Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Abrimos o cofre do MST", publicada na Revista Veja, edição de 2 de setembro do corrente.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da matéria intitulada "Abrimos o cofre do MST", publicada na Revista Veja, edição de 2 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2009 - Página 49430
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, EMPENHO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, SENADO, PRESIDENCIA, FLAVIO ARNS, SENADOR, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, DECISÃO TERMINATIVA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, REGIÃO OESTE, ESTADO DO PARA (PA), BENEFICIO, HABITANTE, MUNICIPIOS, INTERIOR, REGIÃO AMAZONICA, INCENTIVO, PESQUISA, PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, REGIÃO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª tem toda razão. Na Presidência, cumprindo o Regimento, a Senadora falava pela Liderança, o que não permite aparte. Mas V. Exª está sendo democrático ao permitir que os Senadores possam associar-se à fala da Senadora Kátia Abreu, e lamentarem não só no Senado Federal, mas o Brasil, por inteiro, os fatos que ocorreram e foram hoje pela manhã mostrados no jornal da Globo, Bom Dia Brasil.

            O que nós vimos lá, as cenas mostradas pelo Bom Dia Brasil hoje são estarrecedoras. Elementos que se dizem ligados ao Movimento Sem Terra, que não têm expressão jurídica, nenhuma formação, ou seja, não respondem por nenhum de seus atos, é total a impunidade, tomam o equipamento da empresa e destroem grande parte da cultura de laranja lá da Cutrale.

            Agora, se dissesse que é uma vez, não, são repetidas vezes. Fizeram isso, no ano passado, lá na Aracruz, no Rio Grande do Sul. No meu Estado, o Estado do Pará, são useiros e vezeiros em destruir patrimônios que são conseguidos por décadas de trabalho.

            Então, é necessário que o Governo tome uma posição em relação a isso. Eu lamento.

            Aqui está o encarte da Veja, que tratou do assunto há coisa de um mês: “Abrimos o Cofre do MST”, que demonstra por onde chegam os recursos para financiar a baderna no Brasil, inclusive com a foto do Presidente da República usando o boné de uma “organização” que trabalha à margem da lei.

            Então, eu pediria a V. Exª que fizesse constar dos Anais do Senado Federal a matéria que aqui está impressa, neste documento feito pela Veja. Que constasse, na íntegra, dos Anais esta matéria:“Abrimos o Cofre do MST”.

            Quero lamentar a retirada de assinaturas dos Deputados da CPI Mista para averiguar essa questão denunciada pela Veja e que já é do conhecimento de toda a sociedade brasileira, mas não serão esses 15 Deputados que retiraram as suas assinaturas da CPI que irão diminuir a vontade de todos nós, de toda a sociedade brasileira de esclarecer de onde vêm esses recursos e a forma como são utilizados.

            Quero associar-me à Senadora Kátia Abreu, ao Senador Arthur Virgílio, ao Senador José Agripino, ao Senador Tasso, a todos os Senadores que não concordam com essa ação, esse vandalismo feito pelo MST.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Abrimos o cofre do MST” (Veja).


Modelo1 7/18/245:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2009 - Página 49430