Discurso durante a 257ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos à homenagem recebida por S.Exa, na semana passada, da população de Santarém, representada pela Câmara de Vereadores, com a outorga do título de Cidadão de Santarém. Registro da conclusão da construção da Universidade Federal do Oeste do Pará, resultado de projeto do orador. Voto de aplauso à Escola Santa Clara e ao São Raimundo Esporte Clube. Homenagem aos alunos de Santarém que receberam medalha de ouro na primeira Olimpíada Nacional de História.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Agradecimentos à homenagem recebida por S.Exa, na semana passada, da população de Santarém, representada pela Câmara de Vereadores, com a outorga do título de Cidadão de Santarém. Registro da conclusão da construção da Universidade Federal do Oeste do Pará, resultado de projeto do orador. Voto de aplauso à Escola Santa Clara e ao São Raimundo Esporte Clube. Homenagem aos alunos de Santarém que receberam medalha de ouro na primeira Olimpíada Nacional de História.
Aparteantes
João Pedro.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2009 - Página 73149
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), CONCESSÃO, ORADOR, TITULO, CIDADÃO, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • HOMENAGEM, MUNICIPIO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), DEFESA, CAPACIDADE, PROGRESSO, REGIÃO, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, VIABILIDADE, TRANSPORTE, INDUSTRIALIZAÇÃO, SOJA.
  • BALANÇO, PROJETO DE LEI, ORADOR, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, REGIÃO OESTE, ESTADO DO PARA (PA), INSTALAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE).
  • ELOGIO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PROFESSOR, ALUNO, MUNICIPIO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), RECEBIMENTO, MEDALHA, OLIMPIADAS, HISTORIA, ATUAÇÃO, TIME, FUTEBOL, CAMPEONATO NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, agradeço a V. Exª por ter permutado com este Senador a vez de inscrição para uso da tribuna.

            Venho aqui hoje, não para fazer um discurso de final deste ano de trabalho de 2009, porque estarei aqui ainda semana próxima. Estou dependendo apenas de conseguir vaga para poder vir de Belém a Brasília, na segunda-feira, e retornar a Belém, na terça-feira. Mas acredito que haverá vaga para que eu possa estar aqui trabalhando.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Peça lá à Governadora, porque ela facilita.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Aí, tenho certeza que eu não viria.

            Mas venho, hoje, à tribuna, Senador Mão Santa, para agradecer a homenagem que recebi terça-feira passada, dia 15, da população de Santarém, representada pela Câmara de Vereadores.

            O belíssimo Município de Santarém, que se localiza no oeste do Estado do Pará, também é conhecida a cidade como a Pérola do Tapajós, já que é banhada pelas águas do rio com esse mesmo nome e, em sua baía, encontram-se as águas do Tapajós com o Amazonas, criando um espetáculo natural, elogiado por turistas do mundo inteiro.

            Senador Mão Santa, quem já foi a Santarém, ou já foi a Manaus, do Senador João Pedro, sabe que, lá em Santarém, o Rio Amazonas com o Rio Tapajós não se misturam, não misturam as suas águas. Há uma linha que divide a cor barrenta do Rio Amazonas da cor esverdeada do Rio Tapajós. E lá em Manaus acontece essa mesma divisão entre o Rio Amazonas e o Rio Negro, também na Cidade de Manaus. São dois espetáculos que, como eu disse, encantam a turistas do mundo inteiro.

            Em Santarém também, temos lá a Vila de Alter do Chão, que já foi considerada e recebeu o título de uma das mais belas, senão a mais bela, praia do Brasil, pelo jornal inglês The Guardian. É conhecida, Senador João Pedro, como o nosso Caribe amazônico, e que também enche de orgulho aos santarenos e a todos os paraense.

            Mas, como eu disse no início, quero aqui fazer um agradecimento pela homenagem que recebi. Homenagem que me foi prestada ao me ser concedido o título de Cidadão Santareno pela unanimidade da Câmara de Vereadores daquela cidade.

            Evidentemente que desde que assumi o mandato de Senador pelo Estado do Pará, nada mais faço aqui, no Senado Federal, do que a minha obrigação, e o faço com muito orgulho e muita dedicação por defender os interesses do meu Estado, o Pará, e do meu País, o Brasil, no Congresso Nacional, no Senado Federal.

            E, defendendo o Estado do Pará, eu não poderia deixar de defender o oeste do meu Estado, próximo ao limite do Estado do Amazonas, e que tem como pólo a cidade de Santarém. Nós temos ali projetos que apresentei e que se tornaram realidade, como a instalação já concluída da Universidade Federal do Oeste do Pará, a Ufopa, projeto que apresentei em 2006, que começa a funcionar, já está instalada, está fazendo já o seu primeiro concurso para admitir docentes e agentes administrativos e estará funcionando a partir de 2010 como uma universidade média, porque ela se forma pela transferência da base da Universidade Federal do Pará nesses 18 Municípios e da base da Universidade Federal Rural da Amazônia nesses Municípios.

            Então, é uma universidade que vai iniciar com cerca de dois mil alunos.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - V. Exª me concede um aparte?

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Com muita honra, Senador João Pedro.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senador Flexa Ribeiro, primeiro quero dizer que, se V. Exª recebeu um título de uma cidade que é uma das mais importantes cidades da Amazônia, da nossa Amazônia, que é Santarém, é porque V. Exª mereceu, fez com que como homem público. Quero dar um testemunho. Muitas vezes divergimos, faz parte da democracia e da dinâmica política desta Casa, mas o título que V. Exª recebeu em Santarém é merecedor pelo esforço de V. Exª em defesa do Estado do Pará. Então, V. Exª recebe um título de uma cidade que tem opinião, uma cidade que tem, se não me engano, próximo a 400 mil habitantes. É uma referência na cultura, referência na economia, como pólo do baixo Amazonas. No futebol, o time de Santarém acaba de ganhar um título nacional, na Série D, não é isso?

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Série D.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Enfim, é uma cidade que tem uma história ali. Essa região da Amazônia é muito particular. Óbidos é o lugar onde o Rio Amazonas é mais profundo e mais estreito. Uma região muito bonita. O Município de Alenquer, com a produção de grãos; Oriximiná, no Rio Trombetas. Então, é uma região muito bonita. Juriti, Faro, Parintins, enfim, ali há um conjunto de cidades que formam a história de um povo muito bonito. Então, quero parabenizá-lo pelo título e chamar a atenção de que o título que V. Exª recebe como Cidadão de Santarém é de uma cidade que é referência por conta de sua dinâmica social, política e econômica. Ninguém pode falar de Amazônia sem falar em Santarém. V. Exª lembrou aqui dessa região da praia, Alter do Chão, com a sua festa. Tem uma festa do boto, a Festa do Çairé, que também compõe o folclore, a riqueza da nossa região. Então, V. Exª merece o título. Quero chamar a atenção porque, às vezes, já tivemos aqui duros embates políticos - V. Exª, que faz oposição à nossa querida Governadora; em Santarém, é uma Prefeita, Maria do Carmo, do PT. Mas quero dizer que isso é normal na dinâmica política e no Estado democrático. Mas V. Exª é um paraense que não faz outra coisa neste Senado senão defender os interesses públicos do povo do Pará.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Agradeço, Senador João Pedro, e incorporo as palavras generosas de V. Exª. O Amazonas e o Pará são dois Estados irmãos. Há uma atração muito grande de paraenses para o Estado, a colônia paraense no Estado do Amazonas é representativa. O Governador do Amazonas, Eduardo Braga, é paraense, nascido em Santarém.

            Esta região, que é limite com o Estado que V. Exª tão bem representa aqui no Senado Federal - Faro, Nhamundá, em frente -, é uma região que tem um futuro promissor. A conclusão da pavimentação da BR-163 é o que falta, porque já temos energia, já temos o porto. Então, precisamos ter o escoamento para que a soja do Centro-Oeste brasileiro saia por Santarém e seja industrializada pelo porto de Santarém. Então, vamos ter, sem sombra de dúvida, um crescimento que todos nós almejamos e pelo qual trabalhamos nessa querida região do Estado do Pará.

            Quero parabenizá-lo também, porque V. Exª recebeu o título de Cidadão de Parintins, que também é uma homenagem justa que o povo daquela cidade, onde tem a Festa do Boi, fez a V. Exª.

            Mas, como eu dizia, há outros projetos, sempre voltados ao interesse do desenvolvimento daquela região do oeste, porque a Ufopa vai atender 18 Municípios, como foi citado aqui pelo Senador João Pedro: Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Juriti, Monte Alegre e tantos outros.

            Apresentei, também, um projeto para a instalação de uma zona de processamento de exportação. É necessário que seja criada essa zona para que possamos verticalizar nossas riquezas e levá-las ao resto do mundo. E a base, evidentemente, na cidade pólo, é a cidade de Santarém. E vários outros projetos apresentei aqui.

            Não quero usar o tempo da tribuna para falar dos projetos que já fiz lá em Santarém pois é do conhecimento de todo o povo do Pará e daquela querida região do oeste do meu Estado.

            Quero, como eu disse, agradecer e dizer que recebi o título de Cidadão de Santarém, com muito orgulho, com muita honra, com muita alegria, mas, Senador Heráclito Fortes, com uma imensa responsabilidade, porque, como já vinha trabalhando de forma determinada pelo Estado do Pará como um todo, por Santarém e pelo oeste, no caso aqui, em especial, eu o farei agora com o compromisso de ser filho daquele Município, de ter sido adotado como filho do Município de Santarém.

            Como antecipou o Senador João Pedro, na sessão da Câmara que outorgou diplomas de honra ao mérito e títulos de cidadão, eu tive uma alegria especial que me motivou a apresentar aqui e encaminhar à Mesa, Presidente Mão Santa, dois requerimentos: um em que solicito, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado Voto de Aplauso à Escola Santa Clara, de Santarém, pela louvável participação na 1ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

            Requeiro, ademais, que o Voto de Aplauso seja levado ao conhecimento de sua diretora, a Irmã Gizelle, da Professora Daniela Planco e dos alunos Camila Luz, Diego Lima, Igor Ximenes, Rudney Ivo, Daiane Souza, Ana Paula Lemos, Ana Paula Monteiro, Samara Stagliotto, Alfredo William, Sissi Vinhote, João Vitor Marques e Heverson Veras.

            (Interrupção do som.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Esse Voto de Aplauso, Senador João Pedro, eu tomei conhecimento na sessão que homenageou também com o título de Honra ao Mérito a Escola Santa Clara, cujos alunos saíram de Santarém e foram disputar em Campinas, no Estado de São Paulo, a primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil. E sabe o que aconteceu, Senador João Pedro? Voltaram com a medalha de ouro, a melhor equipe do Brasil na Olimpíada Nacional de História do Brasil. Lá do interior do Pará, lá da Amazônia, lá de Santarém saem alunos que, disputando em nível nacional, retornam para a sua terra com a medalha de ouro.

            Outro requerimento que apresento à Mesa também: requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado Voto de Aplauso ao São Raimundo Esporte Clube, pela conquista do Campeonato Brasileiro da Série D.

            Requeiro, ademais, que o Voto de Aplauso seja levado ao conhecimento de seus jogadores, da comissão técnica, de sua diretoria, na pessoa de seu Presidente, Rosinaldo do Vale, e da sua torcida, na figura de seu torcedor histórico, o professor Antonio dos Santos Pereira.

            Senador Mão Santa, quando foi criada a Série D pela CBF, o São Raimundo, lá de Santarém, foi escolhido como representante do nosso Estado do Pará. Na Série D, a CBF não banca...

            (Interrupção do som.)

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - ...as despesas de locomoção e hospedagem das equipes. Mesmo assim, com todas as dificuldades, com muita garra e determinação, os atletas do São Raimundo disputaram a Série D e se tornaram campeões brasileiros desta Série. Então, vão estar inscritos nos anais do esporte brasileiro.

            Eu quero dizer que é pelo esporte, é pela educação, é pela cultura, porque, na sessão, também se apresentou a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca. O Maestro Wilson Fonseca, para quem não conhece, é uma figura das artes musicais da maior importância, eu diria, nacional e internacional. E é conhecido como maestro Isoca.

            (Interrupção do som.)

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Presidente, tenho certeza absoluta de que esses jovens santarenos, brilhantes, que souberam, tanto na educação, quanto na cultura, quanto no esporte, divulgar e elevar o nome do Pará, como um todo, no oeste do Pará e em especial de Santarém, estarão preparados, para, no futuro, substituírem essa geração que hoje está no comando do Estado do Pará, em todos os setores: político, empresarial e em todos os segmentos profissionais.

            Mas quero, ao encerrar, fazer aqui, de público, pela TV Senado... (Interrupção do som.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Um minuto, não é? O Pai Nosso...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Reafirmar, Senador Mão Santa, o meu agradecimento a todos os Vereadores da Câmara de Santarém.

            Vou nominá-los em ordem alfabética. Vereadores Bruno Pará, Carlos Jaime, Emir Aguiar, Erasmo Maia, Evaldo Costa, Gerlande Castro, Henderson Pinto, Jaílson da Costa, José Maria Tapajós, Marcela Tolentino, Maurício Corrêa, Nélio Aguiar, Reginaldo Campos e Valdir Matias Júnior. Todos os títulos foram aprovados, por unanimidade, no plenário da Câmara de Vereadores.

            Quero também cumprimentar todos aqueles que foram homenageados nesta sessão, tanto com o título de honra ao mérito, como com o título de Cidadão de Santarém.

            Por fim, um agradecimento especial ao Vereador Jailson do Mojuí, que foi o autor do projeto que me outorgou o título de Cidadão de Santarém, e ao Deputado Alexandre Von, companheiro do PSDB, batalhador pela causa do oeste do Pará, que nos acompanhou em todo o tempo que lá estivemos em rápida passagem, uma vez que tínhamos que voltar a Brasília ainda na terça-feira.

            Lamentavelmente, a única conexão que conseguimos para chegar a Brasília foi via Manaus. Tivemos que sair de Santarém para Manaus e de Manaus para Brasília, pois queríamos aqui participar da votação que permitiria, ou permitiu, a entrada da Venezuela no Mercosul. Sempre me posicionei de forma contrária a essa inclusão, mas, lamentavelmente, quando aqui cheguei, já tinha sido encerrada a votação.

            Eu quero agradecer à imprensa de Santarém, que nos acolhe todas as vezes que lá chegamos, pela cobertura que deu à sessão da Câmara e, em especial, à homenagem que recebi.

            Quero dizer e reafirmar o meu compromisso como Senador a trabalhar por todo o Estado do Pará e, agora de forma mais comprometida, como filho de Santarém, pelo oeste e pelo Município de Santarém.

            Senador Mão Santa, eu voltarei à tribuna na segunda ou terça-feira para fazer aqui os meus agradecimentos, como V. Exª bem o fez, quero parabenizá-lo e a toda a equipe do Senado que nos atende durante todo o ano, de forma competente.

            Quero desejar um Feliz Natal, um ano de 2010 de muita saúde, paz e realizações.

            Vou ler o material que V. Exª me encaminhou e fazer uma referência no pronunciamento de terça-feira, material que diz: Mão Santa não é propriamente anti-Lula, mas anti-PT. E aí faz merecidas homenagens e reconhecida popularidade de V. Exª em todo o território nacional.

            Eu agradeço o tempo e a permuta que V. Exª fez com este orador.


Modelo1 5/10/2412:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2009 - Página 73149