Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da tramitação do projeto Ficha Limpa.

Autor
Antonio Carlos Júnior (DEM - Democratas/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Considerações acerca da tramitação do projeto Ficha Limpa.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2010 - Página 21784
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • APOIO, PROPOSTA, BANCADA, OPOSIÇÃO, REFERENCIA, REGIME DE URGENCIA, PROJETO DE LEI, INELEGIBILIDADE, REU, CORRUPÇÃO, IMPORTANCIA, ATENDIMENTO, INICIATIVA, AÇÃO POPULAR, ANTERIORIDADE, EXAME, REGULAMENTAÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, PREVISÃO, LIBERAÇÃO, PAUTA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), MOTIVO, ACORDO.

            O SR. ANTONIO CARLOS JÚNIOR (DEM - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria aqui apoiar a proposta dos partidos de Oposição - do Democratas, do PSDB -, feita aqui pelo Senador Arthur Virgílio com uma questão de ordem, no sentido de abrirmos a sessão extraordinária e votarmos, em regime de urgência, o projeto Ficha Limpa. É um anseio da sociedade, é um projeto de origem popular que se transformou aqui na Casa num projeto de lei e que é importante para a sociedade brasileira.

            Como há consenso na Casa, eu acho que é importante que nós atendamos ao clamor popular e votemos esse projeto com a máxima urgência, se possível amanhã, desde que antes votemos as quatro medidas provisórias que estão trancando a pauta - dois créditos, o salário mínimo e o reajuste dos aposentados -, que têm que ser votadas antes. Não haverá nenhum óbice regimental, já que há acordo de procedimentos para a votação. Em relação a um dos projetos de créditos, deveremos votar contrariamente, mas isso não impedirá que os quatro sejam votados, e, portanto, que a pauta seja desobstruída.

            Já que os projetos do pré-sal exigem mais discussão, mais debates, é importante que votemos imediatamente, com a urgência máxima, após as medidas provisórias, o projeto Ficha Limpa, dentro da proposta feita pelo Senador Arthur Virgílio, em nome dos partidos de Oposição. Quero dar o meu apoio à proposta, e eu acho que é fundamental, para que a sociedade brasileira confie nesta Casa, que nós mostremos que, realmente, os anseios populares são transmitidos para cá, e nós reverberamos esses anseios populares.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2010 - Página 21784