Discurso durante a 122ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa., em 30 de julho próximo passado, na solenidade em que foram comemorados os 30 anos do SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil, na Paraíba.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro da participação de S.Exa., em 30 de julho próximo passado, na solenidade em que foram comemorados os 30 anos do SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil, na Paraíba.
Aparteantes
Cícero Lucena.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2009 - Página 34285
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SINDICATO, INDUSTRIA, CONSTRUÇÃO CIVIL, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, HISTORIA, CONTRIBUIÇÃO, PARCERIA, TRABALHADOR, BUSCA, ATENDIMENTO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, INCENTIVO, DEBATE, FUTURO, CAPITAL DE ESTADO, SAUDAÇÃO, INICIATIVA, SELO POSTAL COMEMORATIVO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), OBRAS, RECUPERAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, MENOR ABANDONADO, PUBLICAÇÃO, TEXTO, ENGENHARIA CIVIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, é um privilégio tê-lo presidindo esta sessão.

            Srªs e Srs. Senadores, no último dia 30 de julho, tive a honra de participar de um evento em João Pessoa que celebrou os 30 anos do Sinduscon - Sindicato da Indústria e da Construção Civil - da capital da Paraíba.

            Naquela oportunidade, o presidente do Sindicato, o Dr. Irenaldo Quintans, teceu algumas observações, que me parecem muito relevantes.

            Em primeiro lugar, destacou, com bastante justiça, que as realizações do Sindicato não se devem apenas a uma pessoa, mas a todos aqueles que participaram da construção do Sinduscon ao longo de seus 30 anos de existência.

            Em segundo lugar, observou o papel de parceria com os operários, companheiros dessa jornada e com os quais o Sindicato se preocupa em chamar a atenção para questões trabalhistas, no cuidado com a segurança dos canteiros de obras e na busca de ganhos salariais constantes, dentro das condições possíveis.

            Senador Cícero Lucena.

            O Sr. Cícero Lucena (PSDB - PB) - Senador Roberto Cavalcanti, agradeço o aparte para também me somar a V. Exª nesta justa homenagem aos 30 anos do Sinduscon, na cidade de João Pessoa. Tive também a honra de participar desse evento e destacar o Sindicato pela sua história, dizendo que o Sindicato foi pioneiro, em determinado instante, em criar o Programa Escola Zé Peão, que teve como meta alfabetizar todos os trabalhadores da construção civil na Paraíba, no canteiro de obras, com hora remunerada pelo próprio Sindicato, para que o trabalhador pudesse aprender. Então, estarei ouvindo o discurso de V. Exª, mas aproveito para parabenizá-lo por essa iniciativa, bem como a todos que fizeram o Sindicato nesses 30 anos. Muito obrigado.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Muito obrigado, Senador Cícero, pelo seu aparte.

            Observou ainda que o Sinduscon tem se mantido atento e em conexão com outros setores da sociedade, sempre buscando o debate, a opinião mais precisa e acertada e, sobretudo, um futuro melhor para a cidade de João Pessoa, para o Estado da Paraíba e para o nosso amado Brasil.

            Esse futuro, bem afirmou o Dr. Quintans, depende da sustentabilidade ambiental, da consolidação da democracia em nosso País, das reformas políticas, tributária, previdenciária e trabalhista, bem como da garantia das liberdades individuais e do pleno funcionamento da economia de mercado e, finalmente, da equidade nas relações sociais.

            Buscando marcar esses 30 anos, o Sinduscon empreendeu algumas iniciativas bastante significativas que eu gostaria de mencionar, ainda que brevemente, nesta oportunidade: a edição de um belíssimo selo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos alusivo à data; a recuperação total da Casa Paz Maria de Nazaré - um abrigo de meninos de rua mantido pelas irmãs Carmelitas -, que estava em condições muito precárias de funcionamento em razão da falta de recursos. Por fim, está sendo publicada coletânea de artigos sobre engenharia civil, organizada pela Professora Nelma Araújo, do Instituto Federal de Educação Tecnológica. É uma seleção criteriosa e que desde já é referência para os profissionais da área.

            As palavras e iniciativas do Sinduscon, por meio de seu Presidente e de seus colaboradores e parceiros, são importantes para nos fazer recordar que a construção civil é fundamental para a economia e a sociedade.

            Encerro esta breve comunicação cumprimentando e agradecendo ao Sindicato e ao setor da construção civil os importantes serviços prestados ao longo desses 30 anos a João Pessoa e à Paraíba.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 10/19/245:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2009 - Página 34285