Discurso durante a 86ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Alegria pela escolha da cidade de Natal como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Solidariedade ao Governo do Piauí pela catástrofe que se abalou sobre o Estado, com o rompimento da Barragem de Algodões, bem como aos familiares dos passageiros do avião da empresa Air France, desaparecido no percurso entre o Rio de Janeiro e Paris. Registro da visita realizada por S.Exa. a municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no último final de semana.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. TURISMO. CALAMIDADE PUBLICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Alegria pela escolha da cidade de Natal como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Solidariedade ao Governo do Piauí pela catástrofe que se abalou sobre o Estado, com o rompimento da Barragem de Algodões, bem como aos familiares dos passageiros do avião da empresa Air France, desaparecido no percurso entre o Rio de Janeiro e Paris. Registro da visita realizada por S.Exa. a municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no último final de semana.
Aparteantes
Marcelo Crivella.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2009 - Página 21097
Assunto
Outros > ESPORTE. TURISMO. CALAMIDADE PUBLICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SEDE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, PREVISÃO, SUPERIORIDADE, INCENTIVO, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, URBANIZAÇÃO.
  • SOLIDARIEDADE, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA, ROMPIMENTO, BARRAGEM, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, EFEITO, MORTE, DESTRUIÇÃO.
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, PASSAGEIRO, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO.
  • COMENTARIO, VIAGEM, MUNICIPIO, SITIO NOVO (RN), PAU DOS FERROS (RN), PORTO ALEGRE (RS), PATU (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), VISITA, OBRAS, ACESSO, RODOVIA, URBANIZAÇÃO, PRAÇA PUBLICA, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, ORIGEM, EMENDA, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, FORMATURA, IMPORTANCIA, DESCENTRALIZAÇÃO, UNIVERSIDADE, AMBITO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Senador Mão Santa, muito obrigada pela forma sempre muito amável com que nos recebe. Queria, inclusive, agradecer a V. Exª ter-nos dado este espaço já como última oradora.

Infelizmente, só agora, cheguei a Brasília e não pude estar aqui no momento em que os Senadores José Agripino e Garibaldi Alves, felizes com certeza, diziam dessa nossa vitória. Na realidade, foi uma grande vitória. Eu não poderia deixar de expressar, para todo o Brasil, para esta Casa, para todos os que nos assistem, nossa alegria, Sr. Presidente, Senador Mão Santa. Fiquei muito emocionada. Naquela hora, todos estavam de olho na telinha, de mãos dadas, fazendo figa, confiantes, e, de repente, aparece o nome de Natal. Realmente, foi uma emoção muito grande, porque era muito importante que Natal ganhasse essa oportunidade. Isso vai representar muito para a cidade. Temos um potencial turístico imenso, e essa vai ser uma forma de Natal ser, cada vez mais, divulgada, conhecida.

Sei que vai haver muito trabalho pela frente até 2014; há muito que ainda precisa ser feito em termos de infraestrutura, de urbanização. Enfim, são muitas as ações para estruturar o próprio espaço onde vão acontecer as competições. Mas, realmente, isso foi algo muito bom. Foi um gol de placa para a cidade de Natal.

Houve aquela vibração na praia, ao lado da Prefeita, ao lado do Senador Agripino. O povo, animado, estava vibrando. Não só Natal, mas todo o Rio Grande do Norte estava torcendo por isso. Estávamos ali esperando ansiosos por esse anúncio. Foi um momento em que políticos, empresários, todo o povo, enfim, estava unido num só pensamento. Graças a Deus, conseguimos colocar Natal no circuito da Copa do Mundo!

Fico imaginando quantos milhares de pessoas, hoje, de qualquer recanto do mundo, depois do anúncio das cidades do Brasil onde vai haver jogos da Copa, já abriram o Google, para saberem um pouco mais sobre Natal. Sabemos que não é só no Brasil que o futebol é a modalidade esportiva mais querida. Em muitos países, realmente, o futebol arrasta multidões. E esperamos que o futebol traga para aqui muitos turistas, que devem ser bem recebidos.

Natal é uma cidade linda, onde há praias maravilhosas e um povo que sabe receber bem. É um povo alegre, amável. Essa é uma oportunidade que nós, do Rio Grande do Norte, não podemos desperdiçar. É uma oportunidade que dará condições ao crescimento não somente de Natal e da grande Natal, mas também do Rio Grande do Norte como um todo. Isso propiciará desenvolvimento, geração de emprego e renda, o que já deverá acontecer com o início das obras - inúmeras deverão ser realizadas.

Vamos ficar não só torcendo para que tudo dê certo, mas também acompanhando e fiscalizando, vigilantes, no sentido de que, realmente, essa seja uma oportunidade de ouro para Natal, para o seu povo, para a nossa gente, para o nosso Rio Grande do Norte.

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - V. Exª me permite um aparte?

A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN) - Pois não, Senador Crivella. Será um grande prazer ouvir V. Exª.

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Senadora Rosalba, eu não poderia deixar de festejar com V. Exª esse momento de extravasamento das suas emoções, primeiro por que sou testemunha do seu trabalho devotado, do seu amor à sua terra, a cada momento. São dias, semanas, meses e anos, defendendo os interesses do seu povo, do seu Estado, da sua região. V. Exª está trazendo para o Senado Federal não só todas as delicadezas, vamos dizer assim, da alma feminina do seu Estado, como também a pujança, a força da mulher natalense. Natal será conhecida pela beleza, da qual V. Exª também é representante legítima. A Miss Mundo vai ser de Natal; a mulher mais linda do mundo será eleita, e a Miss Brasil é potiguar, da terra da Senadora Rosalba. O mundo inteiro verá como aquela cidade, iluminada, festiva, vai receber os turistas, que virão em profusão, e vai celebrar, não só nos estádios, mas pelas ruas, as vitórias do time brasileiro. Natal vai sofrer um processo de modernização extraordinário. O povo todo estará muito motivado. Natal, Salvador, Fortaleza, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre foram as cidades escolhidas, e, sem sombra de dúvida, entre todas elas, Natal será aquela que vai mostrar o maior contraste nas transformações urbanas para esse grande evento. Então, quero dizer a V. Exª que também estou muito feliz pelos meus amigos, pelos parentes que tenho lá, pelo povo da minha igreja, por todos. Parabenizo V. Exª, num dia triste, porque estamos amargurando esse desaparecimento de um avião da Air France, em que havia vários brasileiros. Hoje, eu e Mão Santa estávamos amargurando as catástrofes no Piauí, mas nem tudo são lágrimas, nem tudo são tristezas. Há também esse lado para comemorar, que é a alegria do seu povo, da sua terra, da sua gente, com essa vitória extraordinária. Parabéns a V. Exª!

A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN) - Muito obrigado, Senador Crivella. V. Exª, com suas palavras, deixa-nos ainda mais entusiasmados com esse momento que a cidade de Natal, que o nosso Estado viverá.

Meu Estado sempre o defendi, e V. Exª o disse com muita propriedade. Vim aqui para defender meu Estado. O povo do Rio Grande do Norte me escolheu como sua Senadora. Fui a primeira Senadora, e foi uma grande honra representar meu Estado como a primeira mulher no Senado. Vim aqui com o compromisso de defender as questões do Brasil e as questões do meu Estado, como V. Exª também faz. V. Exª defende as questões do seu Estado, sem se esquecer jamais do Brasil como um todo. E é exatamente esse Brasil que queremos que se desenvolva por igual.

Natal foi a surpresa final na escolha das cidades da Copa. Talvez, seja a menor cidade de todas as escolhidas, mas, com certeza, é a mais iluminada. O sol ilumina suas belezas. Nós a chamamos de “Capital do sol”. É uma capital que, com certeza, vai representar muito para a Copa.

Chamam-me até de bairrista. Bairrista é aquele que defende muito seu Estado, seu cantinho. Realmente, eu o defendo. Tenho um amor muito grande pelo meu Estado. Quero ver aquele Estado crescer, progredir, desenvolver-se e vejo que esta é uma oportunidade diferente, para que ele possa, realmente, por meio dessa janela aberta para o mundo, cada vez mais, atrair o turista. O turismo é algo que já existe na Capital. Vemos, no interior, muitas vocações, muitas belezas, muitas regiões que podem também se desenvolver. Que, nesta oportunidade, por meio de Natal, possamos também promover outras cidades, outras regiões, outras belezas, enfim, tudo que há no nosso Estado e, principalmente, nosso povo, que é um povo bom, generoso, muito forte, de muita garra, de muita raça, que sabe ser solidário! Juntos, trabalharemos para desenvolver nosso Estado, sendo mais justo e mais solidário.

Para finalizar, Senador Mão Santa, hoje também, apesar da nossa alegria, não podemos deixar de nos solidarizarmos com seu Estado. Foi muito triste o que aconteceu, essa enchente. A inundação provocada pela queda da barragem trouxe uma destruição muito grande. Nós, como nordestinos, sabemos o que representa uma cheia. Também meu Estado já viveu momentos como esse. Agora, houve uma cheia, que não foi tão grave, mas, em outros anos, houve cheias muito fortes. Mas, no Estado de vocês, houve uma catástrofe, vidas se perderam, e isso poderia ter sido até evitado. Infelizmente, por pressa, por falta até de uma avaliação mais detalhada do momento, da questão, as pessoas voltaram para ali, e, infelizmente, muitas perderam suas vidas por estarem ali naquele momento em que a barragem não suportou a força das águas.

Queremos também nos referir ao fato muito triste da queda do avião. Até agora, não há notícia do avião, onde havia muitos brasileiros de todos os recantos do nosso País. Nesse sentido, queremos também nos solidarizar por essa angústia por que passam dezenas, centenas de pessoas, milhares até, que são ligadas a essas pessoas que estavam naquele avião, desaparecido ontem à noite do radar e do qual, até agora, não se tem notícia. Realmente, a expectativa é a pior possível, é claro, mas queremos aqui deixar nossa solidariedade.

Para finalizar, Senador Mão Santa - quero, inclusive, agradecer-lhe, mais uma vez, esses minutos que V. Exª nos concedeu -, quero dizer que, nesse fim de semana, na sexta-feira, tive a oportunidade de ir à cidade de Sítio Novo, na região do Trairi, onde visitamos uma obra que está sendo realizada com os recursos que destinei, exatamente a pavimentação do acesso que leva a cidade de Sítio Novo à serra da Tapuia, um acesso importante. Os momentos em que estive ali foram bons, porque pude verificar in loco a obra sendo realizada, ao lado da Prefeita Wanira, ao lado de muitas lideranças da região, como o Giovanni, como ex-Prefeitos e Vereadores. Pude também sentir a importância daquela obra pela movimentação de pessoas. Coincidentemente, eram 11h, e havia uma movimentação intensa de pessoas, que iam e vinham por uma estrada que não tinha as mínimas condições de tráfego e que agora vai melhorar muito graças ao nosso trabalho, no qual destinamos recursos à cidade para realizar essa obra.

Depois, tive a oportunidade, continuando a viajar pelo interior, de chegar a Pau dos Ferros, onde, ao lado do Prefeito Leonardo Rêgo e ao lado de Vereadores, fomos visitar algumas obras, algumas ações que estão sendo realizadas. Também fomos à praça de eventos, para ver a finalização daquela obra, importante para o desenvolvimento da cidade de Pau dos Ferros, importante para a realização dos eventos, das feiras, dos encontros culturais que promovem e desenvolvem aquela região. Aquele complexo da praça de eventos foi uma obra para a qual também pude contribuir com trabalho, conseguindo recursos federais, fazendo a urbanização das ruas em torno da praça.

Fiquei muito feliz com a movimentação, que está sendo de grande utilidade para a cidade. A praça tem sido utilizada também para cooper, para encontros de jovens, para as mais diversas atividades físicas que trazem benefícios à população.

Tive oportunidade também de subir a serra, de ir até Porto Alegre e de fazer uma visita também ao Prefeito. Discutimos sobre as questões da cidade de Porto Alegre, que é uma cidade turística. Conheci o mirante daquela cidade serrana, algo que realmente nos deixou muito felizes e encantados com a beleza da região.

Já no sábado, na cidade de Patu, estivemos num encontro, podemos dizer assim, praticamente regional de todo o médio oeste, numa formatura. Tive a honra de ser a paraninfa geral da formatura, na Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Eram seis turmas, entre pedagogos, matemáticos e outros; várias turmas estavam terminando seus cursos. Havia pessoas de todas as cidades da região. Os Prefeitos estavam presentes. Foi um momento marcante na vida dos que estavam recebendo seus diplomas e na vida dos seus familiares, dos seus pais, dos seus amigos. Com certeza, agora, mais preparados, estarão com melhores condições para enfrentar os desafios da vida, sem jamais se esquecerem de que a interiorização da Universidade Regional do Rio Grande do Norte foi um passo importante para a transformação daquela região. Aqueles que tiveram a oportunidade de ter seu diploma jamais devem se esquecer do seu compromisso social e de que, pelo caminho do conhecimento, podem contribuir para melhorar, cada vez mais, a vida dos seus irmãos norte-rio-grandenses, para que, assim, possa haver uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna.

Muito obrigada, Sr. Presidente. Espero não ter abusado da sua bondade.


Modelo1 6/30/246:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2009 - Página 21097