zona Portuária. O projeto Porto do Rio-Século XXI teve origem em outra articulação institucional, também liderada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, envolvendo os Governos Federal, Estadual e Municipal e o setor privado. A revitalização do Porto do Rio voltou a despontar como prioridade, depois de anos de atraso.

Outro legado de Olavo Monteiro de Carvalho à frente da Associação Comercial do Rio de Janeiro é a obra de restauração das fachadas do prédio sede da entidade. O chamado Palácio do Comércio representa um marco para a história do Rio de Janeiro e foi tombado provisoriamente pela Prefeitura do Rio, em 2000, como patrimônio cultural da cidade. Empenhado em devolver ao prédio o seu antigo esplendor, o Presidente da Associação, Olavo Monteiro de Carvalho, foi buscar os recursos necessários à realização do sonho junto à iniciativa privada.

Ao desempenhar sua missão na Presidência da Associação Comercial, Olavo teve a preocupação permanente de aliar modernidade à tradição, respeitando os valores que a Associação Comercial do Rio de Janeiro sempre defendeu. Com o apoio de grandes empresas que o acompanharam nessa caminhada, o Presidente Olavo Monteiro de Carvalho fez com que a Associação Comercial desse um salto em direção ao futuro e mostrou a todos - empresariado, governos e sociedade - que a pedra de toque que pode transformar o Rio e mudar o Brasil é a união entre União, Estados e Municípios.

Olavo Monteiro de Carvalho, Sr. Presidente Mão Santa, transfere, no próximo mês de junho, a presidência da Associação Comercial ao ilustre empresário José Luiz Alquéres, que, como ocorreu com Olavo, tem a credibilidade profissional e o respeito de toda a comunidade política e empresarial do Rio de Janeiro. O nome do atual presidente, Olavo Monteiro de Carvalho, continuará, entretanto, cravado na presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro como símbolo do dinamismo e da competência com que administrou essa importante entidade.

Como Senador do Estado do Rio de Janeiro, desejo cumprimentar o Presidente Olavo Monteiro de Carvalho pela sua brilhante gestão na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 7/18/241:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2009 - Página 19550