Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações elogiosas ao pronunciamento do Senador Tasso Jereissati, proferido na sessão de ontem, do Senado Federal.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Considerações elogiosas ao pronunciamento do Senador Tasso Jereissati, proferido na sessão de ontem, do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2009 - Página 35608
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, RECONHECIMENTO, ERRO, PERDA, QUALIDADE, DEBATE, USO DA PALAVRA, SITUAÇÃO, CRISE, SENADO, IMPORTANCIA, CONDUTA, REITERAÇÃO, COBRANÇA, ALTERAÇÃO, IRREGULARIDADE, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, por uma questão pessoal, ontem não estive no Senado e deixei de presenciar um momento que entendo importante, muito importante, sobretudo para a situação que vive esta Casa, que foi o pronunciamento do Senador Tasso Jereissati.

            Acho que o Senador trouxe a este ambiente, conflagrado, é verdade, onde muitas vezes as emoções superam os momentos de razão, de raciocínio e da coisa mais objetiva e descambam para o lado da emoção ou para o lado de procedimentos não civilizados, eu diria.

            O Senador Tasso Jereissati, humildemente - e olhem que se trata de um Senador com a marca, com a característica, com o tamanho, com a dimensão política e empresarial que o Senador Tasso Jereissati tem -, veio a esta Casa, a este público, a este público, à sociedade brasileira se desculpar pela sua participação no fato, que não envolveu apenas ele, mas, pelo menos, ele se desculpou pela participação dele em um momento que foi triste para esta Casa.

            Então, acho que foi um momento grandioso, foi uma atitude grandiosa do Senador Tasso Jereissati, que ontem, nesta Casa, proferiu aquele pronunciamento, quando já estava muito clara e evidente a sua vontade de pedir perdão para a sociedade como um todo, que é a grande observadora de tudo que acontece nesta Casa.

            Eu gostaria de registrar assim, pois estava ausente, não estava aqui em Brasília, mas fiquei realmente bem impressionado. Acho que a atitude de S. Exª não foi uma atitude de rendição; a guerra continua, não contra pessoas, mas contra um estado de coisas que, como V. Exª tem dito com frequência, não foi criado de um momento para o outro, não foi desenvolvido de um momento para o outro. O Senador Tasso Jereissati não trouxe aqui, digamos assim, o desejo, a manifestação da rendição, de maneira nenhuma. O que ele trouxe foi uma demonstração de civilidade, uma demonstração de que é possível resolver as questões de uma maneira educada, de uma maneira em que a civilidade esteja presente.

            Portanto, por não estar presente, eu gostaria de registrar, um pouco atrasado, mas, mesmo assim, fazê-lo, neste momento importante proporcionado pelo Senador Tasso Jereissati.


Modelo1 7/18/243:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2009 - Página 35608