Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a homilia proferida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes no encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. RELIGIÃO.:
  • Destaque para a homilia proferida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes no encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2010 - Página 23312
Assunto
Outros > HOMENAGEM. RELIGIÃO.
Indexação
  • ELOGIO, CONGRESSO EUCARISTICO, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PARTICIPAÇÃO, CARDEAL, REPRESENTANTE, PAPA, INFORMAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, CINQUENTENARIO, LEITURA, TRECHO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIDADE RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, REGISTRO, ANAIS DO SENADO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Mão Santa, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, venho à tribuna referir-me a evento de caráter religioso muito importante que acaba de ocorrer em Brasília. Trata-se do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre 13 e 16 de maio corrente.

            Devo mencionar que o Congresso Eucarístico teve enorme repercussão, não somente em Brasília, mas em todo o País. Gostaria de, em rápidas palavras, mencionar a presença entre nós do Cardeal Cláudio Hummes, que representou Sua Santidade o Papa Bento XVI no XVI Congresso Eucarístico Nacional a que estou me referindo. Como se sabe, Dom Cláudio Hummes é brasileiro, do Rio Grande do Sul, e hoje é prefeito da Confederação do Clero, alto cargo na Santa Sé.

            Desejo, Sr. Presidente, dizer que nossas Casas - Câmara dos Deputados e Senado Federal -, em sessão solene, dia 14 último, celebraram o Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília e o XVI Congresso Eucarístico Nacional.

            O XVI Congresso Eucarístico Nacional, organizado por Sua Excelência Reverendíssima Dom João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília, expressou, mais uma vez, conforme vem pregando Sua Santidade o Papa, que a eucaristia é fonte e centro da vida da Igreja e de cada cristão.

Concomitantemente ao congresso, [disse Dom Cláudio Hummes em sua homilia de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional] esta bela e moderna cidade de Brasília, capital do País, celebra seus cinquenta anos de fundação e a arquidiocese de Brasília, seus cinquenta anos de criação. Todos nós, aqui reunidos, queremos dar à cidade de Brasília e à Arquidiocese nossos mais calorosos cumprimentos e augurar-lhes as melhores benções de Deus.

Com o congresso eucarístico, Brasília se transformará em altar, junto ao qual o povo católico brasileiro se reúne nestes dias e celebra a sua fé. A partir deste altar, Jesus Eucarístico resplende e ilumina o Brasil inteiro, até os rincões mais distantes, convidando todos a sentarem-se à sua mesa, onde Ele, Jesus Cristo, se nos dá como Pão da Vida. Ele mesmo é o Pão da Unidade dos discípulos e missionários. A este convite é, sem dúvida, sensível a maioria da população brasileira, o mais numeroso povo católico do mundo De fato, o bem maior que os colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil foi a fé católica, que se encarnou em nossa cultura e em nossa história”.

 [...]

Por fim, convido a todos, irmãos e irmãs, a fazer deste congresso um intenso acontecimento eucarístico. Faça cada um sua parte [...].

E aos católicos de Norte a Sul do Brasil convido a participar deste congresso também a distância, unindo-se conosco aqui através da oração e da reflexão seja em particular, seja na família, seja nas celebrações de sua comunidade local. Todos nós queremos nestes dias renovar nossa adesão a Jesus Cristo. Sabemos que muito nos ajudaria se, para isso, fizéssemos um encontro forte e pessoal com Cristo, seja por uma boa confissão, seja participando da Santa Missa, seja na adoração eucarística fora da Missa, seja na leitura orante do Evangelho, seja na solidariedade para com os pobres. Devemos ser mais profundamente discípulos dele, para então sermos mais missionários.

E agora, irmãos e irmãs, continuemos nossa Eucaristia com grande amor e devoção, com cantos de louvor e com a certeza de que Deus nos ama e não nos quer perder. Amém.

            No discurso de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, Dom Cláudio Hummes também se manifestou a respeito da importância do evento. Disse ele:

Nestes dias, ao participar da Eucaristia e da adoração eucarística, de modo mais intenso, pedimos a Cristo que desenvolvesse, em cada um de nós, a consciência de sermos seus discípulos para sermos também seus missionários.De fato, a Eucaristia é força do discípulo e nossa atuação na sociedade humana.

O Papa Bento XVI lembra-nos, então, que a Eucaristia tem tudo a ver com o domingo, o Dia do Senhor, e que os fiéis, portanto, não deixem de participar fervorosamente da Missa aos domingos. Realmente, no centro do domingo está sempre a Santa Missa, a eucaristia. Um domingo sem Missa não é um domingo completo. É preciso renovar nos fiéis a consciência da observância deste dia santificado, que inclui a participação na Missa.

 

            Ao concluir, Sr. Presidente, peço a V. Exª que autorize sejam publicadas na íntegra as Homilias do Cardeal Dom Cláudio Hummes, nas Missas dos dias 13 e 16 de maio, como representante do Papa Bento XVI no XVI Congresso Eucarístico Nacional, para que constem dos Anais do Senado Federal. 

 

****************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCO MACIEL EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Homilia do Cardeal Cláudio Hummes na Missa de Abertura do XVI Congresso eucarístico Nacional


Modelo1 4/30/2412:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2010 - Página 23312