Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do Dia Nacional dos Ostomizados.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Comemoração do Dia Nacional dos Ostomizados.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2009 - Página 59555
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, COMENTARIO, AUMENTO, NUMERO, PESSOAS, ESPECIFICAÇÃO, JUVENTUDE, IMPORTANCIA, APOIO, FAMILIA, EXIGENCIA, PROGRAMA, SETOR PUBLICO, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, CONCEPÇÃO, INCLUSÃO, DEFICIENCIA FISICA, SOCIEDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente desta sessão, que homenageia o Dia Nacional dos Ostomizados, Senador Flávio Arns; Exmª Srª Senadora Serys Slhessarenko; Sr. Secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Sr. Alberto Beltrame; Presidentes das Associações dos Ostomizados, Srª Meire Reis, de São Paulo, e Sr. George Ribamar Sala, de Brasília; quero fazer uma saudação toda especial ao Sr. Fernando Gallo Garcia, ao Sr. Jarbas Melo de Cerqueria, ao Sr. Judas Tadeu Faria, que representa a Pastoral da Saúde Nacional; à Diretoria da Sociedade Brasileira de Estomaterapia; às senhoras e aos senhores médicos presentes; às senhoras e aos senhores representantes de vendas de produtos para ostomizados, também fazendo uma saudação especial à Srª Márcia Patrícia de Araújo, Presidente da Associação Brasileira dos Ostomizados, e registrando a presença do Deputado Otavio Leite, Líder da Minoria no Congresso Nacional.

            Senhoras e senhores, quero registrar que ouvi todo o pronunciamento do Senador Flávio Arns. O Senador Flávio Arns fez um pronunciamento em que aborda praticamente todas as questões dos ostomizados, e nessa abordagem ele faz uma referência tanto à evolução que tivemos no material usado pelos ostomizados, quanto à evolução relacionada aos direitos dos ostomizados; a evolução que tivemos na inclusão - digo, assim mesmo, a palavra pode ser forte - na inclusão dos ostomizados no ambiente familiar, no ambiente social.

            Realmente, Senador Flávio Arns, V. Exª faz com que eu ocupe a tribuna neste momento para reconhecer, no seu pronunciamento, a plenitude de tudo que poderíamos falar sobre esse assunto, que é extremamente importante, visto que envolve mais de duzentos mil brasileiros e brasileiras, independentemente de classe social, independentemente de idade, o que foi muito bem citado por V. Exª.

            Como disse o Senador Flávio Arns, há trinta ou quarenta anos - e posso falar muito bem sobre há trinta e cinco anos, pois trabalhei, morei três anos dentro de um hospital público no Rio de Janeiro -, víamos que os ostomizados eram, em um percentual extremamente significativo, pessoas já acima dos 50, 55, 60 anos de idade. E hoje vemos muitos jovens; jovens que vão viver a sua vida na condição de ostomizados.

            Atualmente, percebemos o mérito da própria sociedade, com o trabalho que as instituições ligadas aos ostomizados vêm fazendo - e aqui quero prestar uma grande homenagem, a nossa homenagem àqueles que estão às vistas de todos nós e àqueles que fazem o seu trabalho de maneira anônima -, porque são as senhoras e os senhores os grandes responsáveis pela maneira com que as pessoas ostomizadas se sentem hoje e como nós, que convivemos numa sociedade diante dessa questão, conseguimos enfrentá-la sem nenhum tipo de discriminação.

            Na questão psicológica, acredito que aí esteja a necessidade do grande apoio que essas pessoas precisam. Precisamos ter programas, programas de governo, seja em nível federal, estadual ou municipal. Precisamos ter a conscientização de toda a equipe de saúde que trata dessas pessoas, que acompanha essas pessoas; a conscientização de que cada um que pertence à família ou que convive com o ostomizado tem o dever, tem a obrigação não só de acompanhar aquele seu ente querido, mas saber levar o mesmo amor, o mesmo carinho, a mesma segurança, a mesma autoestima para um outro cidadão qualquer que não pertença ao seu meio familiar ou de amizade.

            Então, Sr. Presidente, Senador Flávio Arns, eu quero parabenizar V. Exª pela grande iniciativa de fazer marcar aqui, em nossa Casa, no Senado Federal, a homenagem ao Dia Nacional dos Ostomizados, que foi no dia 16, mas que a data de hoje foi a escolhida porque não temos sessão deliberativa nos dias de segunda-feira e, para marcar a profundidade da intenção do Senador Flávio Arns, esta sessão, que hoje é uma sessão normal do Senado, deliberativa do Senado, em seu expediente inicial, nós estamos dedicando ao Dia Nacional dos Ostomizados.

            Então, Sr. Presidente, parabenizo V. Exª e quero que o pronunciamento que V. Exª fez hoje, aqui nesta Casa, seja o marco para tudo o que já foi feito pelos ostomizados e para tudo o que ainda possa ser feito pelos ostomizados.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 7/17/245:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2009 - Página 59555