Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita de S.Exa. a algumas obras concluídas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Piauí; e outros assuntos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da visita de S.Exa. a algumas obras concluídas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Piauí; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2011 - Página 11110
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, OBRA PUBLICA, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), ESTADO DO PIAUI (PI), ESPECIFICAÇÃO, BARRAGEM, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, PRONTO SOCORRO.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, SUBCOMISSÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador João Vicente, Srªs e Srs. Parlamentares, povo do Piauí e do Brasil, eu serei breve na minha fala, mas queria registrar que, neste último final de semana eu tive oportunidade de visitar, no meu Estado, algumas regiões, além de tratar, em algum momento, da reforma política, de alguns temas que são de interesse nacional, e tive oportunidade de visitar também algumas obras importantes, obras do Programa de Aceleração do Crescimento concluídas. Estive, com o Governador Wilson Martins e com outras lideranças, com o Presidente da Assembléia, Deputado Temístocles Sampaio, lá na região de Paulistana, para visitar a obra da barragem de Poço de Marruás, uma obra feita pelo Programa de Aceleração do Crescimento.

            Fiz questão de ir lá por uma razão simples. No começo do meu governo, ainda como Governador, em 2003, essa obra tinha sido licitada e tomamos a decisão de retomá-la. E foi graças à inclusão no PAC, pelo Presidente Lula, que conseguimos concluí-la.

            Enfrentamos, naquela época, Senador João Vicente, uma oposição que fez, inclusive, denúncias ao Tribunal de Contas da União dizendo que não tinha água ali para encher aquela barragem. Agora, tive a felicidade de visitar a obra, que foi concluída no ano passado, em 2010, sangrando. Depois da barragem de Boa Esperança, é o segundo maior reservatório de água no Piauí, 293 milhões de metros cúbicos, uma bela obra, no semiárido, numa região que não tinha alternativa para abastecer cidades como Patos, Caridade, Jacobina, Simões, Curral Novo, para citar aqui cidades beneficiadas com aquela obra, uma obra que está ao lado da ferrovia Transnordestina, também em obras. Vinda lá do porto de Pecem, do porto de Suape, no entroncamento de Salgueiro, em Pernambuco, em direção a Eliseu Martins, passa exatamente nessa região de Simões, Caridade, Curral Novo, ali entre a cidade de Jacobina e a cidade de Paulistana. Um gigantesco canteiro de obras, com milhares de pessoas trabalhando, até a cidade de Eliseu Martins.

            Temos que resolver, Senador João Vicente, um problema ali entre as cidades de Conceição do Canindé, São Francisco de Assis, Bela Vista, Simplício Mendes, Paes Landim, São Miguel do Fidalgo, até Ribeira do Piauí, trecho, de mais ou menos oitenta quilômetros, sobre o qual a Justiça tomou a decisão de que a indenização da área tem que ser assunto da Justiça Federal, não da Justiça Comum, como acertaram em todas as outras comarcas.

            Então, creio que a solução tem que acontecer agora até o mês de maio para podermos ter toda a obra em andamento, cumprir o cronograma, para termos, até o ano de 2012, a Presidente Dilma inaugurando essa bela obra para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil.

            Ali, vi a BR-407, que era um bagaço de estrada, também pronta. Não só foi feita a reconstrução, como foi toda ela recapeada. A BR-020, a 316, também na mesma região, também pronta. De lá, tive a possibilidade de viajar para a região de São João do Piauí, São Raimundo Nonato, vendo também várias cidades com cem por cento de energia elétrica, faltando muito pouco para terminar outras que estamos cobrando para terminar este ano.

            Anda hoje, recebi, aqui, Senador João Vicente, o seu correligionário - sei que V. Exª viaja muito lá para Regeneração também -, o Prefeito de Regeneração, colocando lá a presença do Luz para Todos praticamente em todas as comunidades.

            Na cidade de São João do Piauí, visitamos uma outra obra, que é um linhão que também traz energia, reforço de carga elétrica, para aquela região, que vai dar suporte ao programa Luz para Todos.

            Visitei a obra da BR-020, da construtora Sucesso, que faz lá, com um contingente humano muito grande, essa obra que liga a região da serra da Capivara, de São Raimundo Nonato, à Bahia, saindo em Campo Alegre de Lourdes, lá na Bahia, passando em frente ao Cefet, ao instituto federal, também já em funcionamento, assim como o de Paulistana e o de São João do Piauí, onde já foi resolvida a situação do terreno.

            Ou seja, pudemos acompanhar a obra de Penitenciária, a obra do Samu, obra relacionada às Unidades de Pronto Atendimento, um conjunto de obras importantes que muito nos alegram.

            Enfim, estive conversando com o Governador Wilson Martins para que a gente trate da liberação de cerca de R$150 milhões, relativos a créditos do Estado com a União, para a retomada de um conjunto de outras obras em parceria com o Governo do Estado, como a estrada que vai de Itaueiras em direção a São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde, outros trechos para Bonfim, em direção a Várzea Grande, Várzea Branca, até a cidade de Anísio de Abreu, outros trechos em diversas regiões do Estado, o trecho de Oeiras a Simplício Mendes, o trecho relacionado aí a José de Freitas até Cabeceiras, e esse recurso é essencial para retomar não só essa obra de rodovias, mas um conjunto de outras obras, como de campo de futebol, de quadras poliesportivas, universidade aberta, unidades básicas de saúde, enfim, que são essenciais para o desenvolvimento e a qualidade de vida no nosso Estado. E eu quero, assim, dizer da alegria de poder viajar pelo meu Estado e ver um conjunto de ações ou que estão em andamento, gerando emprego, ou que foram concluídas, e cobrar para que tenhamos agilidade. Amanhã, vamos estar com a Ministra Izabella, do Ministério do Meio Ambiente, com o Secretário do Tesouro e a Caixa Econômica Federal, para que tenhamos a liberação desses recursos que são essenciais para a retomada de todas essas obras.

            Eu queria, por fim, registrar aqui também, Senador Amorim, a alegria de hoje termos dado um passo importante na Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste, oportunidade em que, com o apoio de V. Exª, que trabalha com toda a dedicação pelo Nordeste, pelo Estado de Sergipe, e que ali apresentou, inclusive, importantes requerimentos, para que tivéssemos as condições de dar continuidade a esse trabalho. Eu quero aqui agradecer-lhe e dizer do nosso trabalho para o desenvolvimento do Piauí e, junto com o Piauí, o desenvolvimento do Nordeste. Não queremos ser uma ilha de desenvolvimento. Acreditamos na necessidade de desenvolvimento do Brasil, mas desenvolver essa região de grande potencial, que é a região nordestina.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/8/248:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2011 - Página 11110