Fala da Presidência durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do aniversário de um ano da morte da antropóloga D. Ruth Cardoso.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do aniversário de um ano da morte da antropóloga D. Ruth Cardoso.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2009 - Página 26784
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, ANTROPOLOGO, CONJUGE, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, BUSCA, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, CRIAÇÃO, POLITICA, INCLUSÃO, NATUREZA SOCIAL.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Senadora Lúcia Vânia, a Mesa cumprimenta V. Exª pela pertinência desse pronunciamento, pelo conteúdo e pela responsabilidade com que trata todos esses temas ao longo de toda uma trajetória de vida. Meus cumprimentos.

            Gostaria, em nome de toda a Mesa Diretora da Casa, de todos os Senadores, de externar minha homenagem e a homenagem do Senado Federal a Drª Ruth Cardoso, cujo falecimento, nesta data, completa um ano.

            A Drª Ruth Cardoso foi uma antropóloga de vanguarda, preocupada com as questões sociais, uma mulher muito adiante do seu tempo, feminista que também se preocupou com a defesa dos maus-tratos às mulheres, preocupou-se com as questões sociais, as questões sociológicas, antropológicas. E, mais do que isso, quando esposa do Presidente da República, procurou transformar políticas públicas paternalistas, clientelistas em políticas públicas de inclusão social, em políticas públicas verdadeiramente comprometidas com a emancipação do indivíduo em cidadão.

            Portanto, fica aqui registrada a minha homenagem, a homenagem do Senado Federal, associando-me a tantas outras homenagens, a essa que é símbolo da mulher brasileira, mulher de fibra, mulher engajada, mulher comprometida com avanços verdadeiros, com uma política que verdadeiramente pudesse significar a emancipação de tantos brasileiros excluídos.

         Concedo a palavra ao Senador Mozarildo Cavalcanti, inscrito como orador. Logo após o Senador Mozarildo, falará pela Liderança do DEM o ilustre Senador Antonio Carlos Júnior.

            Tenho a satisfação de passar a Presidência ao grande ex-Governador, ilustre Senador, operoso, combativo, assíduo e competente Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2009 - Página 26784