Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indagação à Mesa sobre o Projeto de Lei da Câmara 4, de 2005. Voto de pesar pelo falecimento do médico Petrúcio Pereira Magalhães.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Indagação à Mesa sobre o Projeto de Lei da Câmara 4, de 2005. Voto de pesar pelo falecimento do médico Petrúcio Pereira Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2010 - Página 35156
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, NECESSIDADE, REPETIÇÃO, VOTAÇÃO, SENADO, PROJETO DE LEI, ORIGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS, QUESTIONAMENTO, TRAMITAÇÃO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, JORNALISTA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, MELHORIA, SETOR, SAUDE.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu já havia acertado com a Drª Cláudia Lyra a leitura de um empréstimo para Minas Gerais, fundamental para o desenvolvimento econômico daquele Estado.

            Ao mesmo tempo, Sr. Presidente, eu trago à Mesa uma pequena questão fácil de resolver.

            Eu havia, no discurso, requerido a publicação na íntegra de determinado texto, mas acabei discorrendo sobre o texto - peço, então, a retirada - sem que seja necessário se manter a exigência da publicação na íntegra.

            E uma pergunta para a Mesa é que ontem nós aprovamos... É até um fato interessante do ponto de vista regimental. Aprovamos aqui, ontem, por acordo de Líderes, o PLC nº 04, de 2005. E o processado chegou cinco minutos após, da Comissão de Assuntos Sociais.

            A minha pergunta é se nós teremos de repetir todo o processo de votação no esforço concentrado próximo ou se é possível a Mesa acatar como aprovado um projeto, que, no substitutivo, recebeu o apoio dos Líderes e foi aprovado aqui sem contestação de qualquer dos Senadores presentes.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Quero esclarecer a V. Exª que nós não chegamos a votar esta matéria, porque ela não chegou à Mesa, e estava nas Comissões, de onde não saiu ainda com os devidos pareceres.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Então, ela será um dos itens...

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Figurará nas próximas agendas.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Presidente, requeiro finalmente voto de pesar pelo falecimento, no dia 5 de fevereiro de 2010, em Manaus, do médico e jornalista Dr. Petrúcio Pereira Magalhães.

            Nos termos do art. 218, do Regimento Interno, peço inserção em Ata desse voto de pesar e explico à Casa rapidamente quem foi esse benemérito cultor da Medicina.

            Petrúcio Pereira Magalhães, médico e jornalista, faleceu no dia 5 de fevereiro de 2010, aos 68 anos, no exercício do cargo de Diretor Institucional das Unimeds Norte-Nordeste. Ele se formou em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, em 1971. Fez residência médica em Anestesiologia no Hospital Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, em 1972, pós-graduando-se em Administração Hospitalar pela PUC-RJ, também em 1972. Fez outra pós-graduação, desta feita em Medicina Esportiva, pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, em 1976, onde exerceu vários cargos, até assumir a chefia do serviço médico do Colégio Militar de Manaus. Petrúcio se tornou amazonense de coração. Foi diretor clínico do Hospital Unimed Manaus, diretor de Assistência à Saúde da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), diretor clínico da Maternidade Brigita Daou e Consultor e Diretor de Saúde Metropolitano da Secretaria Municipal de Saúde.

            Além do mais, cooperativista convicto - paixão que passou ao filho Petrúcio Pereira de Magalhães Junior, atual Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (OCB/Sescoop-AM) - foi Vice-Presidente da Federação das Unimeds Norte/Nordeste, membro do Conselho Deliberativo da Aliança Cooperativista Nacional Unimed e do Conselho de Administração da Unimed do Brasil, diretor administrativo da Unimed-Manaus, fundador e presidente da Federação das Unimeds da Amazônia Ocidental, da Cooperativa de Consumo dos Cooperados e Funcionários da Unimed-Manaus, fundador da Cooperativa de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas (Coopego-AM), fundador e membro do Conselho de Administração da Unicred-Manaus, fundador e presidente da Central das Cooperativas de Crédito (Unicred) da Amazônia Ocidental e membro do Conselho Executivo da Federação das Unimeds do Norte/Nordeste.

            Pela contribuição que deu em seu setor de atividade, principalmente no Amazonas e nas Regiões Norte e Nordeste, imagino, suponho que ele faz jus à homenagem póstuma que ora requeiro à Casa, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2010 - Página 35156