Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de que se constituirá, a partir de hoje, uma força-tarefa, reunindo governo e empresariado, voltada ao "destravamento" do turismo no Estado da Paraíba, especialmente com a construção do Centro de Convenções do Estado e a materialização do Pólo Turístico de Cabo Branco.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Anúncio de que se constituirá, a partir de hoje, uma força-tarefa, reunindo governo e empresariado, voltada ao "destravamento" do turismo no Estado da Paraíba, especialmente com a construção do Centro de Convenções do Estado e a materialização do Pólo Turístico de Cabo Branco.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2009 - Página 42115
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, INTEGRAÇÃO, ESFORÇO, CONSTRUÇÃO, CENTRO DE EXPOSIÇÕES, POLO DE DESENVOLVIMENTO, TURISMO, ESTADO DA PARAIBA (PB), LONGO PRAZO, ANDAMENTO, PROJETO, DIFICULDADE, EXECUÇÃO, ELOGIO, INICIATIVA, GOVERNADOR, EMPRESARIO, APROVEITAMENTO, EXISTENCIA, INFRAESTRUTURA, RODOVIA, LICENÇA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, serei bastante objetivo e rápido, tendo em vista, inclusive, que estou nesta tribuna para uma comunicação inadiável, que tem sua limitação de tempo.

            Traz-me, hoje, a esta tribuna um fato extremamente marcante para o meu Estado da Paraíba. Trata-se de uma reunião que está acontecendo hoje, dia 8 de setembro, referente ao destravamento do turismo na Paraíba, ou melhor, para marcar a integração entre a construção do Centro de Convenções do Estado da Paraíba, em João Pessoa, e a materialização do Polo Turístico Cabo Branco.

            Srs. Senadores, para V. Exªs terem uma ideia do que isso representa, esse projeto arrasta-se desde 1986, desde o Governo Milton Cabral, à época em que o arquiteto Luciano Agra, hoje Vice-Prefeito da nossa capital, elaborou um projeto arquitetônico de desenvolvimento do turismo que visava dotar uma área de propriedade do Estado, à beira-mar, no Município de João Pessoa, denominada Mangabeira, para que, nessa área, fosse desenvolvido um polo turístico.

            Imaginem os senhores que estamos falando em 1986, 23 anos atrás, há bastante tempo, quando o turismo da Paraíba não estava devidamente equipado para que pudesse ter seu desenvolvimento. Se sairmos de João Pessoa e andarmos 100 km ao norte, estaremos no Rio Grande do Norte, em Natal, e poderemos ver a pujança do turismo naquele Estado. Se descermos em direção ao sul, outros 100 km, estaremos nas proximidades de Recife e também poderemos constatar o desenvolvimento turístico de Pernambuco.

            Então, a Paraíba ganhará, a partir de hoje, conforme determinado pelo Governador José Maranhão e pelo empresário Tadeu Pinto, Presidente do Condomínio Cabo Branco, uma reunião, uma força-tarefa para que haja o destravamento e a efetiva implantação desse polo turístico. Isso é da maior significação e da maior força de desenvolvimento do nosso Estado, tendo em vista que nosso Estado não é dotado de nenhum projeto estruturante por parte do Governo Federal, porém a ocorrência desse marco, que une o Estado da Paraíba e a iniciativa privada, permitirá que nós possamos resgatar esse tempo perdido, que são 23 anos.

            As obras de infra-estrutura lá já estavam em parte concluídas. Em governos anteriores, foi construída a rodovia Ministro Abelardo Jurema, que é a PB-008, que integra toda a zona costeira sul, integra o Estado da Paraíba ao Estado de Pernambuco, pela beira-mar. Então, todas as condições físicas estão lá postas para que, finalmente, o Estado da Paraíba se desenvolva no tocante ao turismo.

            O Ibama proporcionou a liberação burocrática ambiental da área, que era um entrave que acontecia, e em dias breves será regulamentada a posição fundiária de todos os lotes no tocante à sua legislação, à sua parte jurídica.

            Então, parabéns ao Governo do Estado da Paraíba, parabéns aos empresários que compõem o Polo Turístico Cabo Branco. E que esta data, 8 de setembro, seja um marco efetivo no desenvolvimento turístico da Paraíba, graças a ações como essa que é, na verdade, a construção do centro de convenções e dos hotéis que farão parte do Polo Turístico Cabo Branco.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2009 - Página 42115