Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade a Senadora Kátia Abreu, que pede uma reação dura do Senado Federal diante do MST, em face dos atos praticados em fazenda da empresa Cutrale, no Estado de São Paulo.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Solidariedade a Senadora Kátia Abreu, que pede uma reação dura do Senado Federal diante do MST, em face dos atos praticados em fazenda da empresa Cutrale, no Estado de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2009 - Página 49465
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, KATIA ABREU, SENADOR, PEDIDO, SENADO, EFICACIA, PROVIDENCIA, IMPEDIMENTO, DESRESPEITO, DEMOCRACIA, PAIS, PUNIÇÃO, SEM-TERRA, RESPONSAVEL, VIOLENCIA, INVASÃO, PROPRIEDADE RURAL, DESTRUIÇÃO, PLANTIO, LARANJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), IRREGULARIDADE, DESVIO, FUNDOS PUBLICOS, MOVIMENTO TRABALHISTA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Esse tema é demasiadamente relevante para que nós aqui o ignoremos. Em primeiro lugar, está correta a Senadora Kátia Abreu, porque o MST sequer é uma figura jurídica. Então, no máximo, integrantes seus podem ser processados, mas a entidade não, o que já se configura um absurdo. O Governo repassa para prepostos do MST dinheiro público, que vira dinheiro público espúrio.

            Em segundo lugar, não é verdade, absolutamente não é verdade que o MST tenha qualquer interesse em fazer qualquer tipo de reforma agrária. Não quer. Ele quer - é um sonho louco, um sonho desvairado, mas quer - promover uma revolução estilo zapatista, a partir do campo brasileiro. Inclusive, engaja desempregados urbanos nas hostes dos supostos sem terra rurais.

            Chega a ser esquizofrênico que o Governo, por um lado, se vanglorie dos bons resultados da balança comercial brasileira e, por outro, permita que se destrua o que planta e o que produz uma Cutrale, que é fundamental para a composição positiva para os resultados da balança comercial brasileira.

            Por isso é que, com muita revolta, o PSDB se junta ao abalizado discurso da Senadora Kátia Abreu, entendendo que nós temos uma organização fora da lei que merece ser punida com os rigores da lei, porque não é possível mais que o Governo continue passando a mão na cabeça e verbas para o bolso de uma entidade fora da lei, como é o MST.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2009 - Página 49465