Fala da Presidência durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lê denúncia do Diário do Povo: "Governo admite que Detran cobra taxas exorbitantes".

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA. :
  • Lê denúncia do Diário do Povo: "Governo admite que Detran cobra taxas exorbitantes".
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2009 - Página 50730
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • LEITURA, TRECHO, NOTICIARIO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), EXPLORAÇÃO, VALOR, TAXAS, DEPARTAMENTO DE TRANSITO (DETRAN), REDUÇÃO, CURSOS, GRADUAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL.
  • REGISTRO, INFORMAÇÃO, BANCADA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Senador Paim, todos nós temos de ir para Mato Grosso, para eleger Jayme Campos Governador, para que o Senador Osvaldo Sobrinho continue conosco, nesta Casa. Nunca, em tão pouco tempo, fez-se tanto, com tanta grandeza e estoicismo, pelo Senado da República! V. Exª o elogiou, hoje, na Comissão de Direitos Humanos. É a cara do Senador Paim aquela Comissão. Quero dar o atestado: tenho presidido o maior número de sessões do plenário desta Casa e quero testemunhar, aqui, a dedicação e a competência do Senador Osvaldo Sobrinho. Faz-me lembrar daquela Copa do Mundo em que o Pelé contundiu-se e em que todo mundo ficou desesperado, mas ali entrou o Amarildo, que fez os gols. Foi o mesmo: saiu Jayme Campos, e entrou Osvaldo Sobrinho.

            Eu queria apenas informar, neste final de sessão, que, nesta terceira onda de comunicação, acabo de receber um documento do GP1, Portal do Piauí, que cita o Diário do Povo: “Governo admite que Detran cobra taxas exorbitantes”. O próprio Governo, os Deputados do Governo admitem isso.

A audiência foi requerida pelo Deputado Marden Menezes (PSDB) depois que o parlamentar apresentou na Assembleia um estudo que mostrou que as taxas do Piauí chegam a ser 82% maiores que os valores cobrados no Ceará e no Maranhão.”

            Então, o Governo do Estado do Piauí, do Partido dos Trabalhadores, explora os piauienses, cobrando taxas exorbitantes no Detran.

            Outra manchete do portal GT1 diz: “Candidato diz que Uespi reduziu mais de 1/3”. A Universidade Estadual do Piauí, no Governo do PT, reduziu para 1/3 os cursos de graduação:

Fazemos oposição à atual gestão, porque tínhamos 314 cursos de graduação, hoje tem menos de 1/3 deles. No vestibular, chegamos a ter 60 mil alunos inscritos, foi o terceiro maior do Brasil; hoje, não tem um terço desta quantidade.”

            Essas são denúncias do povo do Piauí e dos próprios Parlamentares contra a incompetência do Governo do Estado quanto ao funcionamento da Universidade Estadual.

            A última notícia se refere a um trabalho de Luciano Coelho, grande jornalista político e repórter. Ele diz: “Fetag denuncia venda de água tabelada no semi-árido”. Diz: “A Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Featg-PI) apresentou a tabela de preços [...]”. Há água de até R$150,00. A coleta varia, dependendo do preço. Então, é mais uma exploração do povo do Piauí.

            A Mesa Diretora recebeu do Partido Social Cristão (PSC) o informativo com as seguintes manchetes - o líder é Hugo Leal -: “Roriz agora é do PSC”; “Senador Mão Santa filia-se ao PSC”; “Mais um deputado federal entra para o PSC - Laerte Bessa - DF”; “Divulgação trimestral sobre desmatamento na Amazônia - Mário de Oliveira (PSC - MG)”; “A cara do Brasil está mudando - Deputado Cadoca (PSC - PE)”; Deputado Cadoca, PSC, Pernambuco; “Percentual de verba de publicidade para mídia local”, Deputado Ratinho Junior, PSC, Paraná; “Deputado Filipe Pereira pauta os trabalhos da Comissão Especial do Petro-Sal”, Filipe Pereira, PSC, Rio de Janeiro; “Audiência pública para adoção do modelo de partilha na camada pré-sal”, Deputado Hugo Leal, que é o Líder do PSC no Rio de Janeiro; “PSC dá boas vindas aos integrantes da bancada”, Marcondes Gadelha, PSC da Paraíba, Deputado Federal; Carlos Alberto Canuto, PSC de Alagoas, Deputado Federal; e Milton Barbosa, PSC da Bahia, Deputado Federal; “Melhor qualidade na inspeção veicular”, Regis de Oliveira, PSC, São Paulo; “Projeto de lei de Jurandy Loureiro ‘Adote uma nascente’”, Jurandy Loureiro, PSC, Espírito Santo; “Eduardo Amorim em defesa dos policiais militares”. O Deputado Eduardo Amorim é do PSC de Sergipe.

            A bancada, então, do Partido Social Cristão na Câmara dos Deputados: Hugo Leal, Rio de Janeiro; Carlos Alberto Canuto, Alagoas; Carlos Eduardo Cadoca, Pernambuco; Costa Ferreira, Maranhão; Deley, Rio de Janeiro; Eduardo Amorim, Sergipe; Filipe Pereira, Rio de Janeiro; Jurandy Loureiro, Espírito Santo; Laerte Bessa, Distrito Federal; Marcondes Gadelha, Paraíba; Mário de Oliveira, Minas Gerais; Ratinho Júnior, Paraná; Regis de Oliveira, São Paulo; Silas Câmara, Amazonas; Takayama, Paraná; Zequinha Marinho, Pará; e Senador Mão Santa, do Piauí.

            E o “Projeto de lei cria o Vale-Cultura”, do Deputado Deley, PSC, Rio de Janeiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2009 - Página 50730