Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo, ocorrida ontem em Brasília, aos 87 anos de idade.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo, ocorrida ontem em Brasília, aos 87 anos de idade.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2009 - Página 46298
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, EX PREFEITO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO CEARA (CE), EX PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, JORNAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA, LEITURA, TEXTO, HOMENAGEM, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, eu gostaria, com a maior brevidade, fazer um registro que se refere à morte do jornalista Paulo Cabral de Araújo.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Eu só queria interromper para dizer o seguinte: na lista de inscritos, é Mozarildo. Agora se o Senador Arthur Virgílio quiser, existe o caminho natural de líder, que passa na frente, porque tem ele e depois Mozarildo Cavalcanti, inscrito. Depois da palavra pela ordem, vai ser você e depois o Mozarildo. E o Arthur espera.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Como estava anunciando, gostaria de fazer o registro da morte do jornalista Paulo Cabral de Araújo, que foi, durante vinte e dois anos, Presidente do Condomínio Acionário dos Diários Associados.

            Todos os grandes jornais do País hoje noticiaram essa grande perda.

            Gostaria de ler um texto, talvez seja um texto mais sintético, em função exatamente do tempo, que é o texto do Estadão:

“Morre aos 87 anos o jornalista Paulo Cabral de Araújo.

Atuante também na carreira política, foi prefeito de Fortaleza e deputado.

Faleceu ontem, em Brasília, aos 87 anos, o jornalista Paulo Cabral de Araújo, que, durante 22 anos, ocupou a presidência do Condomínio Acionário dos Diários Associados. Vítima de câncer, ele ocupou ainda a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Cabral exerceu carreira política paralelamente ao jornalismo. Foi prefeito eleito de Fortaleza (CE), de 1951 a 1955, Deputado Estadual e Secretário-Geral do Ministério da Justiça no Governo Ernesto Geisel.

Natural de Guaiúba (CE), o jornalista presidiu a ANJ entre 1994 e 2000, liderando uma série de inovações na entidade, marcando posição firme em defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação. Em nota, a ANJ lamentou a morte de seu ex-dirigente.

Cabral tinha 12 anos quando dirigiu seu primeiro jornal, O Exemplo, editado pelo Centro Infantil de Cultura, de Fortaleza. Começou a atuar profissionalmente na área aos 16 anos, após passar num concurso público da Ceará Rádio Clube.

Eleito prefeito de Fortaleza aos 28 anos, o jornalista foi um dos pioneiros no uso de programas radiofônicos populares como plataforma política. A fórmula se expandiu por todos os Estados e foi usada por grande número de comunicadores com projeto político.

O jornalista dedicou a maior parte de sua vida à gestão de empresas de comunicação - jornais, rádios e emissoras de TV, à frente da organização dos Diários Associados. Homem de confiança de Assis Chateaubriand, criador da cadeia de jornais, Cabral participou do esforço para a criação da TV Tupi, a primeira emissora de televisão da América do Sul, no início da década de 50 [...]”

         Seu enterro foi realizado hoje, às 11 horas, no Campo da Esperança, em Brasília.

            Era esse, Sr. Presidente, o registro que gostaria de fazer, em função dessa extraordinária personalidade do mundo jornalístico brasileiro.

            Muito obrigado.


Modelo1 10/19/245:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2009 - Página 46298