Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questiona o Conselho de Ética, uma vez que foi formado no meio de uma crise, mas vê como única saída da crise que o mesmo investigue de fato as representações e denúncias.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Questiona o Conselho de Ética, uma vez que foi formado no meio de uma crise, mas vê como única saída da crise que o mesmo investigue de fato as representações e denúncias.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2009 - Página 34584
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DEFESA, FORO, CONSELHO, ETICA, EXAME, REPRESENTAÇÃO, DENUNCIA, REU, PRESIDENTE, SENADO, GARANTIA, DIREITO DE RESPOSTA, EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, AUSENCIA, TOTAL, ARQUIVAMENTO, BENEFICIO, REPUTAÇÃO.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PRB - ES. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Ouvi o pronunciamento do Senador José Sarney, fez a sua defesa, estou defendendo, e fiz um pronunciamento ontem, que o caminho para que possamos solucionar a crise de fato é o Conselho de Ética. O Conselho de Ética é um Conselho capenga, porque foi formado no meio de uma crise. Então, é importante que possamos fazer este registro mas, felizmente ou infelizmente, a saída é por lá. O que não pode é o Presidente do Conselho decretar um arquivamento amplo, geral e irrestrito das representações e das denúncias porque isso desmoralizaria o Conselho, o Senado e nos afastaria ainda mais da sociedade brasileira.

            Então, tendo processos, representações e denúncias que tramitem no Conselho de Ética, o Senador José Sarney poderá fazer a defesa que fez aqui formalmente no Conselho de Ética; o Relator poderá fazer a investigação; qualquer membro do Conselho poderá fazer a investigação, e, aí, sim, votaremos no Conselho no Conselho de Ética e, se alguma representação vier para cá, votaremos em plenário do Senado. Mas a saída é, de fato, as representações e denúncias pelo Conselho de Ética. Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2009 - Página 34584